COLEÇÃO DE FIGURAS DE TINTIM FINALMENTE NO BRASIL

Todos os detalhes do lançamento da Planeta DeAgostini

ÁLBUNS DE TINTIM EM PRETO-E-BRANCO CHEGAM AO BRASIL

Globo Livros lança réplicas das versões originais de Tintim

ESCUTE AQUI!

Série inédita baseada em "O Lótus Azul" é transmitida no rádio

PELA PRIMEIRA VEZ EM CORES

Veja a capa da nova edição de "No País dos Sovietes"

AS ATADURAS DE TINTIN

Infográfico reúne todas as pancadas que Tintim já levou

TPT ENTREVISTA ISAAC BARDAVID

Assista o bate-papo com o dublador do Capitão Haddock

TPT ENTREVISTA O PRIMEIRO TINTIM DO CINEMA

Jean-Pierre Talbot fala tudo sobre os únicos filmes de Tintim com atores reais

70 ANOS DO JOURNAL TINTIN

Publicações e eventos marcam o aniversário da revista

TPT ENTREVISTA O DUBLADOR DE TINTIM

Oberdan Jr conversa com o blog em vídeo de duas partes. Confira!

domingo, 31 de outubro de 2010

Todas as imagens que formarão a primeira foto de Tintim!


O site da Empire acaba de revelar a última imagem restante de sua "contagem regressiva" para a foto que estampará a capa de sua edição de dezembro. Como imaginado, o último fragmento se trata justamente do topete de Tintim - ou pelo menos a sombra dele. Veja abaixo o quadro com todas as figuras, clique para ampliar e aguarde, pois o primeiro olhar sobre o visual completo de Tintim está cada vez mais próximo!
Compartilhe:

Agora são os cabelos!


Um novo fragmento da imagem que será capa da Empire foi revelada agora há pouco. E desta vez somos apresentados à textura da cabeleira ruiva de nosso herói. O cenário ganha mais um acessório característico da série de Hergé: um chapéu-côco, aquele usado pelos Dupondt. Veja a imagem abaixo e dê sua opinião.
Compartilhe:

ATUALIZADO: Agora é parte do rosto de Tintim que aparece!

Publicado originalmente às 08:30. 

Mais uma parte da imagem que estampará a capa da revista Empire Magazine de dezembro foi divulgadas hoje. Desta vez podemos ver a silhueta do rosto de Tintim, que já nos dá uma noção de como deve ser o visual do personagem. O cenário também foi atualizado, desta vez com uma garrafa na prateleira de livros - seria o uísque do Capitão Haddock?! Veja abaixo, e confira também uma nova imagem publicada agora pela manhã, mostrando o pescoço e a gola da camisa de Tintim.
Compartilhe:

Tintim será capa da Empire em dezembro

Depois de uma rápida investigação, consegui descobrir o motivo da "contagem regressiva" iniciada pelo site da revista britânica Empire, pegando a todos de surpresa. Desde o dia 28, o site colocou no ar uma seção que está revelando aos poucos fragmentos de imagens do primeiro filme da trilogia Tintim, 'O Segredo do Licorne'.

Na quinta-feira, foi publicado o seguinte no Twitter oficial da revista: "Amanhã começaremos a revelar nossa próxima capa. É tão exclusiva que eu tenho arrepios só de pensar nisso. O que poderia ser?". A mensagem veio acompanhada por link (http://bit.ly/aV9hWQ) que direciona até o site, onde aparece um cenário vintage que inclui uma pilha de livros, uma câmera fotográfica e uma lupa, além do que parece ser um cabide.

Como a edição de novembro já tem capa definida, trazendo o super herói "Thor" em sua versão para os cinemas, a capa citada na mensagem só pode ser a do mês de dezembro. Portanto, não há porque se desesperar: o primeiro olhar sobre o visual computadorizado de Tintim está bem próximo de acontecer!
Compartilhe:

sábado, 30 de outubro de 2010

Mais dois fragmentos de imagens de Tintim


O site da Empire revelou hoje mais dois fragmentos do que deve ser a primeira foto oficial do filme "The Adventures of Tintin: Secret of the Unicorn". Conforme noticiado no post anterior, o site da revista traz uma seção específica, intitulada "Reveal", onde aos poucos vão surgindo partes de uma (ou mais) imagem finalizada do filme de Steven Spielberg e Peter Jackson. No site não há nenhuma referência a Tintim, mas já fica claro que as imagens se tratam do esperado filme, que chega aos cinemas dentro de um ano.
Compartilhe:

Empire começa a revelar visual do filme de Tintim!


O site da revista Empire abriu uma seção que promete mostrar, de modo progressivo, as primeiras imagens do longa 'As Aventuras de Tintim: O Segredo do Licorne', que chega aos cinemas europeus dentro de um ano, e no Brasil, em 11 de novembro de 2011. A revista foi a primeira a divulgar uma imagem do set de filmagens, e volta a surpreender os fãs do personagem belga ao mostrar um aperitivo do que vem por aí. Veja na imagem abaixo as primeiras seis imagens oficiais do longa, e tente decifrá-las. Ao que parece, a cada momento é divulgado um quadro, e ainda faltam seis...
Compartilhe:

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Além de Tintim: As Aventuras Extraordinárias de Adèle Blanc-Sec

"Les Aventures Extraordinaires d'Adèle Blanc-Sec" é uma série em quadrinhos criada por Jacques Tardi , um dos maiores nomes da "banda desenhada" franco-belga, publicada entre 1972 e 2007. As aventuras se passam em Paris, anos antes (e depois) da Primeira Guerra Mundial, e gira em torno da repórter Adèle Blanc-Sec. Inicialmente uma escritora, a heroína se torna jornalista investigativa para desvendar crimes que envolvem ocultismo, corrupção e patriotismo. A primeira história publicada foi "Adèle et la Bête" (Adèle e a Fera), e nona e última, "Le Labyrinthe Infernal" (O Labirinto Infernal).

No último 14 de abril, estreou nos cinemas franceses a primeira adaptação da série para as telonas. Escrito, produzido e dirigido por Luc Besson ("Táxi", "Arthur e os Minimoys"), o longa é estrelado pela francesa Louise Bourgoin, e assim como a série de álbuns, traz algumas similaridades com as aventuras de Tintim.

A história se passa em 1912, um período de relativa paz global, e mostra a saga de uma jovem e destemida repórter que viaja ao Egito a fim de encontrar entre as múmias a cura para a doença de sua irmã. Nesse meio tempo, um ovo de 136 milhões de anos eclode no museu de história natural, dando vida a um perigoso pterodáctilo. Caberá a Adèle o papel de investigar a origem do animal jurássico e impedir que ele continue aterrorizando a capital francesa.

Distribuído no Brasil pela Imagem Filmes, o longa chega aos cinemas nacionais nesta sexta-feira, 29 de outubro. Mas não pense que procurando por "As Aventuras Extraordinárias de Adèle Blanc-Sec" o encontrará na lista de exibições, já que por aqui o filme foi intitulado "As Múmias do Faraó". Tudo bem que a personagem não é nada conhecida em terras tupiniquins, mas acho que exageraram um pouco na adaptação. Como dito no O Globo, seria a mesma coisa de traduzir "Tintim no Tibete" como "Os Monges do Tibete"...

Abaixo você confere o trailer nacional de "As Múmias do Faraó". Note que logo nos primeiros segundos há uma referência aos quadrinhos de Tintim.


Percebeu? E essa não é a única similaridade. Além de trazer uma jovem e (apenas aparentemente) frágil repórter viajando pelo mundo e desvendando mistérios históricos, a série é composta de personagens cômicos, como um detetive trapalhão, um cientista apaixonado e um terrível vilão.


:: A propósito: Confira uma crítica de Rubens Ewald Filho clicando aqui. Veja também o site brasileiro do filme, neste link.
Compartilhe:

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Ministro da Cultura do Congo defende a polêmica obra de Hergé

Jeannette Kavira Mapeera, Ministra da Cultura e das Artes do Congo, falou à RFI (Radio France International), sobre a polêmica obra de Hergé que faz referência ao seu país. Durante a inauguração do festival de quadrinhos realizado pela primeira vez em Kinshasa, a ministra surpreendeu a muitos ao defender "Tintim no Congo", que ela descreve como uma obra-prima.

Durante a conversa com a RFI, Jeannette Mapeera afirmou que "nada disto se justifica", referindo-se aos processos judiciais que a obra vem enfrentando. As declarações da ministra vão de encontro com os argumentos de Bienvenu Mbutu Mondondo, congolês que luta pela proibição do álbum há alguns anos.

"Para governo congolês, Tintim no Congo é uma obra-prima. Este álbum não fere em nada a cultura congolesa", diz Mapeera. "Nos tempos antigos, quando este livro estava sendo escrito e seu criador se inspirava, os congoleses realmente não conseguiam falar francês. Ainda hoje, não são os congoleses que falam o melhor francês", completa ela, em referência ao modo caricato como os nativos falam no álbum de Hergé.

Sobre as cenas em que Tintim e Milu aparecem criticando os nativos por sua "preguiça", a ministra diz: "Naquela época, descrita na obra, realmente, para colocar os congoleses para trabalhar ou incentivá-los ao trabalho, você tinha que usar a vara. Hoje, em alguns círculos, para enviar as crianças ou adultos ao campo, você tem que usar métodos fortes".

Jeannette Kavira Mapeera conclui a conversa falando sobre o processo que se arrasta desde 2007: "Sentimos que este é um julgamento que não envolve o governo congolês". O caso "Tintin no Congo" voltará a ser examinado pelo tribunal de Bruxelas em 22 de novembro próximo.

As informações são do francês Le Vif.
Compartilhe:

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Rapidinhas de Steven Spielberg

O diretor do primeiro filme de Tintim, 'O Segredo do Licorne', não quer ficar parado. Além do longa, que deve marcar o início de uma trilogia, Steven Spielberg já trabalha em outros projetos para cinema e TV. Segundo especulações, o cineasta teria vindo ao Brasil para uma exibição privada do filme "Tropa de Elite 2". Ele estaria interessado em comprar os direitos para  para levar o longa nacional aos cinemas dos Estados Unidos.

Mas vamos falar dos projetos. Começando pela série "Terra Nova", da Fox. Estrelada por Jason O’Mara ("Resident Evil 3: A Extinção"), com produção de Brannon Braga ("24 Horas"), a série se passará no ano de 2149, quando um grupo de humanos se prepara para deixar o mundo pós-apocalíptico e retornar ao passado, mas acaba sendo transportado para o tempo dos dinossauros. A primeira temporada de "Terra Nova" terá 13 episódios, e está prevista para estrear em 2011 nos Estados Unidos. Segundo as últimas informações, o primeiro episódio está orçado em cerca de US$ 10 milhões (quase R$17 milhões). Considerando possíveis imprevistos, o valor pode até aumentar, tornando a série uma das produções mais caras da televisão americana. 


Outro projeto que tem o dedo de Steven Spielberg é o filme de guerra "War Horse", que conta a história de um rapaz que é separado do seu cavalo durante a Primeira Guerra Mundial. Atualmente em fase de gravações, a produção já tem data de estrear: 28 de dezembro de 2011. A grande curiosidade é que a data é bem próxima do lançamento de 'Tintim e O Segredo do Licorne', agendado para o dia 23 de dezembro do mesmo ano, nos EUA. Será Spielberg x Spielberg. Quem sairá vencendo?!

Ainda há mais projetos na fila, como as adaptações de "Halo", um famoso video-game, e "Robopocalypse", um livro do roteirista de "Lost", que ainda nem foi lançado. Spielberg também demonstra desejo em adaptar para as telonas a trajetória dos Bee Gees, um dos ícones da era disco, e prepara para meados de 2011 o lançamento da série de ficção científica "Falling Skies". Mas, com certeza, a adaptação que mais estamos aguardando é outra...
Compartilhe:

Caso "Tintim no Congo" de volta aos holofotes

Os advogados de Bienvenu Mbutu Mondondo, o congolês que pediu a proibição do álbum "Tintim no Congo" por conteúdos racistas, voltarão a júri no próximo dia 22 de novembro. Ahmed L'Hedim, advogado de Mondondo, solicitará a entrega, pela Casterman e Moulinsart, dos contratos que envolvem a reprodução dos álbuns de Hergé. Segundo o advogado, esses documentos devem ser arquivados, pois atestam bem a responsabilidade da parte defesora pelo conteúdo das publicações.


A defesa, por sua vez, representada pela empresa Berenboom, colocará a questão da competência do tribunal de primeira instância. Para os advogados, Alain Berenboom e Sandrine Carneroli, é o tribunal de comércio que deve julgar o caso, por se tratar da retirada de um produto do mercado.

No último mês de maio, o tribunal de primeira istância (medidas provisórias) já tinha respondido a primeira solicitação da parte defensora. Ela envolveu a apresentação de uma advertência para o autor da denúncia, dada a incerteza sobre sua solvência. O pedido foi indeferido com respeito a Bienvenu Mondondo, mas aceito no caso de Yves Okata. Também natural da República Democrática do Congo, Okata aderiu ao processo, exigindo apenas a inclusão de uma faixa de advertência no livro.

Pelo visto esta história, que já se arrasta há anos, está longe de chegar ao fim...


Com informações do site francês  7sur7.
Compartilhe:

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Tintim estampa latas de biscoito

A Delacre, fábrica belga de guloseimas que ocupa a segunda posição no mercado europeu, lançou uma série limitada de caixas de biscoitos ilustradas com imagens de Tintim, o famoso personagem de Hergé.

Três ilustrações diferentes (Tintim nos Andes, Tintim, Haddock e Zorrino numa canoa e Tintim e Zorrino na neve) adornam as caixas metálicas, da linha Tea Time, todas elas tiradas do álbum As Aventuras de Tintim - O Templo do Sol.

A caixa de 1 kg contém 16 variedades de biscoitos recheados e custa € 10,49 (aproximadamente R$ 24,44), e a caixa menor, de 400 g, custa € 6,90 (por volta de R$ 16,07).

Para quem gosta de quadrinhos, a Delacre também oferece biscoitos de chocolate com o formato dos Smurfs, ou Schtroumpfs (como são conhecidos na Bélgica), que foram criados por Peyo (Pierre Culliford), em 1958.

Fonte: Universo HQ.
Compartilhe:

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Leilão em Cheverny rende 365 mil euros

Depois de vender mais de um milhão de euros em um leilão realizado num sábado, Tintim voltou a vender muito no último domingo, 10 de outubro. Na segunda venda Hergé, realizada pela casa de leilões Piasa no Chatêau de Cheverny, no centro-oeste da França, as peças relacionadas ao repórter e seu criador renderam cerca de 365 mil euros - o equivalente a mais de 840 mil reais.

De um total de 400 lotes ofertados, 80% foram vendidos. Entre eles estavam duas esculturas em resina de Leblon-Delienne, uma representando o próprio Tintim (arrematada por 6.630 euros, cerca do dobro do estimado) e outra Jo e Zette, também personagens de Hergé (vendida por 3.825 euros, ultrapassando seis vezes a base de licitação). Segundo a comissária da sessão, Alexis Velliet, estes valores foram as principais “surpresas do leilão”, tornando-se um recorde mundial na venda de peças deste gênero.

Apesar deste recorde, o item que teve o valor mais alto foi uma edição original de "Tintim no Tibete", datada de 1960. Autografado por Hergé, o álbum foi arrematado por 18.500 euros. Em seguida veio um desenho em nanquim e aquarela e intitulado “Tintin, Milou et les animaux au paradis”, que foi vendido por 17.850 euros.

O leilão realizado no Castelo de Cheverny – que serviu de inspiração para o Castelo de Moulinsart, moradia do Capitão Haddock – foi aberto ao público, o que resultou na venda de uma grande variedade de peças e a preços módicos. Segundo a organização, entre os compradores encontravam-se cidadãos americanos, canadenses e espanhóis, além, claro, de belgas e franceses.

A venda ocorreu durante todo o dia de domingo, na Orangerie do palácio, sendo que no dia anterior houve um programa de animação que contou com música, exposições de carros e objetos, além de conferências sobre Tintim.

Com informações do site oficial da Moulinsart.
Compartilhe:

sábado, 9 de outubro de 2010

Tintim é destaque em leilão na França

A notícia é destaque em vários sites do mundo: Original de história de Tintim é leiloado por US$ 340 mil. Mais uma vez nosso herói ganha destaque por suas vendas milionárias em um leilão. Desta vez as notícias procedem da venda temática "L'univers du créateur de Tintin", realizada neste sábado, 09/10, na casa de leilões Artcurial, em Paris.


O grande recorde do leilão foi uma página dupla do álbum "O Cetro de Ottokar", desenhada no final dos anos 30 em tinta nanquim e guache. A obra, correspondente às páginas 93 e 94 da edição publicada em 1939, se encontra "em excelente estado de conservação", segundo a casa de leilões tanto que os lances começaram em 180 mil euros (417 mil reais). A peça foi vendida por 246 mil euros (o equivalente a cerca de 570 mil reais, e mais de 340 mil dólares), o valor mais alto pago por uma página dupla em leilão. 


Além deste original, outros itens dedicados a Hergé e Tintim foram oferecidos a leilão neste sábado, somando um total de 429 lotes. Duas páginas de esboços a lápis para o álbum "Voo 714 para Sydney", de 1968, foram arrematadas por 94 e 91,4 mil euros, respectivamente, quando o esperado era entre 60 e 70 mil euros, cada. Uma edição da Casterman de "Os Charutos do Faraó" com capa inédita, datada de 1942, foi vendida por 35 mil euros. Já um original de "Perdidos no Mar", editado em 1958 pela Casterman, custou mais de 27 mil euros ao comprador.

Entre os itens em ofertados também estavam revistas, jornais, recortes, fotografias e muitos objetos relacionados ao universo de Hergé. 85% dos lotes foram vendidos, rendendo a soma de 1.287.244 milhão de euros (mais de 2,98 milhões de reais). A Artcurial trabalhava com uma estimativa de 916 mil euros.

:: Em tempo: vale lembrar que neste domingo, 10/10/10, será realizado outro leilão, a segunda venda Hergé, no Chatêau de Cheverny, que inspirou o Castelo de Moulinsart. Para ver o catálogo de produtos à venda, clique aqui.

Com informações da AFP.
Compartilhe:

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Rapidinhas Tintim por Tintim


:: Do Fórum Tintim por Tintim: Vocês provavelmente se lembram da imagem publicada no Boletim da Trilogia Especial, em agosto deste ano. Ali é possível ver a equipe de produção do filme junto com parte do elenco no último dia das gravações. Mas tem algo naquela foto que muitos não perceberam. Olhando mais de perto, é possível ver uma figura que lembra muito o cãozinho de Tintim. Clique aqui e confira o possível visual de Milu no filme 'Tintim e o Segredo do Licorne'. Aproveite para se cadastrar e discutir o assunto no fórum.

:: O documentário "Moi, Tintin" (Eu, Tintim") será exibido no próximo sábado, 9 de outubro, no centro cultural francês em Pequim. Com entrada gratuita, a exibição será feita em parceria com a Embaixada da Bélgica na China, e será acompanhada por um debate com o diretor. O documentário produzido em 1976 por Henri Roanne-Rosenblatt e Gérard Valet, e conta com fotos e depoimentos em vídeo de Hergé sobre sua maior obra. Sua primeira apresentação ocorreu durante o Festival de Cannes de 1977, e depois em várias partes do mundo. Clique aqui e veja o que parece ser um trecho do filme.

:: Bordúria e Sildávia, dois países vizinhos que aparecem nas aventuras de Tintim, tornaram-se parte da União Europeia. Isso mesmo, os velhos rivais foram nomeados 'Estados membros' do bloco político e da zona do euro. A brincadeira aconteceu na última quarta-feira, 29, durante uma conferência de imprensa. "Se um Estado-membro, seja a Sildávia, seja a Borduria, não cumprir as recomendações da Comissão Europeia (sobre os déficits excessivos), poderemos de decidir sobre as sanções", brincou Olli Rehn, comissário econômico europeu. Tanto a Bordúria, uma ditadura, e a Sildávia, uma monarquia, são países fictícios da Europa Central, apresentados por Hergé no álbum "O Cetro de Ottokar", de 1939. Tintim volta à região durante "O Caso Girassol" e é de lá que parte o foguete dos álbuns "Rumo à Lua" e "Explorando a Lua". Leia mais aqui.

:: Em uma lista divulgada no site do Guardian, uma criação de Hergé também ganhou destaque. O Top 10 dos melhores professores (ou cientistas) da ficção deixou o Professor Girassol, que aparece pela primeira vez no álbum "O Tesouro de Rackham, o Terrível", em 8º lugar. Também figuram na lista nomes como Prof. Moriarty, o maior inimigo de Sherlock Holmes (4º lugar), Van Helsing (3º), Prof. Kirke, das 'Crônicas de Nárnia' (7º), entre outros. O primeiro lugar ficou para o Professor Pesca, do romance "The Woman in White", de Wilkie Collins.
Compartilhe:

domingo, 3 de outubro de 2010

O primeiro pôster oficial de Tintim: a evidência que faltava!


Na falta de grandes novidades, voltamos a falar sobre o primeiro pôster de Tintim. Todo mundo deve lembrar da dúvida que surgiu quando o Collider divulgou a imagem de um cartaz promocional onde não aparecia nada além de uma imagem antiga de Tintim, acompanhada do logotipo do filme e o ano de lançamento. Pouco tempo depois, o site tirou a imagem do ar, alegando que a Paramount Pictures havia pedido. Mas já era tarde demais. A imagem se espalhou rapidamente, e muitos dos que viam se perguntavam: "é verdadeira?", "é fake?", "é oficial?".
Compartilhe:

sábado, 2 de outubro de 2010

Novo livro sobre Hergé e Tintim é lançado em francês

O escritor francês Jean-Marie Apostolidès, professor de literatura francesa e dramaturgia na Universidade de Stanford, na California, nos Estados Unidos, acaba de lançar mais um livro sobre Hergé e Tintim.

Dans la peau de Tintin ("Na Pele de Tintim", em livre tradução) foi lançado no dia 10 de setembro pela editora Les Impressions Nouvelles. Depois de três anos de pesquisa, Apostolidès analisa Hergé e sua obra prima sob quatro aspectos distintos: textual, sociológico, biográfico e psicanalítico.

No site da editora, a descrição do livro fala de Tintim como "uma pele, uma armadura, um escudo" utilizado por Hergé, "em primeiro lugar para conquistar a mulher que amava, depois de obter o reconhecimento social que ele precisava". O texto prossegue se referindo à série como "uma autobiografia camuflada de seu criador".

O livro propõe uma releitura aos álbuns de Tintim sob outra ótica, enxergando as semelhanças com a vida do autor e mensagens que, intencionalmente ou não, ele acabou imprimindo em suas história. A obra também trata da relação entre Hergé e Norbert Wallez, que influenciou profundamente seus primeiros trabalhos. Para ler mais sobre o conteúdo do livro, clique aqui. O site inclui a primeira página da publicação, em francês.

Esta não é a primeira vez que o autor escreve sobre a obra de Hergé. Ele também assinou os livros "Les Métamorphoses de Tintin", "Tintin et le mythe du surenfant" e teve textos publicados nas coletâneas "L'Archipel Tintin" e "Little Nemo, 1905-2005, un siècle de rêves".

"Dans la peau de Tintin" tem 330 páginas e custa 22 euros (aproximadamente 50 reais).

:: Enquanto isso, no Brasil...
Compartilhe:

Translate

Veja também

Veja também
Site oficial de Tintim

Arquivo TPT