11 abril, 2011

Animação "O Caso Girassol" será exibida na TV fechada

O Caso Girassol (L'Affaire Tournesol) é uma animação de 1964 produzida pela Belvision e dirigida por Ray Goossens, com base no álbum homônino de Hergé. Originalmente é parte da série de TV "Les Aventures de Tintin, d'après Hergé", da década de 1960, mas foi posteriormente exibida como longa-metragem pela TV inglesa.


Embora seja baseado no álbum de Hergé, existem algumas diferenças com relação à história original, como por exemplo: a total exclusão do personagem Serafim Lampião; o aumento da participação dos detetives Dupondt; a alteração de alguns nomes (o Prof. Topolino virou Bretzel e o Coronel Sponz, Brutel); o fim do vício do Capitão Haddock por uísque (que no filme é trocado por café); a cura da surdez de Girassol (que nem é mencionada) e a aparência dos bigodes dos Dupondt (que passam a ser idênticos). A dublagem parece manter o nome "Professor Calculus", assim como na tradução inglesa, em que o título do filme é "The Calculus Case".


O filme será exibido pelo canal a cabo HBO Family nos dias 14/04 (04h55, Este e 07h55, Oeste), 18 e 19 (10h00, Este e 13h00, Oeste) de abril. Com duração de 60 minutos, a animação está disponível em DVD e VHS em países da Europa, incluindo França, Reino Unido, Finlândia e Espanha. Confira um trecho em francês no vídeo abaixo:


:: Em tempo: O longa animado "O Templo do Sol", que foi exibido em fevereiro no mesmo canal, irá ao ar no dia 16 de abril, às 06h30 (Este) e 09h30 (Oeste). Reveja a postagem sobre o filme clicando aqui. Abaixo, uma imagem do making of do filme, presente no álbum publicado na época do lançamento.

Compartilhe:

8 comentários:

  1. Gostava imenso de ter a TV fechada para poder matar saudades desse filme..

    Gostei das diferenças do filme em relação à história original, só não achei muito boa ideia a aparência dos bigodes dos Dupondt, mas acho que só os tintinófilos é que reparam nisso :P

    ResponderExcluir
  2. meu tio tem 5 filmes do tintim, só não lembro o nome deles. ele gravou na tv por assinatura faz tempo. tem um até que é uns boneco e é muito legal, só queria saber onde achar esses episódios de tintim feitos na década de 60. será que só tem na frança? nas fitas que eu vi o caso girassol tinha 86 minutos, será que vão cortar o filme ou meu tio gravou tudo com comercial? efim, seria muito legal poder assistir, mas o problema que meu tio guarda as fitas raras dele escondidas.

    ResponderExcluir
  3. @Anônimo: Os filmes protagonizados por Tintim e sua turma são: "O Caranguejo das Tenazes de Ouro" (essa animação com bonecos que você citou), "O Caso Girassol", "O Templo do Sol", "O Lago dos Tubarões (estes últimos em animação a lápis), "O Mistério do Tosão de Ouro" e "Tintim e as Laranjas Azuis". Estariam estes entre os cinco que seu tio gravou?

    Se você encontrar as fitas secretas, vê se consegue compartilhar com a gente! ;^)

    ResponderExcluir
  4. @Britto, se eu conseguir convencer ele a deixar eu gravar os filmes e passar para um blog ou coisa do tipo eu faço, e os filmes são esses mesmo, só não me lembro de ele ter esse "tintim e as laranjas azuis" mas se eu achar entre as milhões de fitas dele e conseguir gravá-las de algum jeito compartilharei com outros tintinófilos.

    ResponderExcluir
  5. pra quem nunca assistiu o filme do tintim "tintim no lago dos tubarões" aí tá o link, é em portugues de portugal mas dá pra entender perfeitamente.
    http://www.youtube.com/watch?v=X-vMa8oTfvE

    ResponderExcluir
  6. @britto, o filme "tintin no lago dos tubarões" pode ser visto completo no youtube em português de portugal ou língua parecida e se entende perfeitamente o que fala, é só digitar
    "tintin e o lago dos tiburons galego" e você asssiste o filme completo.

    ResponderExcluir
  7. @Anônimo, valeu por compartilhar esta descoberta!
    Se quiser entre em contato comigo por email (contato@tintimportintim.com) e não deixe de participar do fórum (tintimportintim.forumbrasil.net). Por que ficar no anonimato?

    ResponderExcluir
  8. como eu nao tenho tv fechada fico so no choro snifff lucichan

    ResponderExcluir

Fique à vontade para soltar o verbo, marujo!

Translate

Veja também

Veja também
Site oficial de Tintim

Arquivo TPT