14 maio, 2015

Não troque Tintim por Rin Tin Tin

Este artigo é dedicado àquele seu amigo ou parente desinformado que um dia já te perguntou: "Ah, Tin Tin, o cachorro?"... Sim, ele até sabe que você curte uma série baseada em um personagem aventureiro, um tanto antigo, mas nunca fez questão de saber de quem se trata. No máximo, resmungou: "Rin Tin Tin?! Não é do meu tempo". Pois bem, vamos deixar claro para esse povo que Tintim não é Rin Tin Tin.

Rin Tin Tin foi um pastor-alemão de pelo escuro e olhos negros nascido em 1918 na França. Ele foi encontrado em um canil bombardeado junto com sua irmã, Nenette, pelo soldado Lee Duncan, no final da Primeira Guerra Mundial, e levado aos EUA. Nenette teria morrido logo que chegou à América.

Treinado pelo dono desde pequeno, o cão sobrevivente, apelidado Rinty, tornou-se uma astro do cinema em 1922, fazendo o papel de um lobo. Estrelando seu primeiro filme, "Where the North Begins" (Onde o Norte Começa), em 1923. Rin Tin Tin "atuou" em 22 filmes até 1930, quando estreou um programa de rádio inicialmente chamado "The Wonder Dog", onde ele fazia efeitos sonoros.

O Rin Tin Tin original faleceu em 1932, e foi enterrado em sua terra natal, no Cimitière des Chiens, em Paris. O sucesso foi tanto que o astro canino ganhou uma estrela na Calçada da Fama.

Os 4 filhotes do pastor-alemão tornaram-se artistas. Rin Tin Tin Jr apareceu em 8 filmes e 3 seriados cinematográficos nos anos 1930. Rin Tin Tin III estrelou "The Return of Rin Tin Tin", em 1947. Entre 1954  e 1959, Rin Tin Tin IV participou da série "The Adventures of Rin Tin Tin", produzida pelo canal ABC. Os descendentes do Rin Tin Tin original participaram ainda de diversos outros programas e filmes, levando o nome e mantendo vivo o legado do famoso cachorro.


A ideia de um cão inteligente e companheiro inspirou também inúmeras outras produções, como a série brasileira "Vigilante Rodoviário", exibida na década de 1960 pela TV Tupi, que apresentava um cão chamado Lobo, parceiro de aventuras de um policial rodoviário.

Fora a presença de um companheiro canino muito esperto, não há muitas semelhanças entre Tintim e Rin Tin Tin... a não ser o espírito escoteiro de suas aventuras.

Com informações da Wikipédia.
Compartilhe:

5 comentários:

  1. olha o hergé ai tambem no episodío A ILHA NEGRA ..

    ResponderExcluir
  2. Ora viva, boa tarde caros amigos da Banda desenhada, eu tenho aqui em portugal 23 álbuns da Record importados nos anos 70... a pergunta será qual o valor corrente... é que na Grã-Bretanha tenho um comprador que me oferece 200libras.. para livros com 45 anos em excelente estado absoluta e rigorosamente novos, sem terem sido sequer manuseados ou lidos penso que é pouco...

    ResponderExcluir
  3. Eu que moro no interior do Rj, fui em quase todas as principais bancas da minha cidade, ñ achei nd :(

    ResponderExcluir
  4. Aqui em SP capital acho que nem chegou a ser vendido. Geralmente quando sai estas coleções sai até em anúncios na TV e não vi nada sobre e nas bancas nunca vi também. Uma sacanagem eles terem suspendido a coleção já que no Brasil é tudo muito difícil de achar qualquer coisa sobre o Tintim.

    Os livros publicados a maior parte nem são mais aqueles de capa duras, que na minha opinião acho um espetáculo.

    Vou ficar no aguarde da volta da coleção.

    ResponderExcluir
  5. Comprei o meu ,chegou hoje ,ótimo livro para quem adora o RIN TIN TIN....

    ResponderExcluir

Fique à vontade para soltar o verbo, marujo!

Translate

Veja também

Veja também
Site oficial de Tintim

Arquivo TPT