17 fevereiro, 2010

Tintim é censurado na TV turca

O Conselho Supremo de Rádio e Televisão da Turquia (RTUK), agência reguladora dos meios de comunicação social no país, impôs uma multa de 50 mil liras turcas (cerca de 60 mil reais) para a emissora privada de TV que exibe a série animada "As Aventuras de Tintim" no país. O motivo: o desenho mostra o Capitão Haddock, um dos principais personagens da história, fumando um cachimbo.

A justificativa do RTUK é uma lei federal que proíbe a divulgação de cenas que 'ensinam' as pessoas a fumar. Dessa forma, não só Tintim como vários filmes e séries vêm sendo censurados pelo governo, desde o início de 2008, quando a lei foi aprovada. Além da TV8, rede que exibe Tintim no país, pelo menos outros cinco canais foram multados, como o E2 - este pela exibição da série americana "Mad Men". Segundo a AFP, a emissora recorreu à Justiça e venceu, tendo em vista que a série foi gravada antes da promulgação da lei. As demais redes de TV estão com processos em andamento.

Uma "saída" dada pelo governo para exibir cenas onde personagens aparecem fumando é o efeito de desfoque. Hülya Alphas, membro do RTUK, argumenta que o efeito de desfoque que vem sendo empregado tão frequentemente acaba agindo contra a proibição, pois leva os espectadores a se concentrar justamente no ato de fumar. Ele ainda se mostra contrário à nova legislação, afirmando que todos, inclusive as crianças são capazes de distinguir entre personagens reais e fictícios.

Em 2009, a proibição foi estendida a todos os edifícios públicos do país, incluindo restaurantes e bares. Segundo pesquisas realizadas em 2007, quase metade dos turcos de 15 a 49 anos têm o hábito de fumar.

Com informações dos sites AFP e Reuters.

Compartilhe:

0 comentários.:

Postar um comentário

Fique à vontade para soltar o verbo, marujo!

Translate

Veja também

Veja também
Site oficial de Tintim

Arquivo TPT