12 outubro, 2020

"As Joias da Castafiore" será título do novo filme, afirma diretor. Moulinsart desmente


Por essa ninguém esperava! Depois da live do Canal TPT praticamente confirmando um novo filme de Tintim produzido por Steven Spielberg e dirigido por Peter Jackson, o mundo tintinófilo acordou com uma surpresa: Tintim deve ganhar uma nova adaptação para o cinema, dessa vez tendo o álbum "As Joias da Castafiore" como título. Pelo menos é isso que garante o diretor do novo longa, Patrice Leconte.

A notícia já está se espalhando pela rede: em entrevista ao jornal Var-Martin, o cineasta francês de 72 anos anunciou que estaria a cargo da adaptação de um novo Tintim para o cinema, baseado no 21º álbum de Hergé. 


"Um jovem produtor está negociando com os Estados Unidos os direitos de 'As Joias da Castafiore'. Ele me confiou o projeto e eu acho ótimo! A Paramount França está no céu de felicidade. O projeto é, entre outras coisas, imaginar que o menor papel seja interpretado por alguém famoso. Temos nossos Castafiore e Haddock”, garante o cineasta. Quanto a Milu? "Vamos usar qualquer vira-lata", brinca.

Ainda segundo Leconte, as negociações "estão um pouco travadas por uma questão de direitos com a Paramount". Procurado pelo Le Figaro, ele diz que não pode falar muito a respeito, mas dá a entender que já existe um acordo com a Casterman e Moulinsart quando revela que o impasse está "não com os herdeiros, mas com os americanos que detêm os direitos".

Atualização: Em entrevista ao Le Soir, Nick Rodwell, administrador dos direitos da obra de Hergé, desmentiu Patrice Leconte. "Nunca vi este senhor", disse o marido da viúva de Hergé, garantindo que as notícias sobre a adaptação do álbum "são fake news" e que nunca houve conversa sobre o projeto. Rodwell e Leconte já mantiveram contato depois do mal-entendido e "estão felizes em relatar que o respeito mútuo foi restaurado". "Se surgir a oportunidade, eles ficarão felizes em trabalhar juntos", conclui a nota no site oficial de Tintim. O cineasta ainda não se manifestou.

última vez em que os detentores dos direitos da obra de Hergé falaram sobre Tintim no cinema foi para declarar que o projeto de Spielberg e Jackson ainda estava de pé.


"As Joias da Castafiore", publicada em 1963, é a única aventura de Tintim a se passar por completo nos arredores do castelo de Moulinsart, o que reduziria os custos de uma adaptação cinematográfica. A história, que já virou musical ao ar livre e peça de teatro,  gira em torno de uma sucessão de mal-entendidos envolvendo o desaparecimento da esmeralda de Bianca Castafiore, e conta com a participação dos principais personagens da série.

A proposta de Leconte seria levar uma adaptação com atores reais às telonas, o que só aconteceu nos anos 1960 com os filmes estrelados por Jean-Pierre Talbot. Bianca Castafiore foi interpretada pela atriz Jenny Órleans no segundo longa, "Tintim e as Laranjas Azuis" (Tintin et les Oranges Bleues"), de 1964.

Jenny Órleans e Jean-Pierre Talbot no filme de 1964

Sobre o diretor:

Patrice Leconte iniciou sua carreira como desenhista da revista Pilote, concorrente francesa do Journal de Tintin. Começou sua carreira como diretor e roteirista de cinema em 1976, com filmes distribuídos em sua maioria apenas na Europa. Recebeu vários prêmios pela sua obra, tendo certa relevância no circuito de arte internacional. No último dia 10 de outubro, recebeu o prêmio pelo conjunto da obra no Festival de Cinema de Monte-Carlo (foto no início do artigo).

Antes de levar sua versão de "As Joias da Castafiore" para as telas, Leconte trabalha em uma adaptação da obra de Georges Simenon, com Gérard Depardieu no papel do comissário Maigret.  Como o atual projeto começa a ser rodado em fevereiro de 2021, "então o ideal seria [começar Tintim] depois", conclui o cineasta.

Compartilhe:

3 comentários:

  1. Cara,como assim. Mas já está confirmado mesmo? Que reviravolta, mudou o diretor, nacionalidade do projeto,os atores (que devem ser totalmente desconhecidos para nós, já que devem ser franceses),a obra que vai inspirar o filme,a maneira de fazer o filme (em live action),tudo mudou. Por essa ninguém esperava mesmo,mas também com essa demora dos americanos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não houve pronunciamento oficial ainda, então há várias especulações.

      Quanto ao elenco, o diretor garante que seriam pessoas conhecidas. Vamos ver...

      Assim que houver alguma confirmação, atualizarei o post com mais informações!

      Excluir
    2. Pelo que li neste caso não será a equipa Spielberg/Jackson mas outra equipa (francesa) que está interessada e será algo totalmente diferente dos americanos. Mostra a força da obra que dá para coisas muito difreentes.

      Excluir

Fique à vontade para soltar o verbo, marujo!

Translate

Veja também

Veja também
Site oficial de Tintim

Arquivo TPT