06 agosto, 2011

Há 3 anos, o único blog brasileiro dedicado à obra de Hergé!

No último dia 6 de julho, o blog que você está lendo completou 3 anos de vida! Tudo começou em 2008, quando eu percebi que não havia um espaço na internet dedicado aos fãs brasileiros de Tintim. Naquele tempo começavam a surgir as primeiras informações sobre o filme de Steven Spielberg e Peter Jackson, daí surgiu a ideia de criar aquele espaço que faltava. Assim nasceu o blog As Aventuras de Tintim, que há um ano ganhou mais identidade ao ser renomeado para Tintim por Tintim, e continuar carregando a responsabilidade de ser o único blog brasileiro em atividade totalmente dedicado à obra de Hergé.


Como tornou-se costumeiro nos aniversários anteriores, vamos relembrar o que aconteceu por aqui nos últimos 12 meses... Não deixe de relembrar as comemorações de um e dois anos!

Logo no primeiro mês após a mudança de nome, o blog trouxe um Boletim Especial com depoimentos de atores que participam do longa 'O Segredo do Licorne'. A seção Boletim Trilogia Tintim, aliás, foi a mais atualizadas deste último ano, já que começaram a surgir muitas novidades sobre o filme de Steven Spielberg e Peter Jackson. No mesmo mês, foi lançado o Fórum Tintim por Tintim, que hoje faz um ano e já conta com quase 170 membros. Se você ainda não é cadastrado, não perca tempo, pois aquele é o lugar certo para quem quer discutir e descobrir novidades sobre o universo tintinólogo!

Um dos destaques do ano foi o especial Tintim na América, um dossiê completo sobre o terceiro álbum de Hergé, que trouxe informações históricas e curiosidades sobre a obra. Outro álbum que ganhou um especial no blog foi Os Charutos do Faraó, e ainda este ano teremos mais material do gênero. Entre as notícias que ganharam mais destaque no último ano de blog, estão a re-estreia de Tintim em Portugal, agora como Tintin, e o polêmico caso Tintim no Congo, que ainda não teve seu tão aguardado desfecho. Depois da revelação das primeiras imagens do filme, o foco do blog passou a ser prioritariamente a trilogia, como era a proposta quando ele foi criado.

No final do ano passado, o TPT trouxe uma entrevista exclusiva com Oberdan Junior, o dublador de Tintim no Brasil. Entre assuntos da conversa estava a possibilidade do ator voltar a dublar o personagem no filme que está em produção, já que ele deixou de exercer a função há alguns anos. Oberdan mostrou-se animado com a ideia, e o resultado é que ele voltará a emprestar sua voz ao jovem repórter no longa-metragem de Spielberg.

Já no início de 2011, o blog celebrou os 70 anos do Capitão Haddock e os 82 de Tintim e Milu. Também revelamos os nomes de dois novos atores que integram o elenco do filme, bem como os dois álbuns que servirão de inspiração para o roteiro do segundo filme, "As 7 Bolas de Cristal" e "O Templo do Sol", que já está sendo escrito pelo autor Anthony Horowitz ("Alex Rider"). Em fevereiro, o TPT publicou uma série de paródias aos pôsteres dos 10 filmes indicados ao Oscar, todos estrelados por personagens dos álbuns de Tintim. Em março, o blog trouxe duas obras completas de Hergé em PDF, O Adorável Sr. Mops e Sr. Bellum. Também foi publicado o primeiro especial feito por um leitor, sobre Tintim no mundo dos jogos.

Preocupado com os comentários negativos a respeito da técnica de captura de movimentos, escrevi um artigo tentando mostrar os prós e contras da tecnologia utilizada no filme de Tintim. Entre as notícias você também acompanhou a luta de Bruxelas para sediar a première do filme, e a vitória da capital belga, que junto com Paris receberá a estreia mundial de Tintim. Seções como Além de TintimFatos em FotosBlog Responde continuaram, apesar de em menor periodicidade. 

Durante o último ano você também viu no TPT as primeiras imagens dos brinquedos do filme, o lançamento de diversos produtos visando o sucesso do longa, como estatuetas, livros, miniaturas e camisetas. O primeiro pôster (o segundo e terceiro também), o primeiro teaser internacional (e o norte-americano), a versão dublada, a mudança de título no Brasil e o trailer do jogo foram outros destaques que aumentaram muito o número de acessos e comentários no blog. Falando nisso, pouco antes do lançamento do segundo trailer, a ausência de Isaac Bardavid do elenco de dublagem foi a postagem recordista de comentários do blog, e mais recentemente outro assunto que gerou polêmica foi o adiamento do filme para 2012.

Enfim, entre altos e baixos, o Tintim por Tintim completa mais um ano de vida, e segue como o único blog brasileiro dedicado à obra de Hergé. A ideia é continuar com este trabalho, de tintinófilo para tintinófilo. Conto com vocês para poder estar aqui novamente no ano que vem. Até lá!
Compartilhe:

8 comentários:

  1. Parabéns!!! Desde o primeiro ano sigo o blog e ainda não descobri melhor!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, Britto! Melhor presente os fãs lusófonos de Tintim não poderiam ter.

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Parabéns aos 3 anos!

    Com certeza ainda haverá incontáveis anos pela frente, pois é um ótimo blog.

    ResponderExcluir
  4. Enhorabuena!! y a seguir así. Un saludo. José Luis Povo"Bergamotte"

    ResponderExcluir
  5. Acho que mais que parabbéns, temos que dizer obbrigado! Muitos anos de vida para o blog!!!

    ResponderExcluir
  6. É o único blog sobre o Tintin do Brasil e de portugal, também! *Parabéns!*

    ResponderExcluir
  7. Camille, em Portugal já tem o http://tintinemportugal.blogspot.com, muito bom, por sinal!

    ResponderExcluir

Fique à vontade para soltar o verbo, marujo!

Translate

Veja também

Veja também
Site oficial de Tintim

Arquivo TPT