22 janeiro, 2012

"As Aventuras de Tintim" por Grenny Souza

O Tintim por Tintim abre um espaço para os leitores e fãs do personagem. Se você assistiu ao filme "As Aventuras de Tintim", que estreou na última sexta-feira, e quer tornar conhecida sua opinião sobre o mesmo, envie um email para contato@tintimportintim.com e tenha sua crítica publicada aqui. Os textos com melhor argumentação e correção gramatical serão publicados, independente de sua opinião ter sido favorável ou não. Participe com suas impressões, queixas, elogios ou curiosidades.


Para começar, vamos saber a opinião do leitor Grenny Souza:


A história 

A trama usa como base boa parte do enredo dos álbuns: O Caranguejo das Tenazes de Ouro e O Segredo do Licorne, com um pouco de O Tesouro de Rackham, o Terrível também. Apesar de não ser uma adaptação fiel dos álbuns, Spielberg e Jackson conseguiram mesclar bem as três histórias e fazer uma trama que deixa os fãs no mínimo curiosos quanto ao modo como as coisas irão acontecer. A mistura clássica de mistério, aventura e ação faz bem seu papel de entreter as crianças e deixar os adultos com aquele ar de nostalgia.

Personagens 

A personalidade e o caráter dos personagens quase não sofreu alterações em relação à série de tv. Modificaram apenas o que foi necessário pra dar sentido ao novo desenrolar da história, o que fez certas características de alguns ficarem mais exageradas e a maleficência de outros despertar.

Versão brasileira e dublagem 

No quesito dublagem, talvez tenha ocorrido a maior frustação de quem for assistir à versão brasileira. Apenas Tintim ficou com a mesma voz da série de tv, do ator Oberdan Jr. Diversos fatores contribuiram negativamente para isso, como o falecimento, há alguns anos, de Darcy Pedrosa, que dava voz a um dos Dupont. e a recusa da direção americana da DoubleSound ao Isaac Bardavid como dublador do Capitão Haddock – a maior das frustação aos ouvidos dos fãs.

Algumas frases clássicas que são marcas registradas também ficaram de fora, mas nada que tire o mérito dos dubladores. Nenhum deles deixou a essência vocal de seu personagem se perder.

Os cenários

Cheios de cores e ricos em detalhes, ficaram à altura de outras grandes produções e retratam muito bem os ambientes presentes nos quadrinhos.

Os veículos

Enriquecendo ainda mais a parte histórica e os detalhes, os veículos são cópias fiéis dos modelos encontrados nos álbuns e são um atrativo a mais para admiradores de peças antigas e colecionadores. Um verdadeiro colírio aos olhos de quem é mais detalhista.

As cenas 

Lutas de espadas à altura dos três mosqueteiros, sequências de perseguições de tirar o fôlego, tiros, muita correria e o clímax atingido em uma sequência de luta desvastadora, compõem as cenas de ação. As cenas cômicas ficam por conta dos Dupont e do Capitão, e claro que Milu faz o que melhor sabe fazer, tirar Tintim das roubadas.

O desfecho 

Todos que leram os álbuns ou assistiram a séria de tv sabem como vai terminar. Será mesmo?

Opinião pessoal 

Nenhum outro filme, baseado em uma série de TV da minha infância, foi tão aguardado quanto este. A expectativa era tanta que nem os imprevistos de última hora me impediram de estar na primeira sessão da pré-estréia. Gostei de todas as cenas, em especial a dos Dupont com o batedor de carteiras, a perseguição em Bagghar e a luta final do capitão. Achei uma pena o Bardavid não ter dublado o capitão, mas o Mauro Ramos conseguiu fazer um trabalho legal, mesmo sem os bordões (que não foi idéia dele de retirar). Gostei da forma como a história se desenvolve,u mas achei que houve muito exagero no alcoolismo do capitão. Bianca Castafiore ficou uma gata e Tintim está com o Kung Fu e o Le Parkur mais apurados do que nunca.

Texto do leitor Grenny Souza.
Compartilhe:

4 comentários:

  1. Só tive pena de não aparecer o táfico de droga presente no album «O Caranguejo das Tenazes de Ouro» apesar das latas aparecerem.

    ResponderExcluir
  2. Anónimo: Se o tráfico de droga estivesse presente no filme poderiam já ser demasiados temas para um filme...

    Uma pergunta Britto: Para enviar o nosso comentário por email, é necessário comentar de acordo com o comentário de Grenny Souza (A história, personagens, cenários, etc...) ?

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Ainda não vi o filme! Mas terei saudade da voz de Bardavid no filme.

    ResponderExcluir

Fique à vontade para soltar o verbo, marujo!

Translate

Veja também

Veja também
Site oficial de Tintim

Arquivo TPT