18 outubro, 2010

Caso "Tintim no Congo" de volta aos holofotes

Os advogados de Bienvenu Mbutu Mondondo, o congolês que pediu a proibição do álbum "Tintim no Congo" por conteúdos racistas, voltarão a júri no próximo dia 22 de novembro. Ahmed L'Hedim, advogado de Mondondo, solicitará a entrega, pela Casterman e Moulinsart, dos contratos que envolvem a reprodução dos álbuns de Hergé. Segundo o advogado, esses documentos devem ser arquivados, pois atestam bem a responsabilidade da parte defesora pelo conteúdo das publicações.


A defesa, por sua vez, representada pela empresa Berenboom, colocará a questão da competência do tribunal de primeira instância. Para os advogados, Alain Berenboom e Sandrine Carneroli, é o tribunal de comércio que deve julgar o caso, por se tratar da retirada de um produto do mercado.

No último mês de maio, o tribunal de primeira istância (medidas provisórias) já tinha respondido a primeira solicitação da parte defensora. Ela envolveu a apresentação de uma advertência para o autor da denúncia, dada a incerteza sobre sua solvência. O pedido foi indeferido com respeito a Bienvenu Mondondo, mas aceito no caso de Yves Okata. Também natural da República Democrática do Congo, Okata aderiu ao processo, exigindo apenas a inclusão de uma faixa de advertência no livro.

Pelo visto esta história, que já se arrasta há anos, está longe de chegar ao fim...


Com informações do site francês  7sur7.
Compartilhe:

0 comentários.:

Postar um comentário

Fique à vontade para soltar o verbo, marujo!

Translate

Veja também

Veja também
Site oficial de Tintim

Arquivo TPT