28 novembro, 2009

Peter Jackson: 'O filme será o mais fiel à obra de Herge'

Peter Jackson esteve em Londres para o lançamento de seu novo filme Um Olhar do Paraíso (The Lovely Bones). No país da rainha, o diretor de The Adventures of Tintin: The Secret of the Unicorn concedeu uma entrevista exclusiva ao jornalista Hugh Dayez, da TV belga RTBF. Um dos principais assuntos, é claro, foi a adaptação hollywoodiana das Aventuras de Tintim.

Jackson voltou a contar os motivos de, junto com Spielberg, ter escolhido a técnica de captura de movimentos (utilizada mais recentemente em Os Fantasmas de Scrooge, de Robert Zemeckis) para levar Tintim às telonas. Nessa técnica, o computador registra os movimentos dos atores e formam uma espécie de esqueleto do personagem, que depois é "vestido" em computação gráfica. É por isso que o filme levará tanto tempo para ficar pronto, já que a pós-produção envolve muito trabalho.

"Nosso filme sobre Tintin será o mais fiel à obra de Hergé"

Empolgado, Peter Jackson explicou: "A única alternativa possível para mim era um filme live-action [com atores reais em cena]. Mas eu percebi que, ver os atores interpretando Tintin e o Capitão Haddock, isso produziu uma impressão estranha, pouco convincente. Mas, com o 'motion capture', nós podemos desenvolver a nossa ideia: pegar os desenhos de Hergé e transportá-los a um mundo em três dimensões, mantendo a estética dos álbuns... É como se suas pranchas originais viéssem à vida! Cada rosto, cada elemento de decoração, cada carro, cada edifício é extraído de suas páginas de quadrinhos. É realmente muito fiel à sua arte!"

Jackson responde também como Tintim, cuja fama é considerada mais regional do que internacional, conseguiu atrair os famosos diretores de Hollywood. "É muito simples: quando eu era criança e lia esses álbuns, eu queria ser Tintin!" exclama. "Ele viveu todas as aventuras que eu poderia sonhar! E na fase adulta, esse sentimento nunca acabou! Isto que é incrível com Tintin: ainda hoje, quando leio um álbum, eu me sinto mal com ele, assim como quando eu tinha oito anos... Essa é realmente uma das peculiaridades da fascinante arte de Hergé!"

A matéria confirma que a gravação do longa está concluida. O processo durou apenas algumas semanas, visto que foi realizado sem figurinos ou cenários. Também é tirada uma dúvida que ainda pairava no ar: o filme será baseado não só em O Caranguejo das Tenazes de Ouro e O Segredo do Licorne, como também em O Tesouro de Rackham, o Terrível (bem que eu desconfiei!). Segundo o entrevistador, o cineasta neozelandês deu a entender que não esquecerá de Bruxelas, cidade natal de Hergé - e por que não dizer de Tintim, também?!

'As Aventuras de Tintim: O Segredo do Licorne' tem estreia marcada para outubro de 2011. Não deixe de acompanhar todas as informações sobre o longa aqui, no único blog brasileiro dedicado à obra de Hergé.
Compartilhe:

Um comentário:

  1. Fico cada vez mais ansioso pelo filme, mas só de pensar que ainda temos quase dois anos pela frente... O jeito é ir se contentando com entrevistas mesmo!

    ResponderExcluir

Fique à vontade para soltar o verbo, marujo!

Translate

Veja também

Veja também
Site oficial de Tintim

Arquivo TPT