11 outubro, 2010

Leilão em Cheverny rende 365 mil euros

Depois de vender mais de um milhão de euros em um leilão realizado num sábado, Tintim voltou a vender muito no último domingo, 10 de outubro. Na segunda venda Hergé, realizada pela casa de leilões Piasa no Chatêau de Cheverny, no centro-oeste da França, as peças relacionadas ao repórter e seu criador renderam cerca de 365 mil euros - o equivalente a mais de 840 mil reais.

De um total de 400 lotes ofertados, 80% foram vendidos. Entre eles estavam duas esculturas em resina de Leblon-Delienne, uma representando o próprio Tintim (arrematada por 6.630 euros, cerca do dobro do estimado) e outra Jo e Zette, também personagens de Hergé (vendida por 3.825 euros, ultrapassando seis vezes a base de licitação). Segundo a comissária da sessão, Alexis Velliet, estes valores foram as principais “surpresas do leilão”, tornando-se um recorde mundial na venda de peças deste gênero.

Apesar deste recorde, o item que teve o valor mais alto foi uma edição original de "Tintim no Tibete", datada de 1960. Autografado por Hergé, o álbum foi arrematado por 18.500 euros. Em seguida veio um desenho em nanquim e aquarela e intitulado “Tintin, Milou et les animaux au paradis”, que foi vendido por 17.850 euros.

O leilão realizado no Castelo de Cheverny – que serviu de inspiração para o Castelo de Moulinsart, moradia do Capitão Haddock – foi aberto ao público, o que resultou na venda de uma grande variedade de peças e a preços módicos. Segundo a organização, entre os compradores encontravam-se cidadãos americanos, canadenses e espanhóis, além, claro, de belgas e franceses.

A venda ocorreu durante todo o dia de domingo, na Orangerie do palácio, sendo que no dia anterior houve um programa de animação que contou com música, exposições de carros e objetos, além de conferências sobre Tintim.

Com informações do site oficial da Moulinsart.
Compartilhe:

0 comentários.:

Postar um comentário

Fique à vontade para soltar o verbo, marujo!

Translate

Veja também

Veja também
Site oficial de Tintim

Arquivo TPT