19 abril, 2010

'Tintim' terá "maquiagem digital" de "Avatar"

Diferente do que se pode imaginar, não é o computador o único responsável pela incrível semelhança que há entre as expressões dos personagens virtuais de "Avatar" e os humanos. Na verdade, foi uma técnica conhecida como "maquiagem digital" que ajudou a dar vida e emoções humanas às criaturas concebidas para o blockbuster de James Cameron. De acordo com um artigo recente da Variety, esta mesma tecnologia será utilizada no longa 'As Aventuras de Tintim: O Segredo do Licorne', e com um sistema um pouco mais avançado.

A "maquiagem digital" serve para evidenciar cada expressão facial dos atores, que utilizam uma espécie de capacete equipado com câmeras para captar esses movimentos nos mínimos detalhes. A técnica não é nova, visto que já foi utilizada em outras produções do gênero, como "O Expresso Polar", de 2004. Mas em "Avatar" ela alcançou um novo nível, e por isso a diferença entre os dois filmes é gritante.

A cabeça do departamento de maquiagem digital, Tegan Taylor, que também trabalhou no filme de 2004, já acumulou experiência suficiente para ser classificada como a rainha da maquiagem para performance capture 3D (o novo nome da técnica de "captura de movimentos", ou motion capture). Ao contrário de maquiagem convencional, que prepara atores para a fotografia, o trabalho de Taylor envolve basicamente aplicar centenas de pontos refletores em seus rostos, permitindo que as expressões emocionais sejam lidas pelo programa que processa as imagens animadas para o computador. A técnica vem evoluindo desde "O Expresso Polar", e para o filme de James Cameron - até então o maior sucesso da história do cinema - Taylor precisou criar uma tinta fosforescente, que não agredisse a pele dos atores. "Nada existente no mercado", diz ela.

Assim que concluiu seu trabalho em "Avatar", Tegan Taylor já partiu para outro desafio, desta vez no filme de Steven Spielberg e Peter Jackson 'O Segredo do Licorne', que ainda está em pós-produção na Weta Digital - empresa que cuidou dos efeitos de "Avatar". "Meu trabalho como chefe do departamento foi garantir que todas as as necessidades [da Weta] fossem satisfeitas", conta ela, que também fala sobre a evolução nas "poções", como ela chama a tinta utilizada na maquiagem digital: "Entre 'Avatar' e 'Tintin', eu as alterei ligeiramente, mudando sua consistência para obter resultados mais duradouros".

Além de 'Tintim', que estreia no final de 2011, Taylor também está envolvida no projeto "Mars Needs Moms", de Simon Wells, e faz testes para "Yellow Submarine", remake do filme dos Beatles assinado por Robert Zemeckis. Ambos serão lançados pelos estúdios Disney.
Compartilhe:

Um comentário:

Fique à vontade para soltar o verbo, marujo!

Translate

Veja também

Veja também
Site oficial de Tintim

Arquivo TPT