24 maio, 2010

Mais raridades vão a leilão

No próximo sábado, 29 de maio, acontece em Paris, na sala Druout-Montaigne, mais um leilão de peças relacionadas a Tintim e Hergé. A "venda Hergé", organizada pela casa de leilões Piasa e pela Moulinsart S.A., inclui 230 itens de cerca de 70 colecionadores, alguns deles desconhecidos até o momento, segundo informa o site Vancouver Sun.

Um museu belga detém cerca de 80 a 85 por cento da obra de Hergé, mas o número de peças do leilão, que vão desde desenhos originais e antiguidades, surpreendeu aos potenciais compradores. Entre os itens mais cobiçados está um dos quatro exemplares da escultura em bronze de Tintim e Milu, feita por Nat Neujean em 1976. Ela mede 1,80 metro, e está avaliada entre 100 mil e 120 mil euros.

Outro item que chama a atenção dos colecionadores um desenho inédito de Hergé, pintado com nanquim, aquarela e guache. Trata-se de uma cena original "totalmente desconhecida" até agora, estimada inicialmente entre 50 mil e 70 mil euros, que Hergé criou em 1947 como presente de aniversário para um de seus melhores amigos. O quadro mostra Tintim segurando uma grande concha, além do Capitão Haddock, que carrega uma réplica do navio Licorne, e do professor Girassol - todos num colorido cenário marinho. "Ele vai além da esfera dos quadrinhos", afirma Alexis Veillet, diretor de leilões Piasa. "É um desenho perfeito de Tintim, mas ainda um pouco surrealista".

Também está à venda uma versão "muda" do álbum "Tintim no Congo". As cópias foram feitas com balões de fala em branco para convencer os editores de outros países a traduzi-lo para suas línguas. "É difícil encontrar originais em bom estado, e esses livros mudos são muito raros... Talvez apenas algumas dezenas deles foram impressos", diz Velliet.

Os organizadores explicam que este leilão foi montado com o objetivo de descobrir ou redescobrir peças de Hergé desconhecidas, esquecidas ou que eram dadas como perdidas.
Compartilhe:

0 comentários.:

Postar um comentário

Fique à vontade para soltar o verbo, marujo!

Translate

Veja também

Veja também
Site oficial de Tintim

Arquivo TPT