29 julho, 2010

Carros de Tintim: No País dos Sovietes


No que se refere a cenários e objetos do mundo real, os desenhos de Hergé foram sempre bastante fiéis à realidade - e com os carros não é diferente. No site Tintin's Cars é possível conferir uma relação com todos eles, mas a partir de hoje será publicado aqui a sequência de veículos presentes em cada álbum de Tintim, contando também algumas curiosidades sobre as marcas.

Para começar, vamos partir do início! No primeiro álbum de Tintim, "No País dos Sovietes", ainda em preto-e-branco, vemos o repórter conduzindo dois modelos diferentes. Conheça-os abaixo:

Este modelo, que aparece na página 50 do álbum, é o Mercedes Torpedo, de 1925. Chama atenção no desenho de Hergé os detalhes do carro, muito fiel ao original. Até a estrela de três pontas, marca registrada da marca, está ali. A Mercedes-Benz, fundada na Alemanha em 1924, é uma das fabricantes de meios de transporte (incluindo caminhões, ônibus e até aviões) mais famosas do mundo, e seus produtos constantemente são vistos em filmes e histórias em quadrinhos. Hergé pode ser considerado um precursor desta prática.

Tintim aparece pilotando dois modelos da Amilcar: possivelmente o CC (página 176) e o C6 (página 97). Ambos foram lançados pela empresa francesa Socièté des Cyclecars Amilcar, numa época em que ter carro era para poucos, devido ao elevado número de impostos. Assim surgiram os cyclecars, veículos de 3 ou 4 rodas com capacidade máxima de 2 passageiros (incluindo o condutor). Com taxas muito mais favoráveis ao grande público, essas versões esportivas foram apelidadas de "os Bugatti dos pobres". A Amilcar fez grande sucesso durante décadas, até chegar ao fim, no decorrer da 2ª Guerra Mundial.

:: Esta não foi a última vez que o jovem repórter apareceu dirigindo estes modelos. Aguarde as próximas postagens e descubra mais carros de Tintim...
Compartilhe:

2 comentários:

  1. Ótima seção. É muito interessante observar a preocupação de Hergé em retratar tudo da maneira mais fiel possível.

    Antes de ler o post, eu achava que esses carrinhos de apenas dois assentos eram de corrida... Não fazia idéia de que eram automóveis "normais".

    Até mais.

    ResponderExcluir
  2. Muito boa essa nova seção! Gosto muito de carros antigos e já conhecia o site "Tintin's cars". Mas o melhor é que você conta um pouco da história da marca. Muito bacana, continue assim!

    ResponderExcluir

Fique à vontade para soltar o verbo, marujo!

Translate

Veja também

Veja também
Site oficial de Tintim

Arquivo TPT