13 setembro, 2016

Globo Livros lança fac-símiles de Tintim no Brasil

A Globo Livros acaba de lançar, pela primeira vez no Brasil, uma coleção de fac-símiles dos álbuns de Tintim. O selo Graphics, que já trouxe ao Brasil os dois volumes integrais de Quick e Flupke, publica a série com o título As Aventuras de Tintim, o Repórter, tal como era feito pela Casterman nos primeiros anos de vida de Tintim.

Tintim no Congo, Tintim na América e Os Charutos do Faraó são os primeiros títulos a ganhar o formato especial no país, reproduzindo suas edições originais da década de 1930, em preto-e-branco e capa dura. Confira a sinopse de cada álbum:


Em Tintim no Congo [120 páginas], o jornalista e seu cão Milu desembarcam no antigo Congo Belga, na África, para realizar uma série de reportagens. Além de enfrentarem os perigos da selva, os dois encaram um perigoso bandido que está tentando expandir seus negócios de diamantes na região. Esta é uma edição fac-similar da série As aventuras de Tintim, lançada pela primeira vez em 1931.


Em Tintim na América [140 páginas], a dupla desembarca em Chicago para deter os homens de Al Capone. Após descobrir o paradeiro dos bandidos, Tintim e Milu vão parar em uma tribo de peles-vermelhas, e o encontro com os nativos americanos não será nada amigável. Esta é uma edição fac-similar da série As aventuras de Tintim, lançada pela primeira vez em 1932.


Em Os Charutos do Faraó [140 páginas], Tintim e Milu vão em busca da tumba perdida do faraó Kih-Oskh. Logo após a descoberta, percebem que ela na verdade é uma fachada para uma sociedade secreta de traficantes internacionais que escondem misteriosos charutos em sua base. Para mandá-los para trás das grades, Tintim e seu companheiro precisarão de uma boa dose de coragem e sorte. Esta é uma edição fac-similar da série As aventuras de Tintim, lançada pela primeira vez em 1934.

Com tradução de Erico Assis, os álbuns já estão à venda, por R$ 59,90 cada. Ainda não há informação sobre o lançamento de "No País dos Sovietes", primeiro volume da série, mas o TPT noticiou recentemente que o álbum será relançado em cores no ano que vem. Será que a nova versão também chegará por aqui?

Compartilhe:

4 comentários:

  1. Eu tenho a edição em inglês do Tintim na América. Muito interessante ver os traços originais. A única coisa que não gostei é que usaram aquele papel tipo jornal mais espesso, que com o tempo tende a amarelar. Espero que não usem o mesmo na edição nacional.

    ResponderExcluir
  2. Olá tudo bem ?
    Nunca li nada do Tintin e já vi que tem várias edições lançadas , por onde eu posso começar ?

    Abs !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Artur. Seja bem-vindo!

      A coleção da Cia das Letras contém todos os 24 álbuns em edição "definitiva", com 62 páginas em cores. A versão da Globo reproduz o material publicado originalmente, com mais de 100 páginas em preto-e-branco. Até o traço de Hergé é diferente.

      Vale a pena investir nas duas versões! Se ainda não tem nenhum álbum, sugiro começar por algum da Cia das Letras (não existe necessariamente uma ordem cronológica), porque traz um Tintim mais próximo do que já conhecemos. Agora, se você é fã, acho "obrigatório" ter as duas coleções, até porque os fac-símiles não abrangem todos os títulos (apenas 8).

      Excluir
  3. Vão sair todos as histórias nesse formato?
    O da cia as Letras é tão dificil de se achar :(

    ResponderExcluir

Fique à vontade para soltar o verbo, marujo!

Translate

Veja também

Veja também
Site oficial de Tintim

Arquivo TPT