18 novembro, 2021

Clube de Leitura Tintinófilo - Vol. 04: Os Charutos do Faraó


Chegamos à quarta edição do Clube de Leitura Tintinófilo, e dessa vez conversamos sobre um álbum muito marcante em termos visuais e narrativos: "Os Charutos do Faraó".

A aventura foi originalmente publicada como "Tintim no Extremo-Oriente" no Le Petit Vingtième a partir de 1932, e ganhou sua primeira edição em álbum em 1934. Nessa aventura, Tintim viaja para o Extremo Oriente, quando se vê no meio de uma trama envolvendo uma suposta maldição de um Faraó egípcio e uma gangue de traficantes de ópio. Do Egito a Índia, do mar ao deserto, nosso repórter favorito e seu fiel cão Milu enfrentam perigos e encontram figuras que se tornarão recorrentes em suas vidas...

No bate-papo, que ocorreu em agosto, conversamos sobre as principais influências de Hergé, o contexto da época, as diferenças entre as edições colorida e preto-e-branco, além das origens de personagens como os os detetives Dupond e Dupont e o português Oliveira da Figueira. Uma edição não foi suficiente para falar sobre um dos álbuns que marcou o início da carreira de Hergé. Na segunda parte, exploramos mais curiosidades e também conhecemos mais alguns itens da coleção do tintinófilo Manoel Marques, que fez a apresentação inicial do encontro.

PARTE 1:


PARTE 2:

Links relacionados:
Se você também é fã de Tintim e tem interesse em fazer parte do clube, inscreva-se através de mensagem direta nas redes sociais do TPT e participe. Todo mês nos reunimos para uma conversa descontraída sobre os álbuns de Hergé, em ordem cronológica.

Siga o TPT nas redes:
TPT no Instagram
TPT no Facebook
Canal TPT no Youtube

Nas próximas edições teremos uma obra-prima de Hergé: O Lótus Azul, seguida por O Ídolo Roubado... ou seria A Orelha Lascada?!
Compartilhe:

0 comentários.:

Postar um comentário

Fique à vontade para soltar o verbo, marujo!

Translate

Veja também

Veja também
Site oficial de Tintim

Arquivo TPT