COLEÇÃO DE FIGURAS DE TINTIM FINALMENTE NO BRASIL

Todos os detalhes do lançamento da Planeta DeAgostini

ÁLBUNS DE TINTIM EM PRETO-E-BRANCO CHEGAM AO BRASIL

Globo Livros lança réplicas das versões originais de Tintim

ESCUTE AQUI!

Série inédita baseada em "O Lótus Azul" é transmitida no rádio

PELA PRIMEIRA VEZ EM CORES

Veja a capa da nova edição de "No País dos Sovietes"

AS ATADURAS DE TINTIN

Infográfico reúne todas as pancadas que Tintim já levou

TPT ENTREVISTA ISAAC BARDAVID

Assista o bate-papo com o dublador do Capitão Haddock

TPT ENTREVISTA O PRIMEIRO TINTIM DO CINEMA

Jean-Pierre Talbot fala tudo sobre os únicos filmes de Tintim com atores reais

70 ANOS DO JOURNAL TINTIN

Publicações e eventos marcam o aniversário da revista

TPT ENTREVISTA O DUBLADOR DE TINTIM

Oberdan Jr conversa com o blog em vídeo de duas partes. Confira!

sábado, 20 de julho de 2013

Tintim no Tibete: Uma história de amizade

Inspirado no dia do amigo, comemorado em alguns lugares no dia 20 de julho, o TPT resolveu relembrar alguns dos mais memoráveis atos de amizade presentes nas aventuras de Tintim.


Várias histórias de Tintim retratam verdadeiras provas de amizade, como o repórter se arriscando no covil dos gangsters para salvar seu inseparável companheiro Milu, que foi sequestrado em "Tintim na América", ou Tintim e Haddock partindo rumo à América do Sul para resgatar o Prof. Girassol, quando o velho cientista é levado para o Templo do Sol no álbum homônimo. Você deve se lembrar também de Milu caminhando horas a fio para encontrar seu dono que foi preso pelos bandidos no castelo de Moulinsart, em "O Segredo do Licorne", e da viagem dos nossos heróis à Sildávia, em "O Caso Girassol", mais uma vez para salvar o querido professor...

Mas não tem como falar de amizade sem citar uma das obras mais aclamadas de Hergé, "Tintim no Tibete". A primeira prova foi demonstrada pelo repórter para com o jovem chinês Tchang. A relação entre os dois começou logo no primeiro encontro, quando o repórter salvou o menino de um afogamento, no álbum "O Lótus Azul". Anos depois, em "Tintim no Tibete", aquela amizade mostra ainda estar viva quando o jovem oriental desaparece após um acidente de avião no Himalaia. Apesar de todas evidências indicarem o contrário, Tintim está convencido de que seu amigo não está morto, e parte numa perigosa aventura pelas montanhas geladas do Tibete para encontrá-lo.

Ainda em "Tintim no Tibete", outra lição de amizade é dada por ninguém menos que o Capitão Haddock. Enquanto escala uma montanha junto com Tintim, a corda que prende os dois se parte e o Capitão só tem uma escolha a fazer: continuar pendurado e correr o risco de cair e derrubar Tintim ou cortar a corda e cair sozinho. A escolha de Haddock não é outra, senão sacrificar a própria vida para poupar a do amigo.

O tom emotivo de "Tintim no Tibete" pode ser justificado pelo momento que Hergé enfrentava ao criá-lo. Durante a concepção da história, o autor passava por uma fase delicada de sua vida pessoal, com um casamento prestes a ruir, e talvez por isso tenha se preocupado menos com grandes vilões (que são substituídos por uma fera amistosa) para dar espaço a uma trama mais intimista, pacífica, reflexiva. Vale a pena ler e meditar nesta verdadeira história de amizade.

Compartilhe:

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Promoção #TPT5Anos

O TPT está completando 5 anos e, para comemorar, vai presentear 5 leitores que curtem a página do Tintim por Tintim no Facebook. Para participar, é só responder a pergunta: "Que aventura você gostaria de viver ao lado de Tintim?" As 5 respostas mais criativas ganharão prêmios como camisetas, botons e álbuns de Tintim. Não perca esta chance, clique na imagem abaixo e participe!


Não deixe de ler o regulamento e compartilhar a novidade com seus amigos!


Compartilhe:

sábado, 6 de julho de 2013

5 anos de Tintim por Tintim

No dia 6 de julho de 2008, entrava no ar o blog As Aventuras de Tintim, com a proposta de trazer conteúdo ligado ao universo criado por Hergé. Dois anos depois, o espaço passou a ser conhecido como Tintim por Tintim, até hoje o único blog brasileiro dedicado à obra de Hergé. Com 5 anos de vida, o TPT construiu uma história marcada por notícias, especiais, promoções e entrevistas; material indispensável para quem está sempre em busca de novidades e curiosidades sobre o mundo tintinólogo. Essa breve trajetória só tem provado que o Tintim por Tintim é o único blog brasileiro dedicado não só à obra de Hergé, mas principalmente a você!



Para comemorar esta data, o TPT realiza uma nova promoção que vai premiar 5 leitores. Curta nossa fan-page no Facebook e fique ligado para concorrer a livros, camisetas e outros brindes exclusivos!


Compartilhe:

Translate

Veja também

Veja também
Site oficial de Tintim

Arquivo TPT