06 dezembro, 2011

Resultado da Promoção TPT & Cia das Letras

Foi encerrada ontem a promoção do Tintim por Tintim em parceria com a editora Cia das Letras. Foi uma disputa acirrada pelo valioso prêmio: um volume em capa dura reunindo pela primeira vez em português dois dos álbuns que inspiraram o filme "As Aventuras de Tintim": "O Segredo do Licorne" e "O Tesouro de Rackham, o Terrível".


Os três primeiros participantes a alcançar a maior pontuação foram:

Grenny Ycow de Souza - Manaus, Amazonas

Raíza Silvestre Bruscky - Recife, Pernambuco

David Emile Eugene Dewaele - Curitiba, Paraná

Parabéns aos vencedores, que acertaram todas as perguntas do Quiz! Vocês receberão um email solicitando endereço completo para envio do prêmio, que será feito pela Cia das Letras.

Agradecemos a todos os participantes, e se para você não foi dessa vez, não desanime: o TPT pretende realizar novas promoções em breve!

Confira a seguir as respostas do Quiz:

1. Qual o nome do militar que salva Tintim e Haddock no deserto do Saara em "O Caranguejo das Tenazes de Ouro"?

Carreidas
Szut
Achmed
Delcourt

O Tenente Delcourt - que no filme "As Aventuras de Tintim" é interpretado pelo ator Tony Curran - salva Tintim e Haddock de um ataque de salteadores. Veja as páginas 34 a 39 do referido álbum.

2. Em que álbum acontece o primeiro encontro de Tintim com Bianca Castafiore?

"O Segredo do Licorne"
"Perdidos no Mar"
"O Cetro de Ottokar"
"As Jóias da Castafiore"

Bianca Castafiore faz sua primeira aparição em "O Cetro de Ottokar". Na página 28 do álbum, ela praticamente salva Tintim, que está em fuga na Sildávia. No filme de Spielberg, a personagem é interpretada por Kim Stengel, e tem uma canção dublada por Renée Fleming.

3. Qual destes navios nunca foi liderado pelo Capitão Haddock?

Sheherazade
Ramona
Sirius
Karaboudjan

O navio cruzeiro Sherazade, que aparece no álbum "Perdidos no Mar" (ver pág. 36), pertence ao Marquês Di Gorgonzola, "vulgo" Roberto Rastapopoulos. No mesmo álbum, o Capitão aparece comandando o cargueiro Ramona. Em "O Tesouro de Rackham, o Terrível", Haddock usa o navio Sirius, do Capitão Chester, para ir em busca do Licorne. O Karaboudjan pertence ao Capitão no álbum "O Caranguejo das Tenazes de Ouro", e deve ser o único a aparecer no filme, liderado por Allan Thompson (Daniel Mays).

4. Em qual de suas aventuras Tintim aparece em um cenário mais tarde visitado por Indiana Jones no filme "A Última Cruzada"?

Tintim no Congo
Voo 714 para Sydney
Perdidos no Mar
A Ilha Negra

Em "Perdidos no Mar", Tintim, Milu e Haddock visitam as ruínas de Petra, na Jordânia (ver pág. 28), onde está escondido o Emir Ben Kalish Ezab. Em "Indiana Jones e a Última Cruzada", o clímax do filme acontece no mesmo cenário, a Câmara do Tesouro, onde o arqueólogo encontra o cálice sagrado. O filme também é dirigido por Steven Spielberg, que a essa altura já conhecia Tintim e teria planejado o roteiro para uma filme com o repórter, daí a presença do pai de Indiana Jones (uma espécie de Haddock).

5. Em qual aventura de Tintim os detetives Dupondt aparecem seguindo os próprios rastros no deserto?

"No País do Ouro Negro"
"Os Charutos do Faraó"
"Rumo à Lua"
"O Caranguejo das Tenazes de Ouro"

Em "Tintim no País do Ouro Negro", a dupla de detetives anda em círculos em pleno deserto, à bordo de um Jeep Willys vermelho (ver pgs. 29 e 30). Um jipe idêntico aparece no filme "As Aventuras de Tintim", mas quem está à bordo é Ivan Sacarina (Daniel Craig), em perseguição a Tintim e Haddock.

6. Capitão Chester, um velho amigo por vezes citado pelo Capitão Haddock, aparece em qual destes álbuns de Tintim?

"O Tesouro de Rackham, o Terrível"
"A Estrela Misteriosa"
"As Jóias da Castafiore"
"Tintim e os Pícaros"

Na página 31 do álbum "A Estrela Misteriosa", Haddock encontra um velho amigo, o Capitão Chester -mais tarde citado em "O Tesouro de Rackham, o Terrível. A dupla faz uma série de cumprimentos "exóticos" que deixa Tintim e Milu surpresos.

7. Que personagem feminina aparece tanto no filme de Spielberg como em um dos álbuns que inspiraram o longa "As Aventuras de Tintim"?

Peggy Alcazar
Madame Pinson
Bianca Castafiore
Martine Vandezande

Madame Pinson é o nome original, em francês, da personagem também conhecida como Sra. Finch (nome inglês). Ela é a senhoria (ou porteira) do apartamento de Tintim, na Rua do Labrador, 26, e aparece nos álbuns "O Caranguejo das Tenazes de Ouro" (ver pág. 8) e "O Segredo do Licorne" (ver pgs. 35 e 36), principais inspirações para a superprodução de Steven Spielberg. No filme, a personagem é interpretada pela atriz Sonje Fortag.

8. Qual é o nome do garoto que guia Tintim em sua aventura pelo Congo?

Abdallah
Zorrino
Tchang
Coquinho


Nome original: Coco. Faz sua apresentação na página 11 do álbum "Tintim no Congo".

9. Em qual destes álbuns o personagem Rastapopoulos foi apresentado?

Perdidos no Mar
Tintim na América
Os Charutos do Faraó
O Lótus Azul

A primeira aparição (não-oficial) de Rastapopoulos foi em um quadrinho da página 59 de "Tintim na América". Mas foi em "Os Charutos do Faraó" que o vilão fez sua apresentação propriamente dita, já na página 4.

10. São Rico foi o nome criado por Hergé para substituir que país na re-edição de um álbum de Tintim?


Estados Unidos
Rússia
Peru
Bélgica

Na edição original de "A Estrela Misteriosa", os EUA estavam na corrida para chegar ao meteorito que caiu no oceano. 
Compartilhe:

6 comentários:

  1. Um fato curioso é que os sobrenomes dos vencedores são todos estrangeiros xD

    ResponderExcluir
  2. hahaha de fato. :) enviei meu endereço pro email do contato TPT, obrigada, pessoal!

    ResponderExcluir
  3. Site bacana.
    Tenho uma correção: Madame Pinson é a "concierge" de Tintin. A profissão não tem tradução para o português, então usa-se no francês. Concierge é aquele que mora na casa/edifício, mas que não paga aluguel ao proprietário (senhorio), pois presta-lhe pequenos serviços como a manutenção da habitação e faz também o papel de cobrador dos inquilinos. As funções são mais parecidas com a de uma governanta, mas o concierge não se intromete nas particularidades dos inquilinos já que não trabalha pra eles, cuidando apenas do do que é comum e zelando da habitação como um todo.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pelo esclarecimento. Mas você poderia ter assinado, anônimo. :)

    ResponderExcluir

Fique à vontade para soltar o verbo, marujo!

Translate

Veja também

Veja também
Site oficial de Tintim

Arquivo TPT