18 maio, 2011

Peter Jackson conta detalhes da produção do filme

Segue abaixo um texto do produtor Peter Jackson, publicado em sua página no Facebook:

"Foi ótimo ver o lançamento de um teaser trailer e pôsteres para TINTIM, um filme que eu estou fazendo com Steven Spielberg e Kathleen Kennedy. Levou muito tempo para chegar. Este filme, como todos os filmes baseados em CGI, exigiu um longo período de prévias e R&D [pesquisa e desenvolvimento] - e depois, uma vez que o filme é 'jogado' na fase de captura de movimento, leva mais dois anos para ser concluído. Faz provavelmente 5 anos desde Steven e eu começamos a trabalhar nele."

Steven Spielberg e Peter Jackson no set de filmagem de Tintim.

"Os álbuns de Tintim por Hergé foram os primeiros livros que já li, e eu me apaixonei por eles. Na realidade eu não os tinha, mas alguns amigos de meus pais sim, e sempre que íamos visitá-los, eu pegava um livro de Tintim e alegremente gastava três horas totalmente perdido na aventura. Eu estive a lê-los desde então, e devo dizer que continuo a encontrar coisas novas para aproveitar cada momento. Se você os leu antes, aprecie-os novamente - e se os leu, você tem uma surpresa na loja."

Spielberg conversa com um dos protagonistas, Andy Serkis. Jamie Bell e Peter Jackson também aparecem.

"O que foi ótimo em fazer esse filme foi ver Steven entrando no mundo do cinema de captura de movimento, e liberar toda a sua habilidade e instintos criativos. Quando você faz um filme live-action, são tantas coisas trabalhando contra você - clima, equipamentos, tempo. Você pode imaginar filmar uma cena com uma tomada maravilhosa na grua, ou um complexo movimento na Steadicam, mas o dia, a hora, a logística ou a pura dificuldade física força você a se comprometer. Numa etapa de captura de movimento, a "câmera" pode ser um bloco de madeira com marcadores de rastreamento sobre ele... você aponta essa "câmera" em qualquer direção e em um monitor você vê o mundo do Tintim de Hergé em três dimensões. Jamie Bell e Andy Serkis estão na sua frente vestindo trajes de captura de movimento, mas aponte a câmera para eles, e no monitor você vê Tintim e o Capitão Haddock. Quando Jamie e Andy se movem ou falam, o mesmo acontece com Tintim e Haddock, tudo ao vivo, em tempo real. Movimentos de grua e takes de rastreamento são realizadas movendo seus polegares em um controlador estilo Playstation. Isso não é animação - é um filme de ação ao vivo feito em um mundo virtual em tempo real. Você grava vários takes, assim como um filme normal, e cada tomada é fresca e original, assim como os movimentos de câmera."

Spielberg, Jackson e Daniel Craig. Ao fundo, a produrora Kathleen Kennedy.

"Steven abraçou este novo filme, produzindo muito rapidamente, e eu pude vê-lo amar a liberdade quase completa que ele de repente teve. Steven operou a câmera em Tintim ele mesmo - toda as tomadas manuais, de rastreamento e elevadas são dele. Mas a coisa realmente interessante é ver como sua imaginação e dom de contar histórias entraram em ação. Está tudo lá no filme. Algo para se esperar."
Compartilhe:

0 comentários.:

Postar um comentário

Fique à vontade para soltar o verbo, marujo!

Translate

Veja também

Veja também
Site oficial de Tintim

Arquivo TPT