17 fevereiro, 2011

Rapidinhas Tintim por Tintim - Fevereiro

:: O cartunista canadense Tristan Demers (foto abaixo), chega à Bélgica nesta sexta-feira para promover o lançamento de seu novo livro, Tintin et le Québec - Hergé au coeur de la Révolution Tranquile (em tradução literal: "Tintim e Quebec - Hergé no coração da Revolução Silenciosa"). A obra é resultado de uma pesquisa que durou cerca de três anos, e retrata o impacto de Tintim em Quebec, uma das dez províncias do Canadá, nos anos 1950 e 1960.

Ricamente ilustrado por documentos e fotos, boa parte deles inéditos, o livro serve como um diário de bordo da visita de Hergé a Quebec em abril de 1965, com imagens do cartunista belga em Montreal e na barragem de Manic (que ilustra a capa do livro). Promove o lançamento do livro nesta sexta-feira, 18 a 20 de fevereiro na Feira do Livro de Bruxelas, na Bélgica. Com 159 páginas, 'Tintin et le Québec' é publicado pela editora Hurtubise em parceria com a Moulinsart. O lançamento na Bélgica será durante a Feira do Livro de Bruxelas, que começa nesta sexta-feira, 18/02, e vai até o domingo, 20/02. 

:: Três novos volumes da série de álbuns de Tintim foram publicados pela editora Asa em Portugal. Os títulos desta vez são "As Sete Bolas de Cristal", "O Templo do Sol" e "Tintin no País do Ouro Negro". A Asa adquiriu os direitos de publicação da série em 2009, e desde o ano passado vem lançando os álbuns em novo formato (16x22 cm), além de ter devolvido ao personagem seu nome original, Tintin. Agora a coleção portuguesa conta com 9 dos 24 álbuns originais de Hergé.


:: Em entrevista ao site USA Today, o ator Jamie Bell voltou a falar sobre o filme 'Tintim e o Segredo do Licorne', onde interpreta o personagem principal. Segundo ele, apesar de o personagem ser gerado por computador, quem lhe conhece bem notará algumas articulações de seu rosto. "Nós estamos tentando manter Tintim parecido ao que ele é nos quadrinhos", afirmou. "Eu não quero que ele pareça com Jamie Bell". O ator também falou sobre sua relação com Tintim durante a infância: "Ele sempre pareceu diferente dos outros desenhos, porque Tintim estava lidando com algo que era real. Ele resolvia injustiças e eliminava a corrupção política. Estava por dentro da tecnologia. Ele estava em ação bem antes do Superman. Pousou na lua 16 anos antes de Neil Armstrong."

:: Tintim e Hergé serão homenageados no próximo leilão da Banque Desinée, no próximo dia 27 de fevereiro. Segundo o site Bedeo.fr, 830 lotes serão ofertados durante o leilão. Como não poderia deixar de ser, Tintim marca presença com vários itens, entre eles  uma caixa contendo várias litografias datadas de 1981, todas assinadas por Hergé (avaliada entre 15 e 20 mil euros). Também assinada por Hergé, uma serigrafia emoldurada muito rara, fabricada em 1979 a pedido do Royal Waterloo Golf Club (clique na foto à direita para ampliá-la), está estimada entre 8 e 10 mil euros. Outros lotes podem ser vistos no cátalogo disponível no site oficial da Banque Desinée.

:: No último sábado, 12/02, ocorreu em Beverlly Hills, EUA, a entrega dos Prêmios Oscar de Tecnologia. Apresentada pela atriz Marisa Tomei, a premiação da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas  homenageou 23 profissionais que trabalham por trás das câmeras, entre eles engenheiros de computação, técnicos e desenvolvedores de câmeras especiais. Um dos premiados foi Mark Sagar (foto), supervisor de projetos especiais da Weta Digital (empresa de Peter Jackson), que já trabalhou em filmes como "Homem Aranha 2", "King Kong" e "Avatar". Sagar foi premiado por suas inovações na captura de movimentos faciais, e durante seu discurso afirmou estar trabalhando com Steven Spielberg em "As Aventuras de Tintim: O Segredo do Licorne", e com os atores James Franco e Andy Serkis no filme "Rise of the Apes", um prelúdio de "Planeta dos Macacos".
Compartilhe:

0 comentários.:

Postar um comentário

Fique à vontade para soltar o verbo, marujo!

Translate

Veja também

Veja também
Site oficial de Tintim

Arquivo TPT