22 junho, 2013

Aventura Musical: Quando seu motor faz Bum!


Foi inspirado em uma postagem da fan page Tintin Fans anjou sobre a Fête de la musique (que aconteceu ontem na França) que decidi pesquisar sobre algumas músicas que aparecem nas histórias criadas por Hergé. E a primeira delas tem um título bastante expressivo: "Boum!".



Boum! é uma canção francesa que serviu de inspiração para a trilha sonora da propaganda dos combustíveis Simum, no álbum "Tintim no País do Ouro Negro". Cantada por Dupond e Dupont com o acompanhamento do rádio, a música original foi composta por Charles Trenet - o homem na foto à direita, também autor da famosa "La Mer". A canção foi lançada em 1938 - um ano antes do início da publicação da aventura, no "Le Petit Vingtième" - e apresenta onomatopeias como o som de um estouro (Boum!), ruídos de relógios (tic-tac-tic-tic) e animais (mê-ê-ê), entre outros. Graças a este título, Trenet foi o ganhador do Grand Prix du Disque, em 1938.

Tanto nos álbuns de Hergé como na série da Nelvana, a letra do refrão foi modificada, ficando assim (numa tradução literal): 'Quando o seu motor faz Bum/ O reboque Simum/ Vem até você/ Velozmente...". Confira abaixo a versão cantada pelos Dupondt no desenho animado - que não recebeu tradução na dublagem nacional.


Conheça a letra original clicando aqui, e assista uma apresentação de Charles Trenet no player abaixo.


Curiosidade: "Boum!" faz parte da trilha sonora de outras obras do cinema e da TV, entre eles "Babe - O Porquinho Atrapalhado na Cidade" (1998), "Alguém tem que ceder" (2003), "Um Bom Ano" (2006) e "007 - Operação Skyfall" (2012). Clique aqui e confira o trecho do filme de James Bond em que a música é tocada.
Compartilhe:

Um comentário:

Fique à vontade para soltar o verbo, marujo!

Translate

Veja também

Veja também
Site oficial de Tintim

Arquivo TPT