29 março, 2010

Teorias sobre a origem do nome de Milu


Circulam pela internet algumas teorias que afirmam que o nome do cãozinho de Tintim, Milu (Milou, no original), não teria sua origem na primeira namorada de Hergé, Marie Louise - cujo apelido era Milou.

No The Tintin Blog, por exemplo, foi publicado há pouco tempo que o fox-terrier mais conhecido do mundo foi nomeado assim em homenagem ao belga René Milhoux, campeão de motociclismo, famoso por ser dono do recorde de velocidade durante os anos 20 e 30. Milhoux sempre estampava o noticiário, inclusive do Le Vingtième Sciècle, onde Hergé trabalhava. Os dois tiveram a oportunidade de se conhecer, e por causa disso, o criador de Tintim teria resolvido homenagear o motociclista através da criação de Milu.



Veja também: 7 inspirações de Hergé para criar Tintim

Além disso, segundo conta o neto de Milhoux, seu avô era conhecido como o "Diabo Branco", isso porque sempre vestia um macacão da mesma cor. Isso poderia ter servido de inspiração na criação do cachorro, que é tão rápido e inteligente como Milhoux foi...

Há bem mais tempo, porém, o livro "Mi vida de perro" (Minha vida de cão), da autora Ariane Valadié, apresentou uma origem diferente para o nome do cachorro de Tintim. A obra, que traz uma entrevista com Milu dez anos após a morte de Hergé, fala sobre a vida do animal ao lado de seu dono, além de trazer curiosidades sobre outros cães famosos, o nome de Milu em outras línguas, e finalmente sua suposta origem. Para a autora, o nome "Milou" está relacionado com o dia de Saint Miloud, que é comemorado na mesma data do nascimento de Hergé, 22 de maio.

Independente da verdadeira origem do nome de Milu, havemos de concordar que este é um dos personagens mais atraentes do universo Tintim. Sem falar que ele sempre terá espaço no seleto grupo onde figuram os mais célebres caninos dos desenhos, como Snoopy, Pluto, Costelinha e Scooby-Doo.


Compartilhe:

Um comentário:

  1. eu amo todos, capitão haddok, tintim, trifólio girassol, detetives dupon e dupon, e milu, meu cachorro tendo por nome, milu ;D

    ResponderExcluir

Fique à vontade para soltar o verbo, marujo!

Translate

Veja também

Veja também
Site oficial de Tintim

Arquivo TPT