25 outubro, 2016

Resultado: Concurso Cultural "Eu Mereço um Tintim Original"

O TPT, em parceria com a Globo Livros, realizou um concurso cultural que vai premiar três leitores, cada um com um álbum inédito de Tintim. Réplicas das publicações originais de Hergé, em preto-e-branco, os livros serão enviados para os participantes que acertaram mais respostas primeiro no Quiz. Confira o resultado a seguir e, mais abaixo, as respostas às perguntas do concurso.


Os ganhadores do concurso cultural "Eu mereço um Tintim original são:

Vitoria Medeiros Titton
Porto Alegre, RS

Natalia Marques Abramides
Bauru, SP

Veronica Andrade
Salvador, BA

Parabéns aos ganhadores! Os livros serão enviados pela Editora Globo no endereço que deve ser enviado através do e-mail contato@tintimportintim.com ou via mensagem direta nos perfis do TPT nas redes sociais.

Curta o Facebook, siga Twitter e o Instagram do Tintim por Tintim.

Veja agora as respostas a todas as perguntas do Quiz:

1. A capa do fac-símile de "Tintim na América", lançado no Brasil pela Globo Livros, é uma reprodução da versão do álbum de qual ano?
a) 1932
b) 1937
c) 1945
d) 1970

:: Apesar de ser uma reprodução da história publicada em 1932, o álbum replica a capa da edição lançada em 1937. Esta versão trouxe pela primeira vez as quatro artes coloridas de Hergé para a aventura, que também estão na versão da Globo Livros. Além dessas, "Tintim na América" teve pelo menos mais duas capas diferentes.

2. Qual foi a primeira aventura de Tintim a ser publicada em cores?
a) Tintim no Congo
b) Tintim na América
c) Os Charutos do Faraó
d) O Lótus Azul

:: "Tintim na América" começou a ser publicado em cores na revista "O Papagaio", de Portugal, em 1936. Nem mesmo Hergé havia publicado uma aventura colorida antes da façanha lusitana. Veja a primeira página e saiba mais no especial dedicado ao álbum, publicado aqui.

3. Qual desses nomes pertence a apenas um personagem dos álbuns de Tintim?
a) Gibbons
b) Nestor
c) Miller
d) Tom

:: Há dois Gibbons nas aventuras de Tintim, em "Tintim no Congo" e "O Lótus Azul";
:: Além do mordomo de Moulinsart, há um certo Nestor Halambique que aparece em "O Cetro de Ottokar";
:: Tom é um nome bem frequente nos álbuns de Tintim. Entre os mais relevantes, podemos citar um dos vilões de "Tintim no Congo" (veja aqui), um criminoso em "Tintim na América" e um dos capangas de Allan Thompson em "O Caranguejo das Pinças de Ouro" e em "Os Charutos do Faraó".
:: Sendo assim, Miller - não Müller, como o doutor da Ilha Negra - é o único dos personagens mencionados que não divide seu nome com outro. Ele é um vilão em "Rumo à Lua" e "Explorando a Lua".

4. A aula de geografia da versão original de "Tintim no Congo" foi substituída por uma aula de qual matéria na revisão do álbum?
a) História
b) Matemática
c) Francês
d) Artes

:: A polêmica aula de geografia foi substituída por uma aula de matemática, onde Tintim tenta colocar na cabeça dos pequenos congoleses que dois mais dois são quarto. Mais detalhes no especial sobre o álbum, publicado aqui.


5. Qual foi o primeiro álbum a ser traduzido para outro idioma?
a) No País dos Sovietes
b) Tintim no Congo
c) Tintim na América
d) Os Charutos do Faraó

:: A revista portuguesa "O Papagaio" foi pioneira em levar Tintim para um idioma não francófono. "Tim-Tim na América do Norte" foi o título dado à primeira aventura traduzida por Adolfo Simões Müller, inicialmente sem conhecimento de Hergé. O criador de Tintim não teria gostado de algumas modificações na HQ, como a adaptação do nome do repórter. Será que ele gostou do nome de Milu, que passou a se chamar Rom-Rom?

6. Quais personagens de Hergé aparecem no quadrinho inicial da primeira versão de "Tintim no Congo"?
a) Dupond e Dupont
b) Quick e Flupke
c) Jo, Zette e Jocko
d) Popol e Virginie

:: Quick e Flupke são os únicos personagens conhecidos de Hergé a fazer uma aparição no primeiro quadrinho da versão original de "Tintim no Congo". Na versão colorida, além da dupla de pestinhas de Bruxelas, aparecem também os detetives Dupond e Dupont.


7. O vilão Rastapopoulos nunca cometeu um desses crimes, pelo menos em um álbum de Tintim. Qual?
a) Falsidade ideológica
b) Sequestro
c) Falsificação de dinheiro
d) Tráfico de drogas

:: Rastapopoulos troca de identidade em "Perdidos no Mar" (e, teoricamente, em "Tintim e a Alfa-Arte"), sequestra o milionário Laszlo Carreidas em "Voo 714 para Sydney" e é um dos chefes do tráfico em "O Lótus Azul", só para citar alguns crimes do vilão. Mas, pelo menos de falsificação de dinheiro ninguém pode culpá-lo, até que se prove o contrário. Confira a ficha criminal do personagem aqui.

8. Qual foi o primeiro álbum de Tintim publicado pela Casterman?
a) O Lótus Azul
b) Os Charutos do Faraó
c) O Ídolo Roubado
d) O Cetro de Ottokar

:: Diferente dos primeiros álbuns, que foram publicados pelas Éditions du Petit Vingtième, "Os Charutos do Faraó" marcou o início da parceria de Hergé com a Casterman, editora que detém os direitos de publicação dos álbuns até hoje.

9. Qual personagem estreou na versão original de "Os Charutos do Faraó"?
a) Allan Thompson
b) Capitão Haddock
c) Oliveira da Figueira
d) Omar Ben Salaad

:: Allan Thompson estreou em "O Caranguejo das Tenazes de Ouro", mesmo álbum que apresentou o Capitão Haddock e Omar Ben Salaad. O mercenário só foi inserido na versão revisada de "Os Charutos do Faraó". Oliveira da Figueira apareceu no álbum como um vendedor de quinquilharias desde a primeira versão.

10. Qual o álbum mais vendido de Tintim de todos os tempos?
a) Tintim no Congo
b) Tintim na América
c) O Segredo do Licorne
d) Explorando a Lua

:: Por mais incrível que possa parecer, "Tintim na América" é o álbum de Tintim mais vendido, seguido por "Tintim no Congo" e "Explorando a Lua". A informação é do site oficial de Tintim

Mais, uma vez, parabéns aos ganhadores. Vocês merecem um Tintim original!

Se pra você ainda não foi dessa vez, não desanime. Em breve tem mais concursos no Tintim por Tintim!
Compartilhe:

0 comentários.:

Postar um comentário

Fique à vontade para soltar o verbo, marujo!

Translate

Veja também

Veja também
Site oficial de Tintim

Arquivo TPT