15 novembro, 2011

Rapidinhas Tintim por Tintim: Novembro

:: O filme "As Aventuras de Tintim" fez sua première norte-americana na última quinta-feira, 10 de novembro. A pré-estreia do filme nos EUA aconteceu durante a noite de encerramento da 25ª edição do AFI Fest, no Grauman's Chinese Theatre. Parte do elenco esteve presente como Jamie Bell (Tintim), Daniel Mays (Allan) e Sebastian Roché (Pedro).


O intérprete de Tintim comentou ao HPE sobre os desafios de interpretar o personagem, afirmando que tentar responder a questões como 'quem ele é' e 'por que seu melhor amigo é um cachorro' estava errado, pois é esse mistério que faz Tintim ser tão fascinante. Durante a apresentação do filme, Bell fez piada com a ausência do diretor: "Desculpem, eu não sou Steven Spielberg. Teria sido melhor, eu sei". Também estiveram presentes no evento cineastas premiados como Clint Eastwood e Pedro Almodóvar.

:: Falando nisso, o primeiro país americano a receber a estreia do filme será o Canadá, com quem Hergé tinha uma relação especial. Em Quebec, província francófona canadense, o longa "As Aventuras de Tintim" será lançado em 9 de dezembro, enquanto nos EUA a estreia só acontece no dia 21 do mesmo mês. Enquanto isso, o Brasil continua como o último país do mundo a receber o filme nos cinemas. Se alguém me explicar a lógica disso, eu agradeço!

:: A Norma Editorial está lançando na Espanha uma biografia de Hergé em quadrinhos (clique aqui para ver uma página em francês). Intitulada "Las Aventuras de Hergé", a publicação de 72 páginas tem roteiro assinado por Jean-Luc Fromental e José-Louis Bocquet, com desenhos de Stanislas Barthélémy. Publicada originalmente na França em 1999, com o título "Les Aventures de Hergé", a obra conta a história do criador de Tintim, de 1914, quando os nazistas invadiram a Bélgica, até 1983, ano do falecimento do artista. O álbum chega ao país em dois idiomas: espanhol e catalão. Será que um dia veremos isso publicado no Brasil?!

:: Em recente matéria publicada no L'Osservatore Romano, do Vaticano, Tintim foi descrito como "um herói do catolicismo". Segundo o jornal, o personagem de Hergé é descrito pelo "Dictionnaire amoureux di catholicisme" como um cavaleiro "imaculado, atraído pelo mistério e pela proteção dos mais fracos". Contudo, o periódico não afirma que Tintim é católico, uma vez que nunca demonstra sinais de sua religiosidade, como rezar ou visitar uma igreja.

:: O periódico romano também defendeu o álbum "Tintim no Congo", afirmando que sua proibição do livro para crianças no Reino Unido seria "uma loucura politicamente correta". A obra mais polêmica de Hergé é vendida com uma tarja em volta da capa, avisando que o retrato dos africanos no álbum poderia ofender alguns leitores e que foram baseados em "estereótipos burgueses e paternalistas" da época. O jornal do Vaticano disse ainda que "é essencial levar em conta o contexto histórico para evitar cair no ridículo", lembrando que o álbum foi concebido em plena década de 1930, e portanto refletia os valores prevalecentes na Europa durante aquele período.

:: Uma livraria na cidade do Porto, em Portugal, guarda pelo menos duas características que nos chamam atenção: Tim Tim Por Tim Tim é o seu nome, e "As Aventuras de Tintim" são destaque entre os livros e álbuns de banda desenhada disponíveis para venda. A livraria foi inaugurada em 2003, e além de Tintim vende álbuns de outros personagens conhecidos, como Asterix & Obelix. Assundo de uma reportagem do JPN, a livraria vende raridades que podem custar de 5 a 500 euros. Para Alberto Gonçalves, o proprietário, "ninguém conseguiu igualar Hergé". Veja fotos da livraria no Fórum Tintim por Tintim.
Compartilhe:

2 comentários:

  1. OQUE!!!!!!TEM UMA LIVRARIA NO PORTO E EU NAO FUI!!!!!!!!AGORA FIQUEI BRAVO PQ PESQUISEI PESQUISEI E NADA!

    FICA PRA PROXIMA!

    ResponderExcluir
  2. As aventuras de Hergé !? Essa é boa ! : - )

    ResponderExcluir

Fique à vontade para soltar o verbo, marujo!

Translate

Veja também

Veja também
Site oficial de Tintim

Arquivo TPT