30 janeiro, 2016

Dia do Quadrinho Nacional: Tintim no Curumim

30 de janeiro é considerado no Brasil como o Dia do Quadrinho Nacional. A origem da comemoração está na data de publicação da primeira história em quadrinhos brasileira: "As Aventuras de Nhô-Quim ou Impressões de uma Viagem à Côrte", do cartunista Angelo Agostini. Publicada em 1869 no jornal Vida Fluminense, a HQ - ou BD - foi apenas a primeira de uma série de títulos em arte sequencial lançados desde então no país.

Em terra de Turma da Mônica, Menino Maluquinho, Turma do Pererê e do Xaxado, As Aventuras de Tintim também tiveram seu espaço, especialmente nos anos 1970, quando os álbuns de Hergé fizeram muito sucesso por aqui. De lá pra cá, muitos quadrinistas brasileiros se inspiraram no jovem repórter, ou prestaram homenagem nas páginas de seus quadrinhos - como Mauricio de Sousa, em uma edição de Cascão - saiba mais.


Tintim também ganhou homenagem nas páginas do "Curumim", suplemento infantil do jornal amazonense Em Tempo.  Quem dá nome ao jornalzinho é um pequeno índio criado pelo cartunista Mário Adolfo há 30 anos. Conhecido como "o último herói da Amazônia", o Curumim dedicou a capa da edição de maio de 2015 a Tintim. Além de trazer várias curiosidades sobre a obra máxima de Hergé, o jornal traz uma entrevista comigo, falando sobre o blog Tintim por Tintim. Confira abaixo a versão online.

Compartilhe:

0 comentários.:

Postar um comentário

Fique à vontade para soltar o verbo, marujo!

Translate

Veja também

Veja também
Site oficial de Tintim

Arquivo TPT