11 setembro, 2016

"O Caso Girassol" ganha edição especial de 60 anos

Em 2016, o décimo oitavo álbum de Tintim, "O Caso Girassol", completa 60 anos desde sua primeira publicação. Lançada originalmente na revista Tintin a partir de 1956 com o título "L'Affaire Tournesol", a aventura ganhará uma edição especial de aniversário no dia 2 de novembro. Confira a seguir a foto da capa e mais detalhes sobre a edição de luxo.

Na história, o Prof. Girassol desenvolve uma máquina de ultra-som que destrói objetos de vidro. Se cair nas mãos erradas, a invenção pode ser usada como uma perigosa arma de guerra. Durante uma viagem à Suiça para encontrar outro estudioso, o professor é perseguido por agentes secretos, que querem obter os planos do poderoso invento. Tintim e o Capitão Haddock entram em cena, temendo que seu amigo esteja em perigo. Mas, a essa altura, ele já está nas mãos da Bordúria...


"O Caso Girassol" se passa em clima de Guerra Fria, retratando a oposição entre os blocos comunista e capitalista. É considerado uma obra-prima técnica de Hergé, que viajou à Suíça para registrar dezenas de referências que mais tarde viriam a se tornar retratos praticamente perfeitos de locações reais. Cenários como a casa do professor Topolino, em Nyon, e o hotel Cornavin, em Genebra, hoje são parada obrigatória para os tintinófilos de passagem pela Suíça.

Sobre a Edição Especial

Com tiragem numerada e limitada a 7.777 exemplares, a edição de aniversário de "O Caso Girassol" já está em pré-venda pela Amazon francesa, custando 49 euros. Não há informação sobre o lançamento em outros idiomas.

A edição de luxo terá uma sobrecapa em acrílico vazado, reproduzindo o formato da janela quebrada que ilustra a capa tradicional. Esta foi uma ideia do próprio Hergé, que propôs ao editor (em uma carta de 11 de janeiro de 1956) que a capa fosse coberta por um plástico transparente em alto relevo, dando a ilusão de vidro quebrado. Infelizmente, o projeto não foi aprovado. Felizmente, para alguns, a ideia vai finalmente sair do papel, 60 anos depois.


Fonte: tt.info, via Patrice G. & Le Cercle Archibald.
Compartilhe:

Um comentário:

Fique à vontade para soltar o verbo, marujo!

Translate

Veja também

Veja também
Site oficial de Tintim

Arquivo TPT