09 junho, 2013

Além de Tintim: Blake & Mortimer

Recentemente adquiri quatro álbuns da série Blake & Mortimer, de Edgar P. Jacobs, antigo colaborador e amigo de Hergé. São eles: "O Enigma da Atlântida", "S.O.S. Meteoros", "A Armadilha Diabólica" e "O Caso do Colar", todos editados pela portuguesa Meribérica/Líber na década de 1970. Em breve contarei mais sobre cada aventura, mas antes, achei interessante fazer uma breve apresentação sobre a série...

Blake & Mortimer (Les Aventures de Blake et Mortimer) é uma série de quadrinhos (bande dessinée) criada por Edgar Pierre Jacobs (1904-1987) e publicada pela primeira vez na revista Le Journal de Tintin em 26 de setembro de 1946. Produzida no estilo das aventuras de Tintim, a linha-clara, a série narra as aventuras de dois amigos britânicos, o professor Philip Mortimer, um físico brilhante e barbudo, e o capitão Francis Blake, dos Serviços Secretos Ingleses, que desvendam crimes muitas vezes de magnitude internacional. Quem também sempre dá as caras é o eterno arqui-inimigo da dupla, o coronel Olrik.

Diferente da obra de Hergé, que deixou de ganhar novos títulos após a morte de seu autor, Blake e Mortimer têm novas aventuras publicadas até hoje. Após a morte de Jacobs,  em 1987, a série teve continuidade pelas mãos de outros autores, como Bob de Moor, Ted Benoît, Jean Van Hamme e atualmente Yves Sente e Andre Juillard.

O que marca na série é o clima de ficção-científica misturado com realismo, evidente nos figurinos e cenários cheios de detalhes. Na Bélgica, os personagens quase tão amados quanto Tintim - uma prova disso é a foto abaixo, que retrata uma parede ilustrada com a arte de capa de "A Marca Amarela", a aventura mais famosa da dupla.


Confira abaixo a relação de álbuns, que já foram publicados em Portugal, mas só podem ser encontrados para venda no Brasil em lojas especializadas ou pela internet.

Por Edgar P. Jacobs:

1950 - O Segredo do Espadão - vol. 1
1953 - O Segredo do Espadão - vol. 2
1953 - O Segredo do Espadão - vol. 3
1954 - O Mistério da Grande Pirâmide - vol. 1
1955 - O Mistério da Grande Pirâmide - vol. 2
1956 - A Marca Amarela
1957 - O Enigma da Atlântida
1959 - S.O.S. Meteoros
1962 - A Armadilha Diabólica
1967 - O Caso do Colar
1977 - As Três Fórmulas do Professor Sato - vol. 1
1990 - As Três Fórmulas do Professor Sato - vol. 2 - finalizado por de Bob de Moor, com base nos esboços de Jacobs.

Por outros autores:

1996 - O Caso Francis Blake - Ted Benoît & Jean Van Hamme
2000 - A Maquinação Voronov - André Juillard & Yves Sente
2001 - O Estranho Encontro -  Jean Van Hamme & Ted Benoît
2003 - Os Sarcófagos do 6.º Continente - vol 1 - Yves Sente & André Juillard
2004 - Os Sarcófagos do 6.º Continente - vol 2 - Yves Sente & André Juillard
2008 - O Santuário de Gondwana - Yves Sente & André Juillard
2009 - A Maldição dos Trinta Denários - vol 1 - René Sterne, Chantal de Spiegeleer & Jean Van Hamme
2010 - A Maldição dos Trinta Denários - vol 2 - Jean Van Hamme & Antoine Aubin
2012 - O Juramento dos Cinco Lords - Yves Sente & André Juillard

:: Blake e Mortimer na TV

Uma série de animação baseada na série foi produzida em 1997. Com 26 episódios de 26 minutos cada, o desenho animado foi produzido pela Ellipse (mesmo estúdio da série "As Aventuras de Tintin") e Cactus Animation. A direção foi de Stéphane Bernasconi (que também dirigiu a série de Tintim) e Yannick Barbaud. Nove dos álbuns originais foram adaptados, e quatro novos argumentos foram criados, sempre respeitando o estilo de Edgar P. Jacobs. Confira no vídeo abaixo a abertura da série, que nunca foi exibida no Brasil.


Em breve você saberá mais sobre os quatro álbuns mencionados acima.
Compartilhe:

6 comentários:

  1. A série foi exibida no Brasil sim, pela HBO! Dublada inclusive.

    ResponderExcluir
  2. @Hunter, para mim essa informação é nova. Se tiver mais detalhes, compartilhe com a gente. Terei o prazer de editar a matéria!

    ResponderExcluir
  3. Basicamente é isso. Passou na HBO há mais de dez anos (quando eu morava no Brasil), mais ou menos na mesma época em que foram exibidas as animações do Alix e do Corto Maltese (da mesma produtora).

    Era exibido nos fins de semana de manhã. Sábado, eu acho. Era dublada, então deve existir alguma distribuidora para ela no Brasil.

    ResponderExcluir
  4. Para quem não tem grande conhecimento sobre a série Blake and Mortimer é importante saber que se trata de um verdadeiro clássico da bd europeia. Um amigo meu, grande conhecedor mundial de banda desenhada, disse um dia haver dois tipos de leitores de bd: os que leram A Marca Amarela, e os que não leram A Marca Amarela. Com essa frase está tudo dito. O livro referido é uma obra estudada até em meios universitários, e está previsto para breve ser levada ao grande ecrã.

    ResponderExcluir
  5. Já agora deixo aqui o link de todos os livros já publicados inúmeras vezes em Portugal, e até em edições de luxo, como poderão ver neste caso. Curiosamente, cada exemplar pode ser encontrado à venda em Portugal (local onde resido) por 7 euros cada. É um preço inacreditável. É quase gratuito!!!

    http://static.publico.pt/coleccoes/blakeemortimer/

    ResponderExcluir
  6. Obrigado pelas contribuições, pessoal.

    ResponderExcluir

Fique à vontade para soltar o verbo, marujo!

Translate

Veja também

Veja também
Site oficial de Tintim

Arquivo TPT