16 março, 2012

Além de Tintim: Doctor Who chega ao Brasil

O Tintim por Tintim convidou um whovian, como são chamados os fãs da série Doctor Who, para falar sobre a estreia deste que é um dos maiores sucessos da TV britânica. Apesar de não ser conhecida da maior parte do público brasileiro, a série é aguardada com grande expectativa pelos milhares de fãs espalhados pelo país. Para você que, assim como eu, não está muito por dentro do assunto, Dimitri Dias, membro do Fórum Tintim por Tintim, elaborou um "FAQ" sobre a produção britânica, que tem entre os roteiristas um dos escritores do filme "As Aventuras de Tintim", Steven Moffat.


Depois de inúmeras viagens pelo tempo e pelo espaço, o Doutor e sua magnífica cabine de polícia - ou melhor, TARDIS - finalmente decidiram aterrissar em solo brasileiro! Hã? Doutor quem? Se for isso que você se perguntou, fique tranquilo, nós temos quase certeza que essa matéria refrescará sua cabeça e abrirá sua mente para um universo completamente novo e infinitamente maior do que o que você conhece.

Quem é Doctor Who?

É o orgulho britânico (ou pelo menos um deles), tendo como fã inclusive Elizabeth II, a rainha da Inglaterra. Exibida originalmente entre os anos de 1963 e 1989 durante 26 temporadas, a série acabou sendo cancelada pela BBC, produtora da atração, apesar de manter sua audiência semanal praticamente intacta.

Depois de sete anos no engavetamento, vai ao ar em 1996 um filme televisivo inspirado na série. Essa foi a primeira tentativa de revivê-la desde que havia sido cancelada - o que acabou não dando muito certo devido a repulsa norte-americana na época. “Mas se o seriado é britânico, isso pouco importa, certo?” Bem... Não! O público-alvo dos produtores do filme eram os americanos, tanto que Paul McGann (O Doutor, no filme) foi o primeiro a americano a interpretar o personagem.

Nove anos depois, em 2005, Doctor Who volta a ser exibida num formato completamente novo pela BBC, que decidiu inclusive manter o mesmo dia e horário em que a série era exibida 16 anos antes. Desde seu retorno até os dias atuais a série vem trilhando um caminho de sucesso, e esperamos que o mesmo ocorra com sua aterrisagem por aqui...

Até o momento a série somou um total de 32 temporadas e 784 episódios exibidos. Prova de que é um grande sucesso!


O quê? Terei que assistir 784 episódios?

Calma, calma! Não precisa... A TV Cultura exibirá Doctor Who a partir de seu retorno, em 2005, e apesar da série seguir a linha do tempo da antiga versão, você não ficará por fora de nada. Para facilitar as coisas, Doctor Who acabou sendo dividida em duas fases. Uma que nós chamamos de série clássica, que obviamente faz referência aos antigos episódios, e a série atual, em referência aos episódios exibidos a partir de 2005 pela BBC.


Ok... Mas e o Doutor? Doutor quem?

Exatamente, Doutor quem? Nós também não sabemos seu nome... O Doutor, como gosta de ser chamado, é um Senhor do Tempo nascido no planeta de Gallifrey e que adora viajar pelo tempo e pelo espaço em sua máquina do tempo, conhecida como TARDIS (Time and Relative Dimensions in Space, ou Tempo e Dimensões Relativas no Espaço). Não se engane pela aparência daquela estreita e estranha cabine de polícia dos anos 60 - ela é bem maior do que parece.

Quando acompanhamos o Doutor durante a primeira temporada da série que será exibida pela TV Cultura, ele ainda sofre os efeitos da Guerra do Tempo, o que resultou na destruição de seu planeta e de toda sua raça. É triste, mas não pense que ele estará sozinho no universo: durante sua jornada ele contará com a ajuda de diversos humanos (e alienígenas também).

Uma das especialidades dos Senhores do Tempo é um truque para enganar a morte. Quando estão muito feridos, eles são capazes de se regenerar, ganhando um novo rosto, corpo e personalidade. Na TV Cultura nós o acompanharemos a partir de sua nona encarnação (vivida pelo ator Christopher Eccleston). Ou seja, não precisa se assustar se perder algum episódio e na semana seguinte aparecer um rapaz completamente diferente dizendo ser o Doutor. Dizem que ele pode se regenerar até 507 vezes... Será?

Todas as versões do Doctor - os três últimos serão vistos na tela da TV Cultura.

E os amigos do Doutor?

É o que mais importa para ele, já que se tornaram sua família. Chamamos de companions todos os amigos do Doutor que viajam com ele a bordo da TARDIS. Eles auxiliam o Doutor em todas suas aventuras, e sempre arriscam suas vidas para ajudar o amigo de outro planeta. No entanto, um sentimento que assombra o Doutor é o medo, já que todos ao seu redor costumam partir de uma maneira trágica...

Billie Piper interpreta Rose Tyler, companion do Doctor 9.
Alguma chance de romance?

Sim. A chama do amor começa a faiscar durante a primeira temporada entre o Doutor e sua mais nova companion, Rose Tyler.

E os vilões, o que esperar?

Daleks, Cybermans, Gelths, Slitheens... Acho que pelos nomes você já pode ter uma ideia do que está por vir!

Esperamos que com esse artigo você tenha ficado ainda mais animado com a estreia da série aqui no Brasil! Os episódios serão exibidos a partir do dia 19/03, de segunda à sexta, às 20h20, com exibição simultânea pelo site Cmais. Tanto na TV como pela internet será possível optar pelo áudio original (sem legendas) ou a versão dublada.

Confira abaixo o teaser exibido pela TV Cultura:

 
Compartilhe:

2 comentários:

  1. Muito bom o post Dimitri.
    Eu sou um dos que não conhecia nada da série.
    Que sorte que a TV Cultura vai exibir, assim me poupa o trabalho de baixar ou de comprar os dvds rsrs

    ResponderExcluir
  2. mais e a Marta, a Dona Nabou, a Ammy, Couy e a River Song

    ResponderExcluir

Fique à vontade para soltar o verbo, marujo!

Translate

Veja também

Veja também
Site oficial de Tintim

Arquivo TPT