25 dezembro, 2009

Boletim Trilogia Tintim - Um Resumo

Com o ano de 2010 já às portas, decidi fazer um apanhado geral sobre as notícias relacionadas à trilogia cinematográfica de Tintim, resumindo aqui as principais informações e aproveitando a oportunidade para especular um pouquinho...

.: Por trás das câmeras

The Adventures of Tintin: The Secret of The Unicorn é o título oficial do primeiro filme da série comandada por Steven Spielberg e Peter Jackson. Spielberg assina a direção e Jackson cuida da produção. Kathleen Kennedy, que produziu longas como Os Caçadores da Arca Perdida, também está na equipe. Steven Moffat, Edgar Wright e Joe Cornish assinam o roteiro.

'O Segredo do Licorne' terá trilha sonora de John Williams, que trabalhou em temas marcantes de filmes como Star Wars, Indiana Jones e Tubarão. No elenco, nomes como Daniel Craig (Rackham, o Terrível), Andy Serkis (Capitão Haddock), Simon Pegg (Dupond), Nick Frost (Dupont), Jamie Bell (Tintim), entre outros.

O longa foi filmado no início do ano, e as gravações em captura de movimentos levaram 32 dias. O resultado das tomadas já foi editado e devidamente montado, e o longa atualmente encontra-se em fase de pós-produção. A Weta Digital, empresa neozelandesa de Peter Jackson, cuida dos efeitos, transformando os movimentos captados da intepretação dos atores em animação computadorizada. É prometido um visual surpreendente, mas ao mesmo tempo fiel ao estilo de Hergé.

.: A história

Os álbuns escolhidos para o primeiro filme de Tintim no século 21 foram O Segredo do Licorne, como o título deixa claro, e O Tesouro de Rackham, o Terrível. O Caranguejo das Tenazes de Ouro não será completamente adaptado, mas servirá para mostrar o primeiro encontro de Tintim e Haddock. As informações foram confirmadas pelo próprio Spielberg em entrevista publicada na edição especial do Le Monde, onde ele também disse que tudo se passará na Europa dos anos 1950, "sem telefone, sem televisão, sem carros modernos".

.: Sequências

Para o segundo filme, ainda não foram divulgados os álbuns que serão adaptados. Peter Jackson, que será o diretor, revelou sua preferência por As 7 Bolas de Cristal e O Templo do Sol - que particularmente são excelentes opções - mas também demonstrou interesse por A Ilha Negra e O Caso Girassol. Nada está confirmado, mas nossa dúvida deve acabar já no início do ano que vem.

Apesar de o segundo filme ainda nem ter seu título divulgado, os cineastas já pensam no terceiro. O (provável) último longa de Tintim pode ser baseado em suas aventuras no espaço, Rumo à Lua e Explorando a Lua - que, na minha opinião, não serão a melhor escolha. Contudo, é bom conferir a primeira adaptação para ter uma ideia do que pode ser feito com o roteiro desses álbuns, os mais técnicos de Hergé.

.: Lançamento

'As Aventuras de Tintim: O Segredo do Licorne' será distribuído pela Sony e Paramount. O filme chega aos cinemas mundiais em outubro de 2011, e pouco depois, em dezembro do mesmo ano, nos Estados Unidos. Essa decisão foi tomada pelo fato de o personagem não ser tão popular entre os americanos como é para o resto do mundo, como na Europa e América Latina. Pode parecer uma estratégia arriscada, mas isso não amedronta a equipe, já que eles prometem uma grande campanha de divulgação, incluindo o lançamento de um jogo pela Ubisoft.

Entre os concorrentes de Tintim em 2011 (pelo menos nos EUA), estarão as animações Happy Feet 2 (Warner), The Bear and the Bow ('O Urso e o Arco', Disney/Pixar) e o live-action Marvin, o Marciano (Warner).

.: Mais informações e curiosidades sobre a trilogia Tintim você continua conferindo aqui em 2010. Lembrando que, no finalzinho de janeiro, será revelada a primeira imagem do filme, durante um festival de quadrinhos na Europa. Até mais!
Compartilhe:

0 comentários.:

Postar um comentário

Fique à vontade para soltar o verbo, marujo!

Translate

Veja também

Veja também
Site oficial de Tintim

Arquivo TPT