03 maio, 2015

Morre Pierre Sterckx, tintinólogo e amigo de Hergé

Foto daqui.
Nascido em 1936 em Bruxelas, faleceu ontem, 02 de maio de 2015, na capital belga, o escritor, crítico de arte e professor Pierre Sterckx. Amigo achegado de Hergé, ele dedicou várias obras ao estudo da obra do pai de Tintim.

Pierre Sterckx teve contato com o mundo de Hergé em 1979, quando colaborou com a exposição "O Museu Imaginário de Tintim", no Palais des Beaux-Arts, em Bruxelas. Tornou-se uma espécie de conselheiro de Hergé nas artes, apresentando o quadrinhista a obras de artistas como Andy Wahrol e Roy Lichtenstein. Escreveu 14 livros dedicados a Hergé, incluindo uma biografia e um título ainda não publicado - "L'art d'Hergé", que deve ser lançado no final de agosto.

"Peter foi um amigo próximo de Hergé", disse Benoît Peeters, outro especialista da obra. "Ele foi quem melhor falou sobre o seu desenho. Mas sua curiosidade foi muito além do que você sabe. Ele tinha 79 anos de idade, mas sempre pareceu muito mais jovem, era tão enérgico e entusiasmado. Vamos lembrar dele". Via ActuaBD.

Aqui no Brasil, nunca tivemos acesso ao material publicado por Pierre Sterckx, mas reconhecemos que seu trabalho é digno de nota para fãs de quadrinhos e artes em geral. Em especial para quem deseja se tornar um tintinólogo.
Compartilhe:

Um comentário:

Fique à vontade para soltar o verbo, marujo!

Translate

Veja também

Veja também
Site oficial de Tintim

Arquivo TPT