23 julho, 2011

Prof. Girassol está fora do primeiro filme - o que isso significa?

"Um pouco mais a oeste!"

Durante a Comic-Con 2011, o cineasta Peter Jackson, em resposta a uma pergunta de um repórter, confirmou aquilo que nós já suspeitávamos: o Professor Girassol não estará presente no primeiro filme da prometida trilogia baseada nos álbuns de Hergé. "Girassol ainda não faz sua apresentação em nossa versão cinematográfica de Tintim. Obviamente, se tivermos sorte o suficiente para fazer mais filmes, há um monte de histórias em que Girassol aparece. Estamos muito ansiosos para vê-lo no futuro", disse o produtor do longa "As Aventuras de Tintim".

Mas o que a ausência do personagem significa para o filme, para a franquia, para os fãs do personagem e das aventuras de Tintim? Bem, desde que foram revelados os álbuns que seriam adaptados para o cinema, os fãs esperam a presença do Prof. Girassol no primeiro filme. Isso porque os produtores anunciaram que o primeiro filme seria baseado nos álbuns "O Caranguejo das Tenazes de Ouro" (em flashbacks), "O Segredo do Licorne" e "O Tesouro de Rackham, o Terrível". Acontece que o Prof. Girassol faz sua primeira (e importante) aparição no terceiro álbum, de forma bem cômica, por sinal.

Em "O Tesouro de Rackham, o Terrível", Trifólio Girassol é um inventor que se oferece para acompanhar Tintim e Haddock na expedição em busca de um famoso navio naufragado, o Licorne. A introdução do personagem na história é importante pois é ele quem constrói o submarino-tubarão que é utilizado por Tintim para procurar o navio na costa caribenha. Tal submarino é um dos ícones do imaginário tintinólogo, e inclusive ilustra a capa do álbum que narra a busca pelo tesouro do pirata.

A ausência do Prof. Girassol na história pode ser um indício de que não veremos o submarino-tubarão na tela do cinema - pelo menos no primeiro filme. Isso significa dizer que haverá mais adaptações no roteiro do que imaginamos, ou o enredo de 'O Tesouro de Rackham' será totalmente suprimido. Mas Spielberg e Jackson nunca negaram que o álbum fizesse parte do roteiro; pelo contrário, a cada entrevista ou matéria sobre o filme a informação é confirmada. Mesmo que Girassol (e seu invento) apareçam apenas nos próximos filmes, se é que haverão, será uma grande perda para o público ficar sem as fantásticas cenas submarinas desenhadas por Hergé, e em 3D!

:: O que pode haver de positivo?

O fato de Girassol não aparecer no primeiro filme pode ter lá suas vantagens - se esquecermos o fato de que teremos de esperar pelo menos mais dois anos até poder vê-lo na telona. O longa mostrará o primeiro encontro de Tintim e Haddock, e a introdução de mais de um personagem poderia ser mal trabalhada em apenas um filme. Assim teremos mais tempo para ver a relação entre Tintim e o Capitão se desenvolver, e teremos mais um motivo para esperar a sequência - o que é melhor para os cineastas.

Outro fator positivo é que no segundo longa o Prof. Girassol pode ganhar mais destaque. No filme 'O Segredo do Licorne' Haddock terá um papel mais fundamental, até pelo fato de o navio fazer parte da história de seus antepassados. Na sequência, que deve ser adaptada dos álbuns "As 7 Bolas de Cristal" e "O Templo do Sol", Girassol já tem um papel importante por ser o motivo de Tintim e o Capitão viajarem até o Peru para resgatá-lo, e isso pode ser ainda mais relevante com algumas adaptações no roteiro. Conforme já especula-se pelos blogs e fóruns tintinólogos pelo mundo, uma alteração possível é transformar o Professor em um dos sete exploradores que descobrem a múmia de Rascar Capac, desencadeando assim a maldição do Inca. Isso seria uma justificativa a mais para o sequestro do cientista, que a essa altura ele já deveria ter se tornado um amigo de Tintim... mas isso fica para os roteiristas!

Tranquilizando os fãs do Professor, o diretor Steven Spielberg declarou: "Espero que Peter esteja programado para dirigir o próximo filme que inclua o Prof. Girassol, e estou ansioso para trabalhar com ele assim como ele trabalhou comigo". Nós também estamos, Spielberg. Nós também estamos...
Compartilhe:

3 comentários:

  1. Britto Além de Tintim:
    http://anonym.to/?http://ultimosegundo.ig.com.br/cultura/cinema/spielberg+confirma+quarto+jurassic+park/n1597095529750.html

    Spielberg confirma quarto "Jurassic Park"

    ResponderExcluir
  2. corrigindo link:n copie o http://anonym.to/? ele é NULO!

    ResponderExcluir
  3. HAHAHA dessa NEWs eu já esperava,está na cara que ele esta seguindo os HQs certinho!

    ResponderExcluir

Fique à vontade para soltar o verbo, marujo!

Translate

Veja também

Veja também
Site oficial de Tintim

Arquivo TPT