COLEÇÃO DE FIGURAS DE TINTIM FINALMENTE NO BRASIL

Todos os detalhes do lançamento da Planeta DeAgostini

ÁLBUNS DE TINTIM EM PRETO-E-BRANCO CHEGAM AO BRASIL

Globo Livros lança réplicas das versões originais de Tintim

ESCUTE AQUI!

Série inédita baseada em "O Lótus Azul" é transmitida no rádio

PELA PRIMEIRA VEZ EM CORES

Veja a capa da nova edição de "No País dos Sovietes"

AS ATADURAS DE TINTIN

Infográfico reúne todas as pancadas que Tintim já levou

TPT ENTREVISTA ISAAC BARDAVID

Assista o bate-papo com o dublador do Capitão Haddock

TPT ENTREVISTA O PRIMEIRO TINTIM DO CINEMA

Jean-Pierre Talbot fala tudo sobre os únicos filmes de Tintim com atores reais

70 ANOS DO JOURNAL TINTIN

Publicações e eventos marcam o aniversário da revista

TPT ENTREVISTA O DUBLADOR DE TINTIM

Oberdan Jr conversa com o blog em vídeo de duas partes. Confira!

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Tintim vende mais de 1 milhão de euros em leilão

De acordo com o site belga 7sur7, o leilão "L'Universe de Tintin", realizado pela Artcurial no último sábado, em Paris, rendeu 1.873.396 euros, bem acima do valor esperado, de um milhão. No total, 856 lotes foram oferecidos, incluindo objetos recentes, outros mais antigos e algumas peças raras. 85% dos lotes foram vendidos, "mostrando um mercado muito forte", segundo a casa de leilões.


Entre as melhores vendas, um desenho original baseado em "O Segredo do Licorne", estimado entre 35.000 e 40.000 euros, chegou a 168.900 euros. Outro desenho original de "Voo 714 para Sydney", estimado entre 25.000 e 35.000 euros, foi arrematado por 90.100 euros. Um cartão feito inteiramente à mão por Hergé, mostrando Tintim à bordo do foguete lunar, que estava estimado entre 10.000 e 15.000 euros, alcançou 40.000 euros.


Das três esculturas colocadas à venda, uma estátua de bronze representando Tintim e Milu em tamanho natural, esculpida por Nat Neujean, foi vendida por 143.900 euros - dentro da média estimada, entre 125.000 e 150.000 euros.


Entre os álbuns, uma edição original de "Os Charutos do Faraó", em preto e branco, foi vendida por 51.300 euros - mais do que o valor estimado, entre 38.000 e 45.000 euros. Já a edição original de "Explorando a Lua", assinada por Hergé e seis astronautas, incluindo Buzz Aldrin, foi arrematada por 100.000 euros, cerca de 10 vezes seu valor estimado.


:: Em tempo: O filme "As Aventuras de Tintim" arrecadou, até o último fim-de-semana, mais de US$ 207 milhões. O longa de Steven Spielberg e Peter Jackson ainda não estreou nas Américas, onde chegará a partir de dezembro (dia 9 em Quebéc, Canadá, e dia 21 no restante da América do Norte). O Brasil fechará o ciclo de estreias do filme, em 20 de janeiro de 2012.
Compartilhe:

domingo, 20 de novembro de 2011

Promoção TPT & Cia das Letras

A promoção do Tintim por Tintim em parceria com a Cia das Letras já está no ar. Clicando no banner que aparece acima (ou neste aqui embaixo), você é direcionado para uma página com 10 perguntas relacionadas aos álbuns de Hergé, todos publicados pela editora no país. Os três concorrentes que obtiverem a maior pontuação (por número de acertos e ordem de participação) levarão para casa, cada um, um álbum inédito que reúne as histórias "O Segredo do Licorne" e "O Tesouro de Rackham, o Terrível", duas das inspirações para o filme "As Aventuras de Tintim", de Steven Spielberg.


O regulamento é simples: antes de responder às perguntas, preencha o cadastro com nome completo, CPF, endereço de e-mail, cidade, estado e CEP. É importante informar os dados corretos, pois eles serão essenciais para o envio dos livros, que ficará sob responsabilidade da própria editora. O site permite que vários cadastros sejam realizados a partir do mesmo computador, por isso a inclusão do CPF é de extrema necessidade, visando evitar fraudes. Os participantes que não fizerem o preenchimento dos dados de maneira correta serão automaticamente eliminados, independentemente da pontuação alcançada. O mesmo se aplica a cadastros suspeitos, feitos de um mesmo computador, ou com um mesmo nome. Nesses casos, apenas a primeira resposta enviada será válida.

Não perca tempo, clique no banner e participe. A promoção vai até o dia 05 de dezembro! Quem sabe você não se torna um dos primeiros a colocar as mãos neste tesouro?!
Compartilhe:

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Livro de arte de Tintim será lançado em português


Boa notícia: o livro "The Art of The Adventures of Tintin", uma especie de making of do filme de Steven Spielberg, será publicado em língua portuguesa. Mas antes que os tintinófilos brasileiros se animem, vale citar um detalhe: o livro será lançado em Portugal. Com o título "A Arte de As Aventuras de Tintin", a obra custará 35 euros (para quem quiser importar, cerca de R$ 85,00), e será editada pela ASA, detentora dos direitos de publicação dos álbuns de Hergé no país, em tiragem única de mil exemplares.


Concebido pela equipe da Weta, empresa de Peter Jackson que trabalhou nos efeitos do longa, o livro mostra o processo de evolução do visual do filme, desde as primeiras imagens conceituais até as cenas finais, incluindo material que não chegou às telas dos cinemas. De acordo com o blog Notas Bedéfilas, o volume ainda incluirá um "artwork" concebido especialmente para esta edição, além de prefácios assinados por Spielberg e Jackson.
Compartilhe:

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Comercial do filme para os EUA


A Paramount Picutes divulgou na semana passada um novo comercial do filme "As Aventuras de Tintim". Como o foco é o público norte-americano, totalmente leigo quando o assunto é a obra de Hergé, a distribuidora está usando o sucesso de crítica do filme ao redor do mundo para chamar atenção para o "fenômeno" - nas palavras do próprio narrador. Afinal, a ideia de lançar o filme primeiro na Europa e países em que o personagem é mais popular (I love you, Brazil) sempre teve um objetivo...


"O cruzamento perfeito entre Piratas do Caribe e Indiana Jones", destaca o trailer, visando atrair os fãs das consagradas franquias. Não sei se a ideia é tão atrativa como deveria, pois pelo menos para mim parece diminuir a originalidade de uma obra que sempre causou inspiração - e não foi inspirada pelos sucessos que surgiram depois. Agora é esperar para ver se a estratégia de marketing dá certo e se o exigente público dos Estados Unidos vai repetir as palavras de Nestor: "Sr. Tintim, estávamos esperando por você"...

:: Em tempo: Assista mais um spot de TV do filme, desta vez comparando algumas cenas aos quadrinhos de Hergé. Atenção: pode conter spoilers!


Veja mais spots norte-americanos clicando aqui.
Compartilhe:

Rapidinhas Tintim por Tintim: Novembro

:: O filme "As Aventuras de Tintim" fez sua première norte-americana na última quinta-feira, 10 de novembro. A pré-estreia do filme nos EUA aconteceu durante a noite de encerramento da 25ª edição do AFI Fest, no Grauman's Chinese Theatre. Parte do elenco esteve presente como Jamie Bell (Tintim), Daniel Mays (Allan) e Sebastian Roché (Pedro).


O intérprete de Tintim comentou ao HPE sobre os desafios de interpretar o personagem, afirmando que tentar responder a questões como 'quem ele é' e 'por que seu melhor amigo é um cachorro' estava errado, pois é esse mistério que faz Tintim ser tão fascinante. Durante a apresentação do filme, Bell fez piada com a ausência do diretor: "Desculpem, eu não sou Steven Spielberg. Teria sido melhor, eu sei". Também estiveram presentes no evento cineastas premiados como Clint Eastwood e Pedro Almodóvar.

:: Falando nisso, o primeiro país americano a receber a estreia do filme será o Canadá, com quem Hergé tinha uma relação especial. Em Quebec, província francófona canadense, o longa "As Aventuras de Tintim" será lançado em 9 de dezembro, enquanto nos EUA a estreia só acontece no dia 21 do mesmo mês. Enquanto isso, o Brasil continua como o último país do mundo a receber o filme nos cinemas. Se alguém me explicar a lógica disso, eu agradeço!

:: A Norma Editorial está lançando na Espanha uma biografia de Hergé em quadrinhos (clique aqui para ver uma página em francês). Intitulada "Las Aventuras de Hergé", a publicação de 72 páginas tem roteiro assinado por Jean-Luc Fromental e José-Louis Bocquet, com desenhos de Stanislas Barthélémy. Publicada originalmente na França em 1999, com o título "Les Aventures de Hergé", a obra conta a história do criador de Tintim, de 1914, quando os nazistas invadiram a Bélgica, até 1983, ano do falecimento do artista. O álbum chega ao país em dois idiomas: espanhol e catalão. Será que um dia veremos isso publicado no Brasil?!

:: Em recente matéria publicada no L'Osservatore Romano, do Vaticano, Tintim foi descrito como "um herói do catolicismo". Segundo o jornal, o personagem de Hergé é descrito pelo "Dictionnaire amoureux di catholicisme" como um cavaleiro "imaculado, atraído pelo mistério e pela proteção dos mais fracos". Contudo, o periódico não afirma que Tintim é católico, uma vez que nunca demonstra sinais de sua religiosidade, como rezar ou visitar uma igreja.

:: O periódico romano também defendeu o álbum "Tintim no Congo", afirmando que sua proibição do livro para crianças no Reino Unido seria "uma loucura politicamente correta". A obra mais polêmica de Hergé é vendida com uma tarja em volta da capa, avisando que o retrato dos africanos no álbum poderia ofender alguns leitores e que foram baseados em "estereótipos burgueses e paternalistas" da época. O jornal do Vaticano disse ainda que "é essencial levar em conta o contexto histórico para evitar cair no ridículo", lembrando que o álbum foi concebido em plena década de 1930, e portanto refletia os valores prevalecentes na Europa durante aquele período.

:: Uma livraria na cidade do Porto, em Portugal, guarda pelo menos duas características que nos chamam atenção: Tim Tim Por Tim Tim é o seu nome, e "As Aventuras de Tintim" são destaque entre os livros e álbuns de banda desenhada disponíveis para venda. A livraria foi inaugurada em 2003, e além de Tintim vende álbuns de outros personagens conhecidos, como Asterix & Obelix. Assundo de uma reportagem do JPN, a livraria vende raridades que podem custar de 5 a 500 euros. Para Alberto Gonçalves, o proprietário, "ninguém conseguiu igualar Hergé". Veja fotos da livraria no Fórum Tintim por Tintim.
Compartilhe:

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Bilheteria: 'Tintim' bate recorde na Índia

Depois de estrear na Europa, o filme "As Aventuras de Tintim" desembarcou em países da Ásia, incluindo a Índia, onde fez bonito. A produção de Steven Spielberg e Peter Jackson fez a maior abertura indiana para um longa-metragem de animação, arrecadando somente no último final de semana cerca de US$ 1,3 milhões. O filme também tornou-se a maior abertura de todos os longas de Spielberg no país.

O lançamento na Índia ocorreu na última sexta-feira, 11/11/11 (data inicialmente anunciada para a estreia brasileira), em mais de 350 salas - outro recorde para uma animação - com cópias em inglês e híndi, idiomas mais falados no país. Kercy Daruwala, da Sony Pictures India, comentou sobre o êxito do filme: "Não só é o gênero de animação que está ganhando terreno entre todos os grupos de idade na Índia, mas Tintim é único no sentido de que a franquia é apreciada e valorizada por um público muito vasto, de crianças a adultos que cresceram com Tintim", disse ao THR.

:: Bilheteria atualizada

"As Aventuras de Tintim" já arrecadou US$ 159,1 milhões em cerca de 50 mercados ao redor do mundo (entre a Europa e o Oriente Médio, além de alguns países da Ásia), e se encontra no topo das bilheterias de países como Bélgica, França e Portugal desde a estreia, há três semanas. Os números já ultrapassam o valor que o filme custou para ser produzido, por volta de US$ 135 milhões, mas os gastos com publicidade ainda precisam ser cobertos. Como ainda não estreou em diversos mercados, incluindo as Américas, não há dúvidas de que isso acontecerá.

Com informações do Box Office Mojo.
Compartilhe:

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Tintim na terra do Arumbaya



Como parte do festival 23º Europalia Brasil, o Museu Hergé abriga desde outubro de 2011 uma exposição que viaja pela história de "O Ídolo Roubado", para descobrir as tribos que vivem no território selvagem de San Theodoros. Para desenvolver uma exposição que realmente leva as pessoas da ficção para a realidade, o Museu Hergé fez uma parceria com o Museu Real de Arte e História em Bruxelas.

Descubra a história real do explorador belga, o Marquês de Wavrin. Veja em exposição no museu a arte amazônica original que inspirou Hergé como ele criou essa história, incluindo a estátua Chimu original que inspirou na criação do fetiche Arumbaya. A exposição estará aberta até 04 de março de 2012.
Compartilhe:

terça-feira, 8 de novembro de 2011

TPT e Cia das Letras apresentam...

A Companhia das Letras, editora oficial dos álbuns de Tintim no Brasil, em parceria com o Tintim por Tintim, o único blog brasileiro dedicado à obra de Hergé, oferece aos leitores e apreciadores da série a oportunidade de levar para casa uma edição especial com dois dos álbuns que inspiraram o novo filme de Steven Spielberg, "As Aventuras de Tintim".


Seja um dos primeiros a ter em mãos a obra inédita que reúne os álbuns "O Segredo do Licorne" e "O Tesouro de Rackham, o Terrível" em um só volume, e desembarca nas lojas brasileiras em novembro. Para concorrer, basta participar de um quiz sobre o universo de Tintim e provar por que você merece ganhar uma das três edições do lançamento, oferecidas pela Cia das Letras. O link para o quiz será divulgado no Tintim por Tintim ainda nesta semana, e os três primeiros colocados serão premiados com um livro, cada. 

Para você que aguarda ansioso pela estreia de Tintim nos cinemas, esta é uma oportunidade e tanto para completar - ou iniciar! - sua coleção de álbuns da série de aventuras do jovem repórter. Então não perca tempo... Entre na batalha por este tesouro!
Compartilhe:

sábado, 5 de novembro de 2011

Tintim tenta uma vaga no Oscar

Acaba de ser divulgada a lista com os 18 filmes inscritos na categoria de Melhor Longa-Metragem de Animação do Oscar 2012, e como não poderia deixar de ser, o filme de Tintim disputa uma vaga. Os indicados pela Academia (que poderão chegar a cinco) serão divulgados no início do ano, e a 84ª cerimônia de entrega do Oscar ocorrerá em 26 de fevereiro de 2012, com apresentação de Eddie Murphy. Confira abaixo a lista completa, e faça suas apostas:

As Aventuras de Tintim (The Adventures of Tintin)
Alois Nebel (ainda sem título em português)
Alvin e os Esquilos 3 (Alvin and the Chipmunks 3: Chipwrecked)
Operação Presente (Arthur Christmas)
Carros 2 (Cars 2)
A Cat in Paris (sem tradução)
Chico & Rita
Gnomeu & Julieta (Gnomeo & Juliet)
Happy Feet 2 (Happy Feet Two)
Deu a Louca na Chapeuzinho 2 (Hoodwinked Too! Hood vs. Evil)
Kung Fu Panda 2 (O Panda do Kung Fu 2 - em Portugal)
Marte Precisa de Mães (Mars Needs Moms)
Gato de Botas (Puss in Boots)
Rango
Rio
Os Smurfs (The Smurfs)
O Ursinho Pooh (Winnie The Pooh)
Wrinkles (ainda sem título em português)


Da lista acima, praticamente estão descartados os filmes "Alvin e os Esquilos 3" (que ainda não estreou no Brasil) e "Os Smurfs", porque misturam animação com atores reais. "Marte Precisa de Mães" foi um fracasso retumbante de público e crítica, tanto que chegará ao Brasil diretamente em DVD. "Deu a Louca na Chapeuzinho 2" não tem "cara" de Oscar, graças à (baixa) qualidade da animação - tecnicamente falando. A Pixar praticamente abriu mão do prêmio com "Carros 2", de longe o filme mais fraco da história do estúdio, já a Disney bem que poderia ser indicada, por voltar a apostar em animação tradicional, com "O Ursinho Pooh".

Entre as animações restantes, estão algumas que ainda não estrearam no Brasil, como "Alois Nebel", "Wrinkles", "Operação Presente", "Happy Feet 2" e "Gato de Botas", por isso não sabemos o que esperar. Mas dentre as que já foram lançadas, os destaques ficam entre "Rio", "Kung Fu Panda 2" e "Rango", este último o melhor dos três, na minha opinião. Se a Academia vai considerar "As Aventuras de Tintim" como animação, ainda não sabemos, mas não existem dúvidas sobre qual é a aposta dos tintinófilos...
Compartilhe:

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Segundo filme de Tintim pode não ser "O Templo do Sol"

Em entrevista à BBC, o escritor e roteirista Anthony Horowitz (foto), confirmado para o segundo filme baseado na série "As Aventuras de Tintim", afirmou que a história da sequência "ainda está em discussão". Diferente do que o diretor Steven Spielberg disse há alguns dias, sobre 'o roteiro já estar pronto', Horowitz disse: "Isso era verdade há alguns meses, mas eu posso te dizer que eu acho que o segundo filme não será O Templo do Sol", como havia sido divulgado.

"No momento estou tentando montar uma história que irá agradar a todos", afirmou o roteirista, explicando que isto "é muito difícil de se fazer". E deve ser mesmo, já que a segunda aventura cinematográfica de Tintim deve incluir partes de "O Tesouro de Rackham, o Terrível" e mais um ou dois álbuns da série criada por Hergé.

Criador de "Alex Rider" (que ganhou uma versão cinematográfica em 2006) e escritor de novos contos do detetive "Sherlock Holmes" (autorizados pelos herdeiros de Conan Doyle), Horowitz confessa: "Eu sou um grande fã de Tintim, eu cresci com ele e estou tentando ficar preso nisso, mas ainda estamos um pouco distantes de realmente ter um roteiro..."

"A boa notícia é que, se ["O Templo do Sol"] não for o segundo filme, vai ser o terceiro, então na verdade eu poderia acabar com dois 'Tintins' no meu currículo", conclui Anthony Horowitz.


:: O favorito de Spielberg...

Em recentes entrevistas sobre a trilogia Tintim, o cineasta Steven Spielberg se esquivou de uma pergunta em comum "Qual o seu álbum favorito de Tintim?" A resposta do diretor foi a mesma: "Não vou dizer. Porque quero que seja o terceiro da trilogia e prometi a Peter que não falaríamos publicamente sobre ele... Me pergunte daqui a dois anos".

Tendo como base as declarações de Anthony Horowitz, será que o favorito de Spielberg é o díptico "As 7 Bolas de Cristal / O Templo do Sol"? E mais, com essa resposta, o cineasta não estaria confirmando a produção do terceiro filme da franquia?! É esperar para ver...
Compartilhe:

Translate

Veja também

Veja também
Site oficial de Tintim

Arquivo TPT