05 novembro, 2011

Tintim tenta uma vaga no Oscar

Acaba de ser divulgada a lista com os 18 filmes inscritos na categoria de Melhor Longa-Metragem de Animação do Oscar 2012, e como não poderia deixar de ser, o filme de Tintim disputa uma vaga. Os indicados pela Academia (que poderão chegar a cinco) serão divulgados no início do ano, e a 84ª cerimônia de entrega do Oscar ocorrerá em 26 de fevereiro de 2012, com apresentação de Eddie Murphy. Confira abaixo a lista completa, e faça suas apostas:

As Aventuras de Tintim (The Adventures of Tintin)
Alois Nebel (ainda sem título em português)
Alvin e os Esquilos 3 (Alvin and the Chipmunks 3: Chipwrecked)
Operação Presente (Arthur Christmas)
Carros 2 (Cars 2)
A Cat in Paris (sem tradução)
Chico & Rita
Gnomeu & Julieta (Gnomeo & Juliet)
Happy Feet 2 (Happy Feet Two)
Deu a Louca na Chapeuzinho 2 (Hoodwinked Too! Hood vs. Evil)
Kung Fu Panda 2 (O Panda do Kung Fu 2 - em Portugal)
Marte Precisa de Mães (Mars Needs Moms)
Gato de Botas (Puss in Boots)
Rango
Rio
Os Smurfs (The Smurfs)
O Ursinho Pooh (Winnie The Pooh)
Wrinkles (ainda sem título em português)


Da lista acima, praticamente estão descartados os filmes "Alvin e os Esquilos 3" (que ainda não estreou no Brasil) e "Os Smurfs", porque misturam animação com atores reais. "Marte Precisa de Mães" foi um fracasso retumbante de público e crítica, tanto que chegará ao Brasil diretamente em DVD. "Deu a Louca na Chapeuzinho 2" não tem "cara" de Oscar, graças à (baixa) qualidade da animação - tecnicamente falando. A Pixar praticamente abriu mão do prêmio com "Carros 2", de longe o filme mais fraco da história do estúdio, já a Disney bem que poderia ser indicada, por voltar a apostar em animação tradicional, com "O Ursinho Pooh".

Entre as animações restantes, estão algumas que ainda não estrearam no Brasil, como "Alois Nebel", "Wrinkles", "Operação Presente", "Happy Feet 2" e "Gato de Botas", por isso não sabemos o que esperar. Mas dentre as que já foram lançadas, os destaques ficam entre "Rio", "Kung Fu Panda 2" e "Rango", este último o melhor dos três, na minha opinião. Se a Academia vai considerar "As Aventuras de Tintim" como animação, ainda não sabemos, mas não existem dúvidas sobre qual é a aposta dos tintinófilos...
Compartilhe:

6 comentários:

  1. Olha, eu estou aqui em Londres, vi Tintim ontem, e fiquei muito impressionado com a animação. O filme é EXCELENTE, com um roteiro digno de Tintim, boas reviravoltas, referências divertidíssimas aos quadrinhos e ao desenho da TV. Recomendo muito, e não me surpreenderia nem um pouco se ganhasse o oscar.

    ResponderExcluir
  2. A bem da verdade a concorrencia está fraca, alguns dos melhores da lista são continuações, que nem sempre ficam tão boas quanto seus filmes de origem. O chato é que nos EUA Tintin não é muito conhecido, e tomara que a Academia permita que ele concorra como animação mesmo, senão a coisa fica complicada.

    ResponderExcluir
  3. Apesar de Tintim estar numa lista das melhores animações, Tintim não pode ganhar o Óscar de melhor animação, pelo menos foi o que li no blog já há muito tempo, a não ser que alguma coisa tenha mudado...

    Mas acredito que o filme ganhe o Óscar de:
    -melhor filme
    -melhor realizador
    -melhor produtor
    -melhor banda sonora
    -melhor actores principais e secundários
    -melhores efeitos especiais
    -melhor roteiro

    ResponderExcluir
  4. Fred, duvido muito que Tintim ganhe como Melhor Filme, porque normalmente aventuras não são muito bem-vistas pela Academia, ainda mais sendo "infanti", e em 3D...

    O mesmo com respeito a atores. Infelizmente interpretações em performance capture não são reconhecidas como interpretações em live-action. Como estão tentando uma indicação para Andy Serkis por seu trabalho em Planeta dos Macacos, duvido que o ator (que eu considero o melhor do filme, apesar de ainda não ter visto) consiga outra indicação por Haddock!

    ResponderExcluir
  5. Sem dúvida as caras do capitão são ótimas no filme, mas acho extremamente improvável que o filme ganhe nessas categorias. Acho que tem boas chances de ganhar como melhor animação, se a academia não gostar tanto de Rango, e talvez como melhor roteiro adaptado. Apesar de eu pessoalmente, ter gostado muito, acho difícil que esse filme tire o oscar de melhor direção do Terrence Malick e a sua Árvore da Vida.

    ResponderExcluir
  6. pode, talvez ganhar de melhor trilha sonora

    ResponderExcluir

Fique à vontade para soltar o verbo, marujo!

Translate

Veja também

Veja também
Site oficial de Tintim

Arquivo TPT