23 fevereiro, 2010

Spielberg fala sobre a tecnologia de 'Tintim'


Na última sexta-feira, 19, o diretor Steven Spielberg conversou com a jornalista Rachel Abramowitz, do Los Angeles Times, sobre a produção de 'As Aventuras de Tintim: O Segredo do Licorne'. Segue abaixo a entrevista completa, que revela curiosidades sobre o processo de gravação e animação.

Spielberg disse que só havia uma razão para fazer o seu novo filme utilizando a moderna tecnologia de captura de movimentos, que James Cameron utilizou em Avatar: "Foi baseado em meu respeito pela arte de Hergé e querendo chegar o mais próximo desta arte que eu pudesse", afirmou o diretor.

"Hergé escreveu sobre pessoas fictícias em um mundo real, não num universo de fantasia. Era com o universo real que ele estava trabalhando, e usava a National Geographic para pesquisar suas aventuras. Me pareceu que gravar em live-action seria muito estilizado para identificação do público. Precisaríamos usar figurinos que são um pouco extravagantes quando vestidos por atores reais. O figurino parece se encaixar melhor quando a mídia escolhida é a digital."

Durante a filmagem, os atores vestiram macacões de lycra cobertos de marcadores reflexivos, e cada movimento foi seguido por mais de 100 câmeras. Eles também usaram uma espécie de capacete com, com uma câmera focada para seus rostos, possibilitando a gravação detalhada de cada gesto facial - medida tomada para evitar o aspecto de "olho morto", ou falta de emoção, presente em filmes que utilizaram a mesma tecnologia no passado (vide O Expresso Polar). Todos os dados captados pelas câmeras foram transferidos para o computador, onde é criada uma réplica tridimensional do ator. O documento digital do ator e de seus movimentos é tão eficaz que o diretor pode mudar uma cena de ângulo sem precisar voltar ao set de filmagem.

Para o diretor de filmes como "ET: O Extraterrestre", "Jurassic Park" e "A Lista de Schindler", essa nova experiência foi fantástica.

"Eu simplesmente adorei", diz. "Me senti mais como um pintor do que nunca. Tive a chance de fazer muitas coisas que não costumo fazer como diretor. Você consegue pintar com esse aparelho, que te coloca num mundo virtual, e permite que você controle os ângulos e todos os atores com um pequeno dispositivo manual apenas três vezes maior que um controle do Xbox. "

Com esse pequeno monitor, Spielberg podia olhar para baixo e ver o que os atores estavam fazendo - em tempo real - em uma tela que os mostrava no universo do filme. Trabalhando no set de captura de movimentos - que é chamado de volume - Spielberg ficou cada vez mais deslumbrado com o valor artístico libertador da nova tecnologia.

"Quando o Capitão Haddock atravessa o volume, as câmeras captam todas as informações de seus movimentos físicos e emocionais", disse o diretor. "Assim, quando Andy Serkis corre pelo palco, vemos o Capitão Haddock no monitor, completamente animado, correndo ao longo as ruas da Bélgica. Não são apenas os atores representados em tempo real, eles entram num mundo tridimensional ".

Assim, embora a aparência de Jamie Bell (Tintim) seja transformada digitalmente na figura exata de Tintim, o que veremos na tela "será o a performance completa Jamie Bell, física e emocional", diz Spielberg. E acrescenta: "Se Tintim lhe fizer sentir algo, é a alma Jamie Bell que você está sentindo".

.: A confirmar: Segundo o Diário do Nordeste, o longa já tem data marcada para estrear no circuito de cinemas 3D do Brasil: 11/11/11. Tomara que tanto 1 na data ajude o filme a ficar em primeiro...
Compartilhe:

3 comentários:

  1. Novembro ainda?! mais de um ano de espera... já podiam ter soltado ao menos um teaser trailer!

    ResponderExcluir
  2. puxa e eu achando q ia ganhar um presente de aniversario(pensei q era em outubro u.u)mas tdo bem spielberg e spielberg e ponto final^^to louca pra ver como sera o tintin em 3d!!!

    ResponderExcluir
  3. Ain, a cada dia to mais louco pra ver o filme, e pelo visto promete, e com certeza Spielberg deve estar fazendo uma obra prima !
    rs

    ResponderExcluir

Fique à vontade para soltar o verbo, marujo!

Translate

Veja também

Veja também
Site oficial de Tintim

Arquivo TPT