COLEÇÃO DE FIGURAS DE TINTIM FINALMENTE NO BRASIL

Todos os detalhes do lançamento da Planeta DeAgostini

ÁLBUNS DE TINTIM EM PRETO-E-BRANCO CHEGAM AO BRASIL

Globo Livros lança réplicas das versões originais de Tintim

ESCUTE AQUI!

Série inédita baseada em "O Lótus Azul" é transmitida no rádio

PELA PRIMEIRA VEZ EM CORES

Veja a capa da nova edição de "No País dos Sovietes"

AS ATADURAS DE TINTIN

Infográfico reúne todas as pancadas que Tintim já levou

TPT ENTREVISTA ISAAC BARDAVID

Assista o bate-papo com o dublador do Capitão Haddock

TPT ENTREVISTA O PRIMEIRO TINTIM DO CINEMA

Jean-Pierre Talbot fala tudo sobre os únicos filmes de Tintim com atores reais

70 ANOS DO JOURNAL TINTIN

Publicações e eventos marcam o aniversário da revista

TPT ENTREVISTA O DUBLADOR DE TINTIM

Oberdan Jr conversa com o blog em vídeo de duas partes. Confira!

sábado, 27 de fevereiro de 2010

Tintim e a Alfa-Arte 55

Pensou que acabou?! A aventura continua...

Esta é a página da semana passada...

.: Não perca, neste domingo, uma página espetacular de Tintim e a Alfa-Arte!
Compartilhe:

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Spielberg fala sobre a tecnologia de 'Tintim'


Na última sexta-feira, 19, o diretor Steven Spielberg conversou com a jornalista Rachel Abramowitz, do Los Angeles Times, sobre a produção de 'As Aventuras de Tintim: O Segredo do Licorne'. Segue abaixo a entrevista completa, que revela curiosidades sobre o processo de gravação e animação.

Spielberg disse que só havia uma razão para fazer o seu novo filme utilizando a moderna tecnologia de captura de movimentos, que James Cameron utilizou em Avatar: "Foi baseado em meu respeito pela arte de Hergé e querendo chegar o mais próximo desta arte que eu pudesse", afirmou o diretor.

"Hergé escreveu sobre pessoas fictícias em um mundo real, não num universo de fantasia. Era com o universo real que ele estava trabalhando, e usava a National Geographic para pesquisar suas aventuras. Me pareceu que gravar em live-action seria muito estilizado para identificação do público. Precisaríamos usar figurinos que são um pouco extravagantes quando vestidos por atores reais. O figurino parece se encaixar melhor quando a mídia escolhida é a digital."

Durante a filmagem, os atores vestiram macacões de lycra cobertos de marcadores reflexivos, e cada movimento foi seguido por mais de 100 câmeras. Eles também usaram uma espécie de capacete com, com uma câmera focada para seus rostos, possibilitando a gravação detalhada de cada gesto facial - medida tomada para evitar o aspecto de "olho morto", ou falta de emoção, presente em filmes que utilizaram a mesma tecnologia no passado (vide O Expresso Polar). Todos os dados captados pelas câmeras foram transferidos para o computador, onde é criada uma réplica tridimensional do ator. O documento digital do ator e de seus movimentos é tão eficaz que o diretor pode mudar uma cena de ângulo sem precisar voltar ao set de filmagem.

Para o diretor de filmes como "ET: O Extraterrestre", "Jurassic Park" e "A Lista de Schindler", essa nova experiência foi fantástica.

"Eu simplesmente adorei", diz. "Me senti mais como um pintor do que nunca. Tive a chance de fazer muitas coisas que não costumo fazer como diretor. Você consegue pintar com esse aparelho, que te coloca num mundo virtual, e permite que você controle os ângulos e todos os atores com um pequeno dispositivo manual apenas três vezes maior que um controle do Xbox. "

Com esse pequeno monitor, Spielberg podia olhar para baixo e ver o que os atores estavam fazendo - em tempo real - em uma tela que os mostrava no universo do filme. Trabalhando no set de captura de movimentos - que é chamado de volume - Spielberg ficou cada vez mais deslumbrado com o valor artístico libertador da nova tecnologia.

"Quando o Capitão Haddock atravessa o volume, as câmeras captam todas as informações de seus movimentos físicos e emocionais", disse o diretor. "Assim, quando Andy Serkis corre pelo palco, vemos o Capitão Haddock no monitor, completamente animado, correndo ao longo as ruas da Bélgica. Não são apenas os atores representados em tempo real, eles entram num mundo tridimensional ".

Assim, embora a aparência de Jamie Bell (Tintim) seja transformada digitalmente na figura exata de Tintim, o que veremos na tela "será o a performance completa Jamie Bell, física e emocional", diz Spielberg. E acrescenta: "Se Tintim lhe fizer sentir algo, é a alma Jamie Bell que você está sentindo".

.: A confirmar: Segundo o Diário do Nordeste, o longa já tem data marcada para estrear no circuito de cinemas 3D do Brasil: 11/11/11. Tomara que tanto 1 na data ajude o filme a ficar em primeiro...
Compartilhe:

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Caso "Tintim no Congo" pode ganhar maiores proporções


O processo judicial envolvendo o álbum Tintim no Congo (Tintim na África) deve voltar aos holofotes em breve. Bienvenu Mbutu Mondondo (foto), cidadão congolês que colocou a obra de Hergé na justiça, vai recorrer à autoridade superior da Bélgica, o rei Albert II.

Em antecipação à visita real ao Congo, prevista para 30 de junho, Mondondo escreveu uma carta ao regente belga, onde afirma que Tintim no Congo é visto pelos congoleses como uma lembrança ruim do comportamento das pessoas de uma certa época, que os encarava como inferiores. Ele espera que a proibição do álbum seja imposta pela justiça belga antes da visita do rei à sua pátria.

Bienvenu Mondodo nasceu na República do Congo, mas vive na Bélgica, que ele considera "seu segundo lar". Seu país natal, retratado num dos álbuns mais polêmicos de Hergé, foi colônia da Bélgica por muitos anos, mas em 2010 comemora 50 anos de independência.
Fonte: ActuaBD.
Compartilhe:

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Flandres servirá de cenário para segundo filme de Tintim?!


O primeiro filme de Tintim ainda nem saiu e já estão pensando no segundo. De acordo com o site Lalibre.be, cenas da sequência de 'O Segredo do Licorne' podem ser gravadas na região dos Flandres, localizada ao norte da Bélgica, país de origem de Tintim. Pelo menos esse é o desejo da vice-ministro-presidente flamenga Indrid Lieten (foto).

Lieten, que lidera uma missão econômica flamenga na Califórnia, reuniu-se na última quarta-feira com o vice-presidente da Paramount Pictures. Ela questionou o ministro sobre as medidas fiscais que incentivam a produção cinematográfica na região dos Flandres e na Bélgica, incluindo o "Tax Shelter" (que permite às empresas que investem no setor audiovisual na Bélgica a dedução de impostos e auxílio de 750 mil euros).



Apesar do interesse dessa senhora em ver Tintim e cia atuando nos Flandres, creio que seja difícil que isso realmente aconteça. Levando em consideração que os filmes serão feitos em animação computadorizada, tudo indica que os cenários sejam virtuais. Mas nada que a tecnologia não resolva...

A data de início para as filmagens do segundo longa de Tintim ainda não está definida, assim como o ano de estreia. Peter Jackson será o diretor, mas ainda não anunciou quais os álbuns que darão origem ao roteiro.
Fonte: Objectif Tintin.
Compartilhe:

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Novas paródias de Tintim a caminho

No ano passado, o cartunista conhecido na França como Gordon Zola foi processado pela Sociedade Moulinsart. A disputa judicial continua, e o objetivo da empresa é impedir a publicação da série em quadrinhos Les Aventures de Saint-Tin et son ami Lou, que faz clara referência à obra de Hergé. Apesar disso, o autor continua sua saga, e depois de lançar em novembro de 2009 os títulos "Les Poils mystérieux" e "L’ire noire", agora publica um novo volume: "L’affaire tourne au sale".

Em fevereiro de 2009, a Moulinsart exigiu a proibição da série, a destruição de todas os volumes em estoque, e acusou o editor e o parodista de falsificação, plágio, adaptação literária e parasitismo. Em julho, o caso foi a tribunal, e o autor foi absolvido das acusações de falsificação, plágio e adaptação literária. Porém, Gordon Zola e sua editora, a Léopard Démasqué, foram condenados por parasitismo, e tiveram de pagar uma quantia de 40.000 euros aos herdeiros de Hergé, em compensação ao prejuízo econômico supostamente causado. O parodista recorreu da decisão em outubro de 2009, e um novo julgamento está programado para maio.

"Gordon Zola e seus editores não estão dispostos a se curvar diante dos ditames abusivos que a sociedade Moulinsart tenta impor às paródias e análises", diz Gordon Zola ao Le Parisien. "A paródia é um direito. O tribunal reconheceu o conceito de paródia para a série de Saint-Tin".

Fonte: Objectif Tintin.

Compartilhe:

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Tintim é censurado na TV turca

O Conselho Supremo de Rádio e Televisão da Turquia (RTUK), agência reguladora dos meios de comunicação social no país, impôs uma multa de 50 mil liras turcas (cerca de 60 mil reais) para a emissora privada de TV que exibe a série animada "As Aventuras de Tintim" no país. O motivo: o desenho mostra o Capitão Haddock, um dos principais personagens da história, fumando um cachimbo.

A justificativa do RTUK é uma lei federal que proíbe a divulgação de cenas que 'ensinam' as pessoas a fumar. Dessa forma, não só Tintim como vários filmes e séries vêm sendo censurados pelo governo, desde o início de 2008, quando a lei foi aprovada. Além da TV8, rede que exibe Tintim no país, pelo menos outros cinco canais foram multados, como o E2 - este pela exibição da série americana "Mad Men". Segundo a AFP, a emissora recorreu à Justiça e venceu, tendo em vista que a série foi gravada antes da promulgação da lei. As demais redes de TV estão com processos em andamento.

Uma "saída" dada pelo governo para exibir cenas onde personagens aparecem fumando é o efeito de desfoque. Hülya Alphas, membro do RTUK, argumenta que o efeito de desfoque que vem sendo empregado tão frequentemente acaba agindo contra a proibição, pois leva os espectadores a se concentrar justamente no ato de fumar. Ele ainda se mostra contrário à nova legislação, afirmando que todos, inclusive as crianças são capazes de distinguir entre personagens reais e fictícios.

Em 2009, a proibição foi estendida a todos os edifícios públicos do país, incluindo restaurantes e bares. Segundo pesquisas realizadas em 2007, quase metade dos turcos de 15 a 49 anos têm o hábito de fumar.

Com informações dos sites AFP e Reuters.

Compartilhe:

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Tintim contra Batman?

Parece que um inspirado fã de Tintim resolveu dar uma nova responsabilidade para o repórter: lutar contra Batman. Mas o homem morcego não é um personagem "do bem"?! Isso não contou muito para o criador desta aventura...

Fonte: Tintín CFH.

Compartilhe:

Dica: Comunidade Fan Hispana

Você já conhece a Tintín CFH: Comunidad Fan Hispana? É um fórum espanhol dedicado a Tintim, Hergé e sua obra. Já conhecia há algum tempo, mas só recentemente decidi me registrar. O fórum tem bastante conteúdo, e apesar de ser em outra língua, é fácil de ser compreendido - nada que o Google tradutor não ajude...

Então fica a dica: para ter mais informações e curiosidades sobre o universo de Tintim, acesse o fórum. O endereço é: www.tintin.losforos.es. Ah, e não se espante se as próximas postagens trouxerem conteúdo de lá, aquela é uma ótima fonte!
Compartilhe:

domingo, 14 de fevereiro de 2010

Igor Wagner, o pianista


Igor Wagner apareceu pela primeira vez no álbum O Cetro de Ottokar. A partir de então, o discreto pianista acompanha a cantora Bianca Castafiore em todas as suas viagens. Quando está hospedado no Castelo de Moulinsart, Wagner acaba se tornando suspeito de um crime: o roubo das jóias da Castafiore - que acontece no álbum de mesmo título. Ele é inocentado, mas tem revelado um grande segredo: de vez em quando foge dos ensaios para apostar em corridas de cavalos...

Embora seja apelidado pelo Capitão de Beethoven, seu nome faz referência a dois outros compositores bem conhecidos: Igor Stravinsky e Richard Wagner.

O personagem também aparece em O Caso Girassol e em Tintim e os Tímpanos, onde é detido em São Theodoro junto com Castafiore e Irma (leia mais sobre ela abaixo).

Irma, a fiel camareira

Assim como Madame Castafiore, esta é uma das poucas mulheres a aparecer nas aventuras de Tintim. A submissa camareira da diva da ópera surgiu em O Caso Girassol, mas também ganhou destaque em As Jóias da Castafiore. Como a própria Castafiore descreve, Irma é uma fiel, leal e honesta criada. Além disso, é confiável: é ela quem cuida das jóias de sua patroa - e sua dedicação é tanta que chega até a chorar quando descobre que as mesmas sumiram.

Apesar de passar a impressão de uma senhora indefesa, Irma tem um forte senso de orgulho pessoal. Quando Dupond e Dupont a acusam de ter roubado as jóias de Castafiore, por exemplo, ela fica muito irritada e demonstra sua fúria por atingir os dois com uma bengala. Outro detalhe explícito no álbum: Irma não é paga pelos seus serviços a Bianca...

No total, Irma participa de três aventuras: O Caso Girassol, As Jóias da Castafiore e Tintim e os Tímpanos. Mas ela também fez sua pontinha em Tintim e a Alfa-Arte - clique aqui e veja.
Compartilhe:

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Tintim e a Alfa-Arte 54

Olha a pagina nova aí, gente!

Curiosidade
Já se perguntou quem é esse senhor que acompanha os detetives Dupond e Dupont? Ninguém menos que Igor Wagner. Quem??? Saiba mais sobre ele neste domingo, aqui no blog.
Compartilhe:

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Mais uma foto da captura de movimentos de 'Tintim'

Mais uma imagem do set de filmagem de 'O Segredo do Licorne' acaba de ser divulga pelo site Tintin Movie. Nela é possível ver dois atores - um deles provavelmente é Jamie Bell, que representa Tintim - e o condutor de Milu, (ninguém menos que Nick Rodwell, administrador da Moulinsart). Assim como as duas fotos publicadas aqui na última segunda-feira, as imagens foram feitas no início do ano passado, quando aconteceram as gravações do filme.


Não é possível ver cenários ou figurinos reais porque, como já se sabe, o longa é rodado com a tecnologia de captura de movimentos. Por isso, o que se vê em 'cena' são os atores vestidos com roupas similares a trajes de mergulho, onde alguns sensores (esses pontinhos luminosos) capturam cada gesto para um programa de computador. Atualmente, os movimentos capturados pelas câmeras especiais estão sendo transformados em animação pelos estúdios Weta, de Peter Jackson, localizado na Nova Zelândia. Todo o trabalho deve ficar pronto em meados de 2011.
Compartilhe:

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Novas imagens do set de Tintim

Finalmente foram divulgadas novas imagens do set de filmagens de The Adventures of Tintin: The Secret of the Unicorn. Apesar de não revelarem nada sobre o misterioso design do filme, as duas fotos - do site Tintin.com - mostram o trabalho de captura de movimentos, com a presença da equipe técnica, do diretor Peter Jackson e do ator Jamie Bell.


O mais curioso nas imagens é ver o que foi utilizado para representar o cachorro Milu durante as gravações. Conforme descrito pelo ator Nick Frost (que interpreta o detetive Dupond) durante uma entrevista (clique aqui para ver), o esperto fox-terrier nada mais é do que um cão feito de arame preso a um cabo de vassoura. Deve ser estranho contracenar com um "ator" assim...


Com estreia marcada para o final de 2011, 'Tintim: O Segredo do Licorne' é baseado nos álbuns O Segredo do Licorne, O Tesouro de Rackham, o Terrível e O Caranguejo das Tenazes de Ouro, segundo o próprio site oficial. Também está confirmado que Tintim chegará aos cinemas pegando carona na onda impulsionada por Avatar, a tecnologia IMAX-3D. Enquanto as imagens finalizadas não chegam, as cenas de bastidores só fazem aumentar nossa curiosidade em ver o resultado na tela.
Compartilhe:

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Tintim e a Alfa-Arte 53

Mais uma página saindo do forno... e com uma história cada vez mais quente!

.: E não esqueça: em breve, um especial sobre Rastapopoulos, o maior inimigo de Tintim!
Compartilhe:

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Morre o ator que viveu o Capitão Haddock no cinema


O ator e diretor Georges Wilson, de 88 anos, faleceu na última quarta-feira, 03/02. Nascido em 16 de outubro de 1921 na cidade francesa de Champigny-sur-Marne, Wilson dirigiu por dez anos o Théâtre National Populaire, em Paris.

O importante artista francês também deixou sua herança no cinema, ao atuar em filmes como Dialogue des carmélites e Une aussi longue absence. Mas com certeza Georges Wilson será sempre lembrado pela sua interpretação do Capitão Haddock, quando contracenou com Jean-Pierre Talbot, no longa Tintin et le Mystére de la Toison D'or.

Com informações do site AFP.
Compartilhe:

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Mais uma da Moulinsart: sites dedicados a Tintim são renomeados

A Sociedade Moulinsart entrou em acordo com dois grandes sites dedicados a publicar noticias e especiais sobre a obra de Hergé. Tanto o Generation Tintin como o TintinCat terão de mudar de nome ainda em 2010.

Os membros do fã-clube sueco Generation Tintin foram informados da mudança através de comunicado no site. Um novo nome para deve ele ser escolhido entre as opções sugeridas pelos membros durante o mês de fevereiro, através do fórum do clube. O título selecionado será divulgado em março.

No caso do TintinCat (Associació Catalana de Tintinaires), o site catalão anunciou que chegou a um acordo com a detentora dos direitos de Tintim. Segundo o acordo, será permitido utilizar, tanto na revista como no site da associação, imagens dos álbuns de Tintim e outras obras de Hergé - mas com certas restrições. O site informa que o processo de renomeação será finalizado em março, quando ocorrerá uma reunião entre seus associados.

A razão para tais alterações é a lei de direitos autorais (ou copyright), que garante à empresa o total controle sobre as marcas Tintim e Hergé. É bom ver que tudo foi resolvido aparentemente bem. Mas que nada disso nos afete...

Fonte: Objectif Tintin.

Compartilhe:

Translate

Veja também

Veja também
Site oficial de Tintim

Arquivo TPT