COLEÇÃO DE FIGURAS DE TINTIM FINALMENTE NO BRASIL

Todos os detalhes do lançamento da Planeta DeAgostini

ÁLBUNS DE TINTIM EM PRETO-E-BRANCO CHEGAM AO BRASIL

Globo Livros lança réplicas das versões originais de Tintim

ESCUTE AQUI!

Série inédita baseada em "O Lótus Azul" é transmitida no rádio

PELA PRIMEIRA VEZ EM CORES

Veja a capa da nova edição de "No País dos Sovietes"

AS ATADURAS DE TINTIN

Infográfico reúne todas as pancadas que Tintim já levou

TPT ENTREVISTA ISAAC BARDAVID

Assista o bate-papo com o dublador do Capitão Haddock

TPT ENTREVISTA O PRIMEIRO TINTIM DO CINEMA

Jean-Pierre Talbot fala tudo sobre os únicos filmes de Tintim com atores reais

70 ANOS DO JOURNAL TINTIN

Publicações e eventos marcam o aniversário da revista

TPT ENTREVISTA O DUBLADOR DE TINTIM

Oberdan Jr conversa com o blog em vídeo de duas partes. Confira!

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Rapidinhas: velhas e boas novas


:: O site da revista Empire publicou uma lista onde aparecem as '30 histórias em quadrinhos que você deve ler'. A proposta não é fazer um "top 30", listando os títulos por alguma ordem particular, mas sim apresentar aos novatos no mundo dos quadrinhos a origem de personagens e histórias que têm alguma ligação com o cinema. Como não poderia deixar de ser, "As Aventuras de Tintim" figura entre os indicados, na frente de obras como "Asterix & Obelix" e "Locke & Key". A lista inclui também as graphic novels "Sandman", "Persépolis", "Scott Pilgrim", "The Walking Dead", "Watchemen", "" e "Hell Boy". A obra de Hergé figura no 25º lugar.

:: O Facebook oficial de Tintim divulgou fotos da exposição "Tintin, Hergé et les Trains", sobre os trens que aparecem nas aventuras do personagem. A exposição está sendo realizada no Museu Hergé, e marca os 175 anos da SNCB (Companhia Nacional de Ferrovias da Bélgica). Estão à mostra desde o dia 13 de outubro réplicas de trens, arquivos e objetos do acervo das estradas de ferro belgas, assim como desenhos de Hergé, que retratam suas inspirações para a criação dos álbuns. Até fevereiro, os visitantes da exposição também podem ver os folhetos ilustrados pelo próprio criador de Tintim para a SNCB na década de 1930. Veja as imagens clicando aqui.

:: Há alguns meses, o ator Simon Pegg, que interpreta o detetive Dupont (Thompson) no longa de Steven Spielberg, admitiu que a decisão de recusar um papel em "Bastardos Inglórios", de Quentin Tarantino, foi "agonizante". Na ocasião, o ator ficou de frente com um dilema profissional: escolher entre o papel de Archie Ltd Hicox no filme de ou dar vida a um dos famosos detetives de Tintim. Será que ele fez a melhor escolha?

:: Também no Facebook de Tintim, foram disponibilizadas fotos da exposição "Tintin at Sea", realizada em 2007 no Museu Marítimo Nacional de Estocolmo. As imagens mostram réplicas de objetos e cenários presentes nos álbuns, inclusive o submarino-tubarão do Professor Girassol e a popa do navio Licorne. Vale a pena ver as belas fotos, que estão disponíveis neste link.

Exposição "Tintin at Sea" - Estocolmo, 2007.

:: O ator Cary Elwes, que mais recentemente estrelou a última parte da franquia "Jogos Mortais", esclareceu uma questão a respeito do trabalho dos atores no filme de Tintim. Um tanto irritado pela forma como o elenco está sendo descrito, Elwes desabafou ao site ITN: "Por alguma razão as pessoas têm escrito que eu sou apenas a voz. Não é apenas a voz, eu estou interpretando um papel... As pessoas continuam pensando apenas que captura de movimento é apenas voz e mímica, mas não é. Você tem que interpretar essas ações". O ator também elogiou o trabalho de Andy Serkis e Jamie Bell, que interpretam os protagonistas do longa, e concluiu: "Esses caras não fizeram apenas vozes".

:: Em 2011, o serviço de correios da Bélgica lançará, em parceria com a Moulinsart, novos selos dedicados a Tintim. Serão 10 imagens que celebrarão as versões de Tintim para cinema e TV - mas não incluirão, pelo menos a princípio, fotos do filme de Spielberg. Disponíveis a partir de agosto de 2011, os selos poderão ser comprados pelo site da Belgian Post Office. Veja abaixo uma imagem com todos os selos da coleção (clique para ampliar).


:: Começa em dezembro a publicação de uma nova aventura de Tintim, conforme pedido pelos leitores através de enquete. Inédita em português, e totalmente recolorida, a história é mais curta que os álbuns tradicionais do personagem, podendo ser vista apenas no Fórum Tintim por Tintim. Para que você não perca nada, uma postagem do blog será atualizada a cada nova página. Você não perde por esperar!

:: Falando nisso: os membros do fórum estão tendo a oportunidade de ler duas aventuras raríssimas do personagem: os álbuns "O Lago dos Tubarões" e "O Mistério do Tosão de Ouro" começaram a ser publicados por usuários do fórum, que prometem páginas diárias. Para ter acesso aos links para download, é preciso ser um membro registrado do fórum TPT. Então, o que está esperando? Clique aqui e participe.

:: Ah, não posso esquecer: Ainda em dezembro, o blog Tintim por Tintim trará uma novidade muito especial para os fãs da série de TV. Se você curte a dublagem brasileira, com certeza vai gostar do que vem por aí!
Compartilhe:

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Enquete encerrada - e uma notícia não muito boa...

Na noite desde domingo foi encerrada a enquete que serviria para escolher o tema de nosso próximo especial. Como pode ver na barra à direita, a opção "Uma nova aventura em quadrinhos" ganhou de lavada, com 68% dos votos (79 de um total de 116). A segunda opção mais votada foi o especial sobre "Os disfarces dos Dupondt" (17 votos, 14%), que só deve ficar para o ano que vem. Com apenas um voto a menos (16, ou 13%), "Tintim e a Publicidade" também fica para 2011, bem como o especial sobre o Professor Girassol, que somou apenas 4 votos (3%).

A vitória de "Uma nova aventura em quadrinhos" prova que os tintinófilos sentem saudades dos tempos de "Tintim e a Alfa-Arte". Para estes, uma boa notícia: uma versão em PDF do pastiche de Yves Rodier será disponibilizada com exclusividade para os usuários do Fórum Tintim por Tintim em dezembro. Se ainda não é membro, aproveite para se cadastrar.

A notícia não muito boa tem a ver com a nova aventura de Tintim. Infelizmente, ela não poderá ser publicada aqui no blog. Por quê? Quem me acompanha no Twitter deve ter ficado sabendo que minha conta no Youtube foi excluída. Mas o ponto em questão é que ela foi excluída a mando da sociedade detentora dos direitos autorais de Tintim, cujo nome nem preciso citar. Isso aconteceu porque eu havia publicado, meses atrás, um vídeo com a abertura da série de documentários "Sur Les Traces de Tintin", exibido na TV francesa em setembro deste ano. Por causa deste vídeo (e de duas outras advertências que havia recebido, por causa de um curta da Pixar e um trecho de "Os Simpsons", aquele que faz uma referência a Tintim), perdi cerca de 12 vídeos, incluindo a inauguração da estátua de cera de Tintim, recomendado aqui no penúltimo Fatos em Fotos, entre tantos outros...

O Youtube é do Google, assim como o Blogger, onde este site está hospedado. Se a empresa já obedeceu à monopolizadora dos direitos de Hergé uma vez, não tem porque não obedecer de novo. Como alternativa em respeito à decisão dos leitores, decidi publicar o pastiche num tópico do fórum, apesar de saber que isso pode gerar insatisfação da parte de alguns de vocês. Espero que compreendam: não posso correr o risco de perder o blog. Alguns sites e blogs sobre Tintim e Hergé já foram obrigados a mudar de nome, como devem sabem, e outros chegaram até a ser excluídos! Creio que a alternativa encontrada não será tão frustrante como seria caso o TPT chegasse ao fim...

:: Então, estamos combinados? Em dezembro, acompanhe uma nova aventura de Tintim no primeiro fórum brasileiro dedicado ao personagem.
Compartilhe:

Nova audiência sobre o caso "Tintim no Congo"

Mais um capítulo da longa e monótona história sobre a polêmica obra de Hergé. Nesta segunda-feira, 22/11, um tribunal de primeira instância da Bélgica ouviu os argumentos expostos por Bienvenu Mbutu Mondondo (foto) e o Conselho Representativo de Associações Negras (CRAN) para proibir a publicação do álbum "Tintin no Congo", que consideram racista e ofensivo em relação aos africanos.


"Não queremos que seja um julgamento contra Hergé, e sim contra uma época na qual o racismo estava ancorado nas mentalidades", declarou o advogado de um dos autores da ação, referindo-se ao período em que a atual República Democrática do Congo era uma colônia da Bélgica.

O julgamento começou em 28 de abril, depois de processo aberto por Mondondo, cidadão congolês residente na Bélgica, e o CRAN da França. Caso não consigam a proibição do álbum, os autores da ação querem, pelo menos, exigir que as novas edições tenham uma faixa advertência e um prefácio onde se explique o contexto da época. Também é exigido que o álbum passe a ser vendido na seção de livros "para adultos" das livrarias.

A editora Casterman e a Moulinsart S/A, que detém os direitos comerciais da obra de Hergé, alegaram que o caso está fora da alçada do tribunal de primeira instância. A próxima audiência está marcada para o dia 8 de dezembro.

Com informações do Diário de Notícias.

:: Comentário: É óbvio que sou fã de Tintim, mas confesso que não sentiria pena da Moulinsart se o álbum fosse realmente proibido. Não acho "Tintim no Congo" uma história racista, longe de mim, mas acho que a detentora dos direitos autorais de Hergé precisa perder pelo menos uma vez. A Justiça da Bélgica é, na grande maioria das vezes, favorável à Sociedade Moulinsart, mas nem sempre por motivos justos. O nome "Tintin" significa muito para o país, tanto histórica como economicamente falando, então seria ruim para o próprio governo prejudicar uma de suas principais marcas - se não A principal. Mas que a Moulinsart precisa perder um pouco de seu poder monopolizador, disso eu não tenho dúvidas! Afinal, eu mesmo já senti na pele sua ação impiedosa.
Compartilhe:

sábado, 20 de novembro de 2010

Fatos em Fotos: Hergé e Andy Warhol


Em 1979, quando Tintim completava 50 anos, o artista americano Andy Warhol realizou uma série de quatro retratos de Hergé. Criador da Pop Art, Warhol foi um dos artistas que se inspirou na linha clara (ligne claire), estilo de desenho desenvolvido por Hergé nos quadrinhos de Tintim.

"Hergé influenciou meu trabalho tanto quanto Disney"

Os retratos de Hergé por Andy Warhol seguem o estilo característico do artista, famoso por obras que retratam artistas como Marilyn Monroe, Lisa Minelli e John Lennon. Abaixo você confere mais fotos do encontro entre os dois gênios da arte.

“Hergé foi mais que um desenhista de histórias em quadrinhos. Ele tinha uma forte dimensão política e satírica.”
O enontro aconteceu no ano de 1977.


Em 1983, ano da morte de Hergé, Warhol voltou a homenageá-lo. Desta vez, como tributo ao criador de Tintim, o pai da pop art produziu uma serigrafia batizada como "Quatre Boîtes de Crabe Extra", em referência às latas de caranguejo que serviam para contrabando de ópio no álbum "O Caranguejo das Tenazes de Ouro". Veja:

Compartilhe:

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

'O Segredo do Licorne': Imagens em melhor qualidade

A Moulinsart divulgou no Facebook oficial de Tintim todas as imagens do filme que saíram na revista Empire de dezembro. São as mesmas que nós já vimos antes, com a diferença de que, ao invés de screens da própria revista, agora temos fotos em boa resolução. Veja abaixo se elas não causam outra impressão...

A clássica cena de Tintim e Milu. E agora completa, pessoal da cozinha...

Tintim e Barnabé. A moto do repórter foi substituída por uma bicicleta?

Tintim e Haddock no deserto. Uma bela visão panorâmica.

Os detetives Dupondt no apartamento de Aristides Silk, batedor de carteiras.

Todos os direitos reservados à Moulinsart S/A.
Compartilhe:

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Blog responde: Revista Tintin


Está de volta a seção Blog Responde, que como o nome sugere, traz a respostas às questões enviadas pelos leitores. A pergunta da vez foi enviada pelo leitor Rodrigo há alguns meses, e já respondida por e-mail. Ele queria saber a respeito da revista semanal "Tintin", que trazia várias histórias em quadrinhos e, no final, uma página dedicada ao personagem de Hergé. 1. Como foram essas publicações? 2. Que historias continham? 3. Qual foi o período de publicação? Já faz um bom tempo que enviei as respostas ao Rodrigo, mas chegou a hora de compartilhar com vocês:

Capa da primeira edição belga.
1. Após o fim do suplemento Le Petit Vingtième (por causa da Segunda Guerra Mundial), as aventuras de Tintim começaram a ser publicadas no jornal Le Soir, que era mantido pelo regime nazista. Com o fim da guerra e a derrota dos nazistas, Hergé foi acusado de colaboracionismo e ficou sem emprego, dedicando seu tempo a reproduzir suas antigas tiras para serem reeditadas em álbuns. Foi aí que Raymond Leblanc, que planejava criar a editora Lombard, convenceu Hergé a lançar uma revista semanal de Tintim, inicialmente chamada Le Journal de Tintin. Com a influência de Leblanc, considerado herói da resistência belga durante a ocupação nazista, Hergé teve sua ficha limpa perante a nação, e ambos se tornaram colaboradores.

2. Apesar do nome, nem todas as edições traziam Tintim, mas incluíam também vários outros personagens criados por quadrinistas franco-belgas, o que a fez tornar-se líder de mercado na Bélgica. Durante o período em que foi publicada, a revista trouxe obras de artistas como Edgar Pierre Jacbos ("Blake & Mortimer"), Uderzo e Goscinny ("Humpá-Pá"), Jacques Martin ("Alix"), Tibet ("Ric Hochet"), além de republicações de Hugo Pratt e Will Eisner. Em 1949, Bob de Moor se juntou ao elenco de colaboradores da revista, iniciando uma parceria que duraria por toda a vida de Hergé. Com o êxito da publicação também fora da Bélgica, Hergé viu o sucesso de sua criação aumentar na Europa (em países como a Holanda, Portugal e França) e, logo depois, no resto do mundo, incluindo também o Brasil.

Capa comemorativa dos 40 anos da revista, com a participação de vários personagens.

Capa da 1ª edição brasileira.
3. A estreia da revista na Bélgica aconteceu em 26 de setembro de 1946 e o primeiro número trazia, além de aventuras de Tintim, histórias em quadrinhos de "Blake & Mortimer", "Corentin" e "A Lenda dos quatro filhos de Aymon", além de artigos de ficção e sobre piratas. Logo em seu primeiro número o semanário vendeu 60 mil cópias em poucas horas.

Em 1º de junho de 1968 foi lançada a primeira edição portuguesa, publicada em paralelo com a edição brasileira (que durou apenas 26 volumes), distribuída pela Bruguera e editada pela Íbis em parceria com a Bertrand. O fim da edição em língua portuguesa ocorreu em 20 de outubro de 1982, enquanto na Bélgica e na França a revista só foi extinta 1988. Depois disso, os leitores belgas tiveram a oportunidade de ler uma versão da revista, que passou a ser publicada pela Yeti Presse com o título "Tintin Reporter". Mas este título durou poucos meses, até ser substituído por "Hello Bédé", em setembro do ano seguinte. Por fim, a revista voltou a ser publicada pela Lombard, e teve seu último número lançado em 1993, dez anos depois da morte de Hergé.

:: Em tempo: Clique neste link para ver detalhes da primeira edição de Le Journal de Tintin, publicado primeiramente na Bélgica com o slogan "Para jovens de 7 a 77 anos". No brasil, a icônica frase foi adaptada assim: "Para o espírito dos jovens, para os jovens de espírito".

Imagem promocional da revista.
E você, tem alguma dúvida sobre Tintim? Mande um email para contato@tintimportintim.com com sua pergunta. O blog responde!
Compartilhe:

sábado, 13 de novembro de 2010

OmeleTV discute: "Tintim: o que esperar da adaptação para os cinemas?"

O programa OmeleTV, do site de cinema Omelete, teve sua nova edição disponibilizada nesta sexta, 12 de novembro, com o tema Tintim: o que esperar da adaptação para os cinemas?. Entre outros assuntos, o programa, comandado por Erico Borgo, Carina Toledo, Marcelo Hessel e Marcelo Forlani, falou sobre as primeiras imagens do filme, sobre a tecnologia utilizada no longa e também sobre a incógnita da recepção do filme pelo público, no final de 2011. No vídeo abaixo você confere a parte do programa que mais nos interessa:


Segundo Érico Borgo, a notícia sobre as primeiras imagens de 'Tintim e o Segredo do Licorne' foi a mais lida e comentada da semana. O editor do site traz alguns questionamentos sobre a aceitação do filme pelo público, alegando que Spielberg escolheu uma tecnologia que o mercado ainda não aceitou bem. Borgo não poupa as comaparações com o trabalho de Robert Zemeckis, principalmente pelos baixos números arrecadados por seus três filmes em motion-capture, "O Expresso Polar" (The Polar Express), "A Lenda de Bewoulf (Bewoulf) e "Os Fantasmas de Scrooge" (A Christmas Carol). Olhando por este ângulo, parece assustador, e a desconfiança aumenta quando somos lembrados da falência da ImageWorks Digital, empresa de Zemeckis especializada em captura de movimentos, que será fechada após a finalização de "Mars Needs Moms!", distribuído pela Disney em 2011.

Mas o editor do Omelete é muito pragmático em suas concepções, tanto que para cada ideia vencida vem com outra pior. Por exemplo: Marcelo Forlani, membro da equipe, lembra que, diferente dos fracassos de Zemeckis, quem cuida da produção de Tintim é a Weta Digital, empresa de Peter Jackson responsável por "Avatar "e "O Senhor dos Anéis". Apesar de saber que estes foram enormes sucessos de bilheteria, Borgo já vem com outro problema: a direção de Steven Spielberg. Como assim? Ele usa a atual posição do cineasta no ranking dos diretores mais lucrativos do cinema (atrás de James Cameron, George Lucas, Christopher Nolan e até Peter Jackson) para defender um possível fracasso de Tintim, alegando também que seus últimos filmes não atraíram tanto público como esperado. Soma-se a isso o fato de a obra de Hergé não ter potencial no mercado americano. 'Mas Tintim se vende no resto do mundo', defende Marcelo Hessel. 'Mesmo assim a aposta é arriscada pela tecnologia, pelo tema...', rebate Borgo, que no final do bloco diz torcer pelo sucesso do primeiro filme, para que venham os outros dois...

:: Detalhe interessante citado por Marcelo Forlani: a infantilização de Tintim reflete uma característica clássica de Spielberg, que gosta de usar crianças em papéis centrais.

:: O que achou do programa e das opiniões dos apresentadores? Comente na página do vídeo no YouTube, no próprio Omelete, e claro, não deixe de mostrar sua voz aqui no blog.

:: P.S.: O Omelete utilizou a imagem do banner do TPT para ilustrar o anúncio de seu programa. Clique aqui e compare. EDIT: O site reconheceu o ato e ainda elogiou o blog. Veja a postagem no Twitter: @omelete.
Compartilhe:

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Fatos em Fotos: Tintim no Museu de Cera


Em 1882, foi inaugurado em Grands Boulevards, Paris, França, o Musée Grévin. Fundado pelo jornalista Arthur Meyer em parceria com o caricaturista Alfred Grévin, é um dos museus de cera mais antigos da Europa, tendo sido fundado apenas dois anos antes do famoso Madame Tussauds de Londres. O museu Grévin reúne estátuas em cera de diversas personalidades mundiais, como a rainha Elizabeth, o presidente francês Nicolas Sarkozy e o americano Barack Obama, além o cantor Michael Jackson. 

No dia 22 de dezembro de 1961, o museu recebeu a imprensa e uma série de convidados para o lançamento de suas novas estátuas. Georges Remi, nosso conhecido Hergé, estava presente, prestigiando a apresentação da primeira réplica de Tintim e Haddock em cera. Milu, os detetives Dupondt e o Professor Girassol também foram reproduzidos, como pode ser visto no vídeo do lançamento, clicando aqui. O resultado você vê na foto abaixo, onde o cartunista belga aparece ao lado de suas maiores criações, agora vistas de outra perspectiva. Mais abaixo, screens do vídeo da inauguração. Clique para ampliar.


E se o visual do filme de Spielberg fosse parecido com esse?

Com informações da Wikipédia. Origem da foto principal: Bellier.org.
Compartilhe:

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Imagens que poderiam ser do filme...

Muito antes da Empire divulgar as imagens do filme de Tintim na internet, ou dos scans da revista serem revelados na rede, fãs da obra de Hergé já idealizavam os personagens com um visual mais próximo do 3D. Confira abaixo algumas imagens e vídeos que retratam a ansiedade e criatividade dos tintinófilos...

Até que passou perto da versão da Weta...
Uma arte conceitual do filme? Bem que poderia ser...

Ambas as imagens são atribuídas a um tal James Cox. Veja mais artes em seu site clicando aqui.

Gostou das imagens do submarino-tubarão? Então veja o invento do Professor Girassol em plena ação:


Neste link há outro vídeo do submarino. E abaixo mais um pequeno clipe mostrando Tintim em computação gráfica. Simples, mas interessante.


Gostou? Colabore enviando mais imagens e videos curiosos para o blog. Use nosso email, o campo de comentários ou o Twitter.
Compartilhe:

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Mais imagens e novidades da revista Empire

A revista é de dezembro, mas com seu lançamento no último dia 4 de novembro, já estão surgindo novidades da revista Empire. Veja abaixo três imagens scaneadas da publicação, desta vez trazendo os bastidores das gravações do primeiro longa da trilogia Tintim, 'O Segredo do Licorne'.

De acordo com o site francês Premiere, os tintinófilos mais ansiosos devem tirar o cavalinho da chuva se esperam ver o rosto de Tintim na edição de dezembro da Empire. Segundo o site, que já teve acesso à revista, o rosto do nosso herói não aparece em nenhuma das 10 páginas dedicadas à produção de Steven Spielberg e Peter Jackson.

No Volume, Andy Serkis (Capitão Haddock) presta atenção às orientações de Spielberg.

A série de artigos, intitulada "The Boy With the World at His Feet" (O Garoto com o Mundo aos seus Pés) começa com uma apresentação do personagem, para a parcela do público que ainda não conhece a obra de Hergé, ou está limitada à série de TV. A revista também relembra as origens do projeto, falando sobre o interesse de Spielberg de levar o filme às telonas há cerca de 30 anos. Fala ainda sobre a escolha de roteiristas britânicos para assinar a história do primeiro filme, bem como a escalação dos atores para seus respectivos papéis.

Spielberg aparece instruindo Jamie Bell (Tintim) com um objeto que representa o Licorne com o mastro quebrado.

Uma das curiosidades trazidas à tona pela matéria é que não foi Peter Jackson quem convidou Andy Serkis para interpretar o Capitão Haddock, mas sim Steven Spielberg. Spielberg ficou tão impressionado com o trabalho do ator como o Gollum, da série "O Senhor dos Anéis", que não pensou duas vezes antes de chamá-lo para emprestar seus movimentos ao capitão.

O ator Daniel Craig conversa com os chefões sobre seu papel, o pirata Rackham, o Terrível.

Outra curiosidade pode até ser vista pelos cinéfilos e tintinófilos num futuro próximo. Segundo Spielberg, num de seus primeiros encontros, Jackson teria feito uma bela interpretação do Capitão Haddock, só para mostrar a tecnologia de captura de movimentos ao colega. "Peter colocou uma roupa de Haddock, uma barba grossa e contracenou com um Milu digital", disse Spielberg, que de tão convencido, optou pela técnica para filmar Tintim. Sobre o ocorrido, Jackson declarou: "Tenho a péssima impressão de que isso vai acabar parando em algum DVD bônus". É aguardar para ver...
Veja no Fórum Tintim por Tintim um comparativo das novas imagens do filme com as cenas originais dos álbuns. É só clicar aqui.
Compartilhe:

sábado, 6 de novembro de 2010

Revista Empire apresenta mais imagens de Tintim

Como todos já esperávamos, as novas imagens de 'As Aventuras de Tintim: O Segredo do Licorne' (The Adventures of Tintin: The Secret of the Unicorn) presentes na edição de dezembro da revista Empire acabam de cair na internet. As três novas imagens scaneadas mostram os detetives Dupont/Thompson (Simon Pegg) e Dupond/Thomson (Nick Frost) atrás do batedor de carteiras Aristides Silk (Toby Jones), Tintim contracenando com Barnabé (Joe Starr) e junto com Milu e o Capitão Haddock (Andy Serkis) em pleno deserto.

Produzido e dirigido por Steven Spielberg e Peter Jackson (que também assume a direção do segundo longa), o primeiro filme da trilogia está agendado para chegar aos cinemas brasileiros no dia 11 de Novembro de 2011, e será distribuído pela Sony Pictures.




Colaboração: Léo Francisco
Compartilhe:

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Spielberg e Jackson falam sobre o enredo do filme

Na edição de dezembro, a revista britânica Empire promete trazer, além da capa com o Tintim dos cinemas, uma série de imagens dos personagens do longa. Também será possível ler entrevistas com os cineastas Steven Spielberg e Peter Jackson, comentando sobre a tecnologia e o enredo do filme. Enquanto a publicação não chega às lojas, o site da Empire publicou trechos da conversa com o produtor e o diretor de 'As Aventuras de Tintim: O Segredo do Licorne'.


"Com o live-action (atores reais), você teria atores tentando ser o Capitão Haddock e Tintim. Você teria que escalar pessoas que se parecessem com eles", explica Jackson. "Não será exatamente como o Tintim que Hergé desenhou. Vai ser um pouco diferente. Com CGI (computação gráfica) podemos trazer o mundo de Hergé para a vida, mantendo os rostos caricaturados, mantendo tudo como Hergé inventou, mas fazer isso mais próximo da realidade".

Então, o que podemos esperar da história? Aqui está o depoimento de Spielberg: "A primeira parte do filme, que é a parte mais misteriosa, com certeza deve muito não só para o cinema noir, como para o inteiro teatro bretchiano alemão  algumas de nossas cenas noturnas e nossas cenas de ação são muito contrastantes. Mas, ao mesmo tempo, o filme é um aventura dos infernos".

O filme é co-estrelado por Simon Pegg e Nick Frost, que representam Dupont (Thompson) e Dupond (Thomson), respectivamente. "Quando as pessoas ouviram pela primeira vez sobre aquela escalação, pensaram que nós tínhamos ficado loucos", comenta o produtor Peter Jackson. "Os gêmeos (!) Dupondt não podem ser clones um do outro. Nick e Simon providenciaram todas as diferenças que precisávamos para realçar cada um. Eles têm um momento maravilhoso no filme, onde começam a ter uma discussão sobre de quem é parceiro de quem".

A Empire também questionou os cineastas sobre as próximas aventuras de Tintim nos cinema. Jackson, falou sobre os possíveis álbuns que servirão de inspiração para a sequência, planejada para ser dirigida por ele. "Um dos meus preferidos é 'As Sete Bolas de Cristal', tanto que é o que eu sempre estive pensando", diz ele. "Eu também gosto muito [dos álbuns] da Europa Oriental, dos Balcãs, como 'O Cetro de Ottokar' e 'O Caso Girassol'. Eu acho que é um cenário fantástico para um filme de suspense, a estranha política dos Balcãs e os misteriosos agentes do serviço secreto. Acho que os [álbuns da] Lua são ótimos, mas seria bom para o terceiro ou quarto filme de Tintim, se chegarmos até lá. Queremos manter os pés no chão um pouco mais".
Compartilhe:

Reveladas as primeiras fotos com cenas do filme

Desculpem pela demora, mas é que uma série de imprevistos impossibilitou uma atualização mais cedo. Justo hoje...


O site da revista Empire divulgou na manhã de hoje as duas primeiras imagens que mostram cenas finalizadas do filme 'As Aventuras de Tintim: O Segredo do Licorne'. As fotos, que estarão na edição de dezembro da publicação britânica, revelam o visual realístico do filme. Confira abaixo, e não deixe de comentar....

Um dos destaques é o Capitão Haddock (Andy Serkis), que tem seu rosto revelado assim como deve aparecer na telona. Mesclando o estilo presente nos álbuns de Hergé com a realidade, a imagem mostra um Haddock de pele enrugada e sardenta, típica de um marinheiro de verdade. Nota-se também que os personagens não deixam suas vestimentas e acessórios habituais.


Ambas as imagens são inspiradas no álbum "O Caranguejo das Tenazes de Ouro". A primeira, na cena em que Tintim, Milu e Haddock são atacados por um hidroavião - que no filme deve ser pilotado pelo personagem de Cary Elwes ("Jogos Mortais"). Já a segunda parece ser baseada no momento em que os dois personagens se conhecem, quando o Capitão está bêbado numa cabine do Karaboudjan - navio que é tomado por Allan Thompson, personagem possivelmente interpretado por Daniel Mays. Veja um comparativo com os quadrinhos originais no Fórum Tintim por Tintim, e discuta com outros tintinófilos.
Compartilhe:

Revelada primeira imagem de Tintim!


Acabou a agonia! Finalmente a Empire divulgou a primeira imagem oficial de Tintim, que será capa da edição de dezembro da revista. Como mostra a imagem, a publicação trará o primeiro olhar sobre o visual de todos os personagens do longa 'As Aventuras de Tintim: O Segredo do Licorne', além de entrevistas com os cineastas Steven Spielberg e Peter Jackson. Confiram abaixo e tirem suas próprias conclusões...
Compartilhe:

Translate

Veja também

Veja também
Site oficial de Tintim

Arquivo TPT