COLEÇÃO DE FIGURAS DE TINTIM FINALMENTE NO BRASIL

Todos os detalhes do lançamento da Planeta DeAgostini

ÁLBUNS DE TINTIM EM PRETO-E-BRANCO CHEGAM AO BRASIL

Globo Livros lança réplicas das versões originais de Tintim

ESCUTE AQUI!

Série inédita baseada em "O Lótus Azul" é transmitida no rádio

PELA PRIMEIRA VEZ EM CORES

Veja a capa da nova edição de "No País dos Sovietes"

AS ATADURAS DE TINTIN

Infográfico reúne todas as pancadas que Tintim já levou

TPT ENTREVISTA ISAAC BARDAVID

Assista o bate-papo com o dublador do Capitão Haddock

TPT ENTREVISTA O PRIMEIRO TINTIM DO CINEMA

Jean-Pierre Talbot fala tudo sobre os únicos filmes de Tintim com atores reais

70 ANOS DO JOURNAL TINTIN

Publicações e eventos marcam o aniversário da revista

TPT ENTREVISTA O DUBLADOR DE TINTIM

Oberdan Jr conversa com o blog em vídeo de duas partes. Confira!

sábado, 25 de julho de 2009

Tintim e a Alfa-Arte 30

Não falei que tinha muita ação a caminho?...
Compartilhe:

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Comic-Con 2009: Peter Jackson conta as novidades


A San Diego Comic-Con é um dos maiores festivais de quadrinhos do mundo, e o mais importante dos Estados Unidos. O evento completa 40 anos em 2009, e entre os presentes esse ano, esteve o diretor e produtor Peter Jackson.

Um seleto grupo de jornalistas que estiveram presentes no Hotel Solamar, San Diego, ontem à noite, teve a oportunidade de conversar por cerca de 90 minutos com Jackson, produtor do primeiro filme de Tintim, e diretor do segundo.

Depois de falar sobre seus próximos projetos para o cinema, incluindo O Hobbit e The Lovely Bones, Jackson contou as novidades da adaptação de Tintim para a telona, The Adventures of Tintin: Secret of the Unicorn. Confira agora as informações mais importantes dadas por ele na coletiva:

Depois de seis semanas, Steven Spielberg, diretor e co-produtor do longa, completou as primeiras gravações, usando a tecnologia de captura de movimentos. Agora o trabalho se resume à Nova Zelândia, onde começa a importante função de Jackson: "vou ficar de olho nos efeitos especiais", que estão sob responsabilidade de sua empresa Weta, a mesma que cuidou dos efeitos de King Kong e O Senhor dos Aneis.

Jackson ainda falou sobre a possível escolha do álbum que inspirará à sequência: "Para o segundo filme, estou mantendo minhas opções em aberto no momento, mas estou muito inclinado para As Sete Bolas de Cristal", que tem continuação em O Templo do Sol. Mas antes de bater o martelo sobre qual aventura dará tema a 'Tintin 2', ele pretende fazer uma re-leitura da coleção completa, mesmo já tendo lido todos os álbuns "cerca de três vezes nos últimos dois anos".

O clima nos bastidores de Secret of the Unicorn parece bom: "Todo mundo que está trabalhando em 'Tintin' é um fã da história", conta Jackson. "Cresci com esses livros", que faziam um enorme sucesso na Inglaterra e na Nova Zelândia durante sua infância. "Todos que estão trabalhando no filme, de alguma forma, cresceram com Tintim", conclui Jackson, que ainda confirma que a ligação de Spielberg com Tintim começou após seu primeiro filme, Os Caçadores da Arca Perdida, que tinha um tipo de história muito "tintinesca" - como você viu aqui.

Como o diretor e produtor ainda precisa concluir o roteiro de O Hobbit, a data para o início das filmagens da sequência de Secret of The Unicorn está definida provisoriamente para o segundo semestre de 2010, um ano antes do lançamento do primeiro, em outubro de 2011.

.: Para informações além de Tintim que rolaram na entrevista de Peter Jackson, acesse os sites IGN e Empire Online.

.: E para amanhã, o Omelete promete sua primeira entrevista com o diretor. Fique ligado!
Compartilhe:

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Além de Tintim: O dia que o homem pisou na lua

Hoje o mundo comemora o 40º aniversário da suposta chegada do homem à Lua. Apesar das teorias conspiratórias que insistem no contrário, Neil Armstrong e Buzz Aldrin entraram para a história como os primeiros homens a pisar em nosso satélite natural.

Mas será que eles foram realmente os primeiros? Essa matéria não tem como objetivo negar ou afirmar o ocorrido em 20 de julho de 1969, mas sim aproveitar o gancho para falar sobre grandes personagens que chegaram à lua... e muito antes dos estadunidenses!

Mais de um século antes do Apollo 11 pousar em solo "lunático", uma organização bélica americana conhecida como Gun Club (Clube do Canhão) teve a ideia de arremessar um projétil em direção à lua. Michel Ardan foi ainda mais longe: propôs que o projétil fosse tripulado, e se apresentou como candidato a "astronauta". Junto com mais dois membros do clube, além dos cachorros Diana e Satélite, Ardan embarcou na perigosa aventura, descrita no livro Da Terra à Lua, escrito pelo francês Julio Verne (De la Terre à la Lune) em 1865.

A obra À roda da Lua (Autour de la Lune, 1869), do mesmo autor, conta o que aconteceu com os três astronautas na órbita lunar e a volta à Terra, após não conseguirem alcançar seu alvo.

No início do século XX, o também francês Georges Méliès levou o homem à lua, mas dessa vez pela tela do cinema. O filme Viagem à Lua (Le Voyage dans la Lune) foi baseado na obra de Julio Verne. Gravado em preto e branco com duração de 14 minutos, foi também o primeiro filme a tratar de seres alienígenas.

Em 1948, os americanos passaram na frente de novo! Muito antes da cadela russa Laika ser lançada no espaço, a Warner Bros. enviou o coelho Pernalonga ao satélite, no curta metragem Coelho Espacial (Haredevil Hare).

No final do filme, depois de uma guerra entre o coelho e Marvin, o Marciano, a lua é praticamente destruída, restando uma parte em forma minguante.

Mas vamos aos primeiros humanos que "de fato" pisaram na Lua...

Em 1953, uma equipe de cientistas liderados pelo Prof. Trifólio Girassol começava a se preparar para uma expedição lunar à bordo do foguete X-FLR6. É no álbum Rumo à Lua (Objectif Lune) que Hergé documenta, de forma cuidadosa e bem executada, os preparativos para esta viagem - isso dezesseis anos antes dos americanos embarcarem no Apollo 11. A aventura seguinte, Explorando a Lua (On a Marché sur la Lune), de 1954, mostrou a chegada do grupo de exploradores ao satélite. Tintim, Milu, Capitão Haddock e os Dupondt faziam parte da tripulação.

Enquanto o mundo comemora os 40 anos da aterissagem do homem na Lua, Tintim já pisou nela há mais de 55 anos!

Falando nisso...

.: Em 1987 foi lançado um video game baseado na aventura de Tintim na lua. Tintin on the Moon foi o primeiro jogo estrelado pelos personagens de Hergé. Originalmente prjetado pela Infogrames para ZX Spectrum, Amstrad CPC (e outras platafomas), em 1989 ganhou uma versão para PC, pela Probe Entertainment.
Como é de se esperar, Tintin on the Moon tem tecnologia bem primitiva, e pode ser rodado de Windows 95 a XP, através do DOS. Pode parecer chatinho (e realmente é!), mas vale guardar como relíquia.
Para fazer o download, clique aqui ou acesse o site Lemon.

.: Para conhecer outros personagens que pisaram na lua antes de 1969, visite o Omelete. O site publicou um artigo sobre o assunto, mas pelo visto esqueceu de citar Tintim.

.: Se gosta de ler sobre as teorias conspiratórias a respeito do homem na lua, veja um artigo que saiu na Folha Online, clicando aqui. E se acredita que o homem ainda vai pisar na lua, leia esse aqui e descubra quando.

Com informações dos sites Wikipedia, Lemon e Omelete.
Compartilhe:

Tintim e a Alfa-Arte 29

Tintim sai em busca da verdade...

Quem estará do outro lado da linha???
Aos poucos o cenário vai mudando... Em breve muita ação nas páginas de Tintim e a Alfa-Arte!

.: E ainda essa semana, não perca uma postagem especial sobre a progressão da Alfa-Arte. E mais além de Tintim: quando o homem pisou na lua?

Fique ligado: Tintim no Brasil é só aqui!
Compartilhe:

sábado, 18 de julho de 2009

Steven Spielberg fala sobre Tintim no cinema

No finalzinho de junho, Steven Spielberg deu uma entrevista ao site francês Le Figaro, onde comentou seus futuros projetos, e, é claro, a adaptação de Tintim para os cinemas. Entre outras coisas, o diretor de The Adventures of Tintin: Secret of The Unicorn falou sobre o encontro que teria com Hergé e o motivo de não fazer um longa de Tintim com atores reais. Ele ainda desconversa quando questionao sobre o terceiro filme... Confira a parte da entrevista que nos interessa:

La Figaro: Você acabou de gravar a primeira parte das aventuras de Tintim. Pode nos lembrar a origem deste projeto?
Steven Spielberg: Em 1981, quando foi lançado Os Caçadores da Arca Perdida, li uma crítica que mencionava a semelhança do filme com o tom das aventuras de Tintim, que eu nunca tinha ouvido falar até então. Mandei meu assistente fazer uma busca e ele retornou com cinco álbuns, incluindo O Segredo do Licorne. Eles estavam em francês, mas eu entendi todos apenas através dos desenhos, que achei absolutamente geniais. Eu mostrei à [produtora] Kathleen Kennedy , que também ficou tão animada quanto eu.

Alguma vez você encontrou Hergé?
Eu liguei para ele em 1983, enquanto estava rodando Indiana Jones e o Templo da Perdição em Londres. Então ele me convidou para ir até seu estúdio na Bélgica ver os seus arquivos, mas morreu alguns dias antes de nosso encontro. Uma semana após seu funeral, fomos ver sua viúva, Fanny. Ela queria discutir o nosso interesse pela obra de seu marido. Foi aí que assinamos o acordo para um dia trazer as aventuras de Tintin às telas do cinema. E, como muitos dos meus projetos, este levou muitos anos para dar certo...

Em que estado de espírito você estava no primeiro dia de filmagem de "Secret of the Unicorn", no último 26 de janeiro?
O mesmo que para qualquer outro dos meus filmes. Como sempre, a equipe se reuniu e fizemos um brinde para uma filmagem bem sucedida e sem acidentes. Foi tudo. Nada de complicado ou filosófico: só a esperança de fazer um bom filme.

Só que desta vez você gravou por trinta e dois dias em motion-capture, tecnologia inédita para você...
Para homenagear a obra de Hergé e seu universo único, achei que não deveria fazer um filme em live action altamente estilizado, com atores usando o tipo de caracterização presente em Les Oranges Bleues e La Toison D'or, mas sim adotar uma tecnologia de animação que permite a maior semelhança possível com os desenhos originais. Daí a escolha de um filme em captura de movimentos. Esta experiência representou um desafio interessante, porque eu tinha realmente que entender como um diretor tradicional como eu poderia continuar através deste meio, que é tudo menos tradicional. Eu nunca trabalhei em um espaço virtual, sem cenário. Os atores estão lá, e desempenham seu papel, mas os acessórios são reduzidos a meros filho de ferro, sendo todo o resto do acrescentado numa fase posterior, pelos animadores. Com Tintim, tive que adaptar minha filosofia, reavaliar minha gramática de cinema, mudar minha abordagem com as colocações desenvolvidas continuamente. A primeira semana foi difícil, então estou feito, depois de desenvolver minhas próprias brânquias para respirar quando submerso!

Como é a parceria com Peter Jackson, cuja empresa Weta está a cargo dos efeitos especiais do filme, que exigirão dezoito meses de trabalho?

Esta é a primeira vez que eu trabalho tão estreitamente e em total harmonia com outro cineasta. Mesmo se estivesse na Nova Zelândia, Peter estava literalmente presente todos os dias, graças à nossa video-conferência via internet. Depois de cada tomada, eu poderia lhe perguntar o que pensava. Às vezes ele me propunha alguns ajustes com os atores, então logo eu lhes avisava.

Na sequência, Peter Jackson dirigirá "O Tesouro de Rackham, o Terrível". E depois? Vocês anunciaram uma trilogia: que aventura vão adaptar?
É um segredo... Só posso dizer que provavelmente co-dirigiremos.

Para ver a entrevista completa (em francês), onde o diretor e produtor de 62 anos fala sobre Tintim, Transformers 2, e outros sucessos da carreira, clique aqui.

Lembrando primeiro longa de Tintim dirigido por Steven Spielberg será baseado nos álbuns O Caranguejo das Tenazes de Ouro e O Segredo do Licorne. A estreia no Brasil está marcada para outubro de 2011. Até lá você acompanha todas as notícias aqui, no blog brasileiro dedicado a Tintim.
Compartilhe:

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Um ano de Aventuras de Tintim

Há exatos dez dias ocorreu algo muito importante para o Blog As Aventuras de Tintim: completamos 1 ano no ar!

Foi no dia 6 de julho de 2008, ao meio-dia, que entrou no ar a primeira postagem do blog. E de lá pra cá trouxemos notícias e especiais sobre o maravilhoso universo criado por Hergé.

O Início

A ideia de criar um blog sobre Tintim já vinha de muito tempo. Mas, como não tinha nenhuma experiência, nunca tive coragem de levar o projeto adiante.
Além disso, mesmo curtindo Tintim desde a infância, nunca soube tudo a respeito do personagem. Para se ter uma ideia, meu primeiro álbum foi adquirido já na fase adulta, e ainda não possuo a coleção completa!
Certo dia, meses depois de ter criado o blog Opinião & Opção, resolvi colocar a ideia em prática. Sabia que teria um desafio pela frente - às vezes passo horas pesquisando - mas ainda não sabia um detalhe importante: que título usar...
Tintin - O Filme, Tintim Brasil, Tintinófilo Brasil, Tudo sobre Tintim - esses foram só alguns dos nomes que passaram pela minha cabeça. Até que optei pelo título atual, As Aventuras de Tintim, que no endereço leva o "N" no final, para facilitar nos sites de busca.

Dos álbuns às telonas

Desde o início, o objetivo do blog é informar e entreter, trazendo o máximo possível de notícias e curiosidades sobre a obra de Hergé. Entre os assuntos mais abordados está a adaptação de Tintim para os cinemas.
Como único blog ativo dedicado ao personagem no país, aqui você ficou sabendo sobre a escalação do elenco, o início das gravações, o troca-troca de distribuidoras e os detalhes sobre o roteiro, produção e direção do longa de Steven Spielberg e Peter Jackson, The Adventures of Tintin: The Secret of the Unicorn, que tem estreia marcada para outubro de 2011.

O melhor para o leitor

Escrever este blog é uma grande honra. Não me importo em perder horas fazendo pesquisas sobre Tintim e seu universo, pois isso só tem a somar para o blog - quanto mais, melhor!
E para ficar ainda mais agradável para o leitor, o blog sempre traz diversão, como os Jogos dos Erros, além de curiosidades e entretenimento que vão além de Tintim.
Matérias especiais fizeram parte deste primeiro ano de história. Personagens de destaque nos álbuns de Hergé, como Milu e Abdallah (que até já invadiu o blog!), tiveram sua personalidade e histórico detalhados. É só clicar aqui para ver todos eles.
Seria covardia falar sobre isso e não citar o especial, em duas partes, sobre os detetives Dupondt, onde foi comprovado que eles não são gêmeos... E eu diria mais: seria uma covardia!
Que dizer então da promoção realizada pelo blog em parceria com a LogOn? Na ocasião, os tintinófilos responderam a um Quizz sobre Tintim e Hergé. O vencedor levou pra casa o Box com todos os episódios da série baseada nos quadrinhos.

O "carro-chefe"...

É claro que não podemos falar sobre o aniversário do blog sem lembrar da página nossa de cada semana... Desde dezembro de 2008, publicamos com exclusividade a versão pastiche da obra inacabada de Hergé, Tintim e a Alfa-Arte. É a primeira vez que os brasileiros têm a oportunidade de ler o álbum recolorido traduzido para o português, já que ele está disponível na internet apenas em outros idiomas.

Futuro

Tintim completou 80 anos em 2009, mas nem por isso está esquecido. Enquanto for possível, farei o que for necessário para continuar passando seus valores e significado para as novas gerações. O blog deve continuar ativo ainda por muito tempo, é o que espero. Ainda há muito o que falar sobre Hergé, Tintim e suas aventuras, e mesmo quando o assunto estiver acabando, cavaremos fundo até encontrar mais... Conto com o ânimo dos tintinófilos para tornar isso possível.

Para finalizar, obrigado a todos aqueles que, uma vez ou outra, passaram por aqui durante este primeiro ano de estrada. O blog foi feito para vocês!
Compartilhe:

sábado, 11 de julho de 2009

Tintim e a Alfa-Arte 28

Pessoal, desculpem mais uma vez o atraso. Além de não conseguir acessar o Blogger na semana passada, um problema de saúde na família me fez ficar fora da cidade por nove dias. Assim, não tive como atualizar meus blogs, nem meu Twitter. Mesmo assim, fiz questão de postar a página 28 de Tintim e a Alfa-Arte no Twitpic. Para quem ainda não viu, aí está:

Está se desenrolando...

Curiosidade

.: Muito bem, J. Júnior! Você acertou as duas referências a Hergé que apareciam nas páginas anteriores. Confiram abaixo:

Página 26: Hergé faz uma "pontinha" em Tintim e a Alfa-Arte, assim como já aconteceu anteriormente em outros álbuns. Mas note que, no pastiche, o criador de Tintim está visivelmente mais velho. É que a aventura foi criada no início da década de 1980, pouco antes de sua morte, quando ele já estava grisalho.

Página 27: Aqui aparecem as iniciais de Hergé, em dois quadrinhos. No primeiro quadrinho, "RG", como é pronunciado seu pseudônimo. No segundo, "GR", iniciais de Georges Remi, seu nome verdadeiro.

.: Não perca, em breve, uma relação completa das aparições de Hergé nos episódios da série. E mais: a evolução da Alfa-Arte - como a aventura foi adaptada no decorrer do tempo...

.: E na semana que vem, é claro, a investigação continua em mais uma página!
Compartilhe:

Translate

Veja também

Veja também
Site oficial de Tintim

Arquivo TPT