16 julho, 2011

Tintim pode tomar o posto de "Harry Potter"?

O site belga Het Nieuwsblad confirmou a presença de Steven Spielberg na première mundial do filme "As Aventuras de Tintim" (The Adventures of Tintin: The Secret of the Unicorn), que acontecerá em 22 de outubro na capital da Bélgica, Bruxelas.


Durante o "Summer of Sony", evento promocional realizado pela Sony Pictures em Cancún, México, o cineasta revelou que queria tanto Bruxelas, residência do criador de Tintim, como Paris, onde a obra de Hergé tem enorme popularidade, para realizar a estreia mundial do filme, por isso optou pelas duas cidades "ao mesmo tempo". No caso de Bruxelas, a festa de lançamento do longa ocorrerá no período da tarde, para que o diretor e sua equipe (incluindo o produtor Peter Jackson e atores como Jamie Bell e Daniel Craig) tenham tempo de voar até Paris, onde a festa ocorrerá à noite.

Spielberg não esteve presente ao evento da Sony no México devido a compromissos na Europa, mas participou ao vivo através de um link via satélite. "Vinte anos atrás eu adquiri os direitos de Tintim, mas foi em 1981 que eu fiquei fascinado por suas aventuras", disse o diretor. "Então eu li todos os álbuns e agora todos eles estão em minha estante", afirmou.

"Esta é a primeira vez que eu dirijo animação, mas eu gosto de simplesmente tentar coisas novas. Pegue 'Jurassic Park': a criação dos dinossauros era apenas um desafio", explicou Spielberg. "Um filme de Tintim com atores reais não era uma opção para mim. Somente através da animação eu chegaria mais próximo do estilo, cores e figuras que Hergé criou. Os desenhos são simplesmente o DNA de Tintim. Desde que eu queria permanecer fiel".

Segundo o site, o primeiro filme da prometida trilogia ainda nem está finalizado, mas parte do roteiro do segundo, que será dirigido por Peter Jackson, já foi escrita. "Peter é agora produtor, mas nós trabalhamos muito juntos", disse Spielberg. "A cada dia de filmagem nos falávamos através de um videolink e trocávamos ideias". De acordo com Jackson, ele e Spielberg apenas jogaram "cara ou coroa" para decidir quem seria o diretor do primeiro filme. "Foi Steve, então eu faço o número dois", disse o produtor. "Mas esperamos, claro, que muitos outros possam seguir, porque ainda há uma riqueza de histórias à espera".

Sobre o possível sucesso do filme, a co-produtora Kathleen Kennedy (foto) diz que muito dependerá a recepção do longa na Europa. "Tintim é menos conhecido nos EUA, por isso desta vez esperamos que o sucesso do filme na Europa seja exportado para a América, quando o contrário é o normal".

A produtora, que trabalhou ao lado de Spielberg em sucessos como a franquia "Indiana Jones", o clássico "E.T." e o promissor "War Horse", acredita que a chegada do repórter belga no momento em que outro fenômeno literário está deixando o cinema pode ser favorável. De quem estamos falando? Kennedy responde: "Seria bom se Tintim pudesse preencher o vazio deixado por Harry Potter".

:: Para ver as fotos do "Summer of Sony", onde Kathleen Kennedy aparece junto com os atores Jamie Bell e Andy Serkis sobre uma réplica do navio Licorne, clique aqui. Para comentar esta e outras notícias sobre o universo tintinólogo, participe do Fórum Tintim por Tintim.
Compartilhe:

4 comentários:

  1. Olha eu acho que nao ira tomar o lugar de Harry Potter primeiro porque a saga do bruxinho teve 8 filmes e do nosso heroi so tera 3 mas acho que os fas de quadrinhos que gostavam da serie Harry Potter se Interessaram por Tintim.Assim espero!

    ResponderExcluir
  2. Acho que "tomar o lugar" é uma expressão forte, pq para os fãs é claro que é insubstituível... Mas em termos de significado para o mercado, pode ser um subsituto sim, tanto de Harry Potter como de Indiana Jones!

    ResponderExcluir
  3. seria melhor dizer que quem vai tomar o lugar do Harry é o Percy Jackson,pois eles tem mais similaridades.Tintin ja tem o seu lugar,independente de ser um modismo

    ResponderExcluir

Fique à vontade para soltar o verbo, marujo!

Translate

Veja também

Veja também
Site oficial de Tintim

Arquivo TPT