05 janeiro, 2010

Morreu Tibet, antigo colaborador de Hergé

No último sábado, 02/01, morreu Tibet (foto), um dos últimos colaboradores de Hergé ainda vivos. O motivo da morte foi uma embolia pulmonar, segundo informou a televisão belga RTBF.

Nascido em 1931 em Marselha, França, Gilbert Gascard foi viver na Bélgica com a família quando tinha cinco anos de idade. Aos 16, começou a trabalhar nos estúdios da Disney em Bruxelas, para o "Mickey Magazine", e aí conheceu André-Paul Duchâteau, futuro diretor da revista "Tintin".

Entrou para equipa desta revista em 1950, onde criou Chick Bill (veja a imagem acima), uma fábula com animais que tinha por cenário o faroeste norte-americano. O cowboy - que ganhou forma humana a partir da terceira aventura - protagonizou 69 álbuns publicados a partir de 1954.

Em 1958, Tibet criou, com argumento de Duchâteau, o jornalista Ric Hochet (ao lado), a personagem mais conhecida da dupla. Publicaram cerca de 70 álbuns desta série.

O nome artístico de Gilbert Gascard foi criado pelo irmão mais velho que, com um ano e meio de idade, não conseguia pronunciar Gilbert.

Fonte: Publico.pt

Compartilhe:

0 comentários.:

Postar um comentário

Fique à vontade para soltar o verbo, marujo!

Translate

Veja também

Veja também
Site oficial de Tintim

Arquivo TPT