12 novembro, 2009

Além de Tintim: Wallace & Gromit

Wallace & Gromit são dois personagens de animação em stop-motion (massa de modelar), criados pelo britânico Nick Park (foto). Wallace é um inventor atrapalhado, que faz qualquer coisa por um bom queijo. Gromit é seu cachorro, que apesar de não falar, tem uma personalidade e inteligência de dar inveja a qualquer humano, inclusive a seu dono.

Por que os fãs de Tintim devem se interessar? Bom, Nick Park, criador dos personagens, já declarou ter sido influenciado pelo cartunista belga Hergé na concepção de seus desenhos animados. O animador e diretor afirmou ao site Animation Art Conservation que os filmes de 'Wallace & Gromit' que fez sempre sofreram influências de outras obras de cinema e animação. Desde pequeno ele admira os filmes de Hitchcock, bem como os trabalhos de Chuck Jones (criador de Tom & Jerry) e Walt Disney.

Além do cinema, os livros também influenciaram sua obra, em especial os quadrinhos, como ele mesmo disse na entrevista: "Nos anos 70 e 80 eu li álbuns em quadrinhos, como As Aventuras de Tintim, de Hergé, e os livros ilustrados de Raymmond Briggs", ambos muito populares no Reino Unido, onde nasceu.

Mas não é a primeira vez que o diretor dá esse tipo de declaração. Nos comentários de um DVD de curtas de 'Wallace e Gromit', Park fala sobre sua inspiração para "Dia de Folga" (A Grand Day Out, 1989 - foto à direita), curta-metragem onde a dupla de personagens constrói um foguete espacial (veja aqui):
"Eu fui inspirado em Tintim ... e a forma como eles foram à Lua naquele foguete, e o modo como Hergé estava tão por dentro da estrutura técnica das coisas, e tudo tinha que ter uma forma bonita, sabe, completamente anti-tecnologia morderna, em alguns aspectos".

"Wallace & Gromit", principal criação de Nick Park (responsável também por A Fuga das Galinhas), é sucesso no Reino Unido e em vários países do mundo. Em 2005, ano desta entrevista, foi lançado pela Aardman, em parceria com a DreamWorks, o primeiro longa estrelado pelos personagens: Wallace & Gromit e a Batalha dos Vegetais. O filme ganhou um Oscar de Melhor Filme de Animação, sendo o terceiro conquistado pela dupla.
Compartilhe:

2 comentários:

  1. Adoro animação em massinha! Lembro daqueles desenhos da Cultura.
    Uma vez até Wallace & Gromit passou lá, no dia internacional da criança na tv. Muito bom!

    ResponderExcluir
  2. Também gosto muito de animações em estilo "massinha"! Dá um grande trabalho para os que produzem, mas os resultados são ótimos, na maioria das vezes!

    ResponderExcluir

Fique à vontade para soltar o verbo, marujo!

Translate

Veja também

Veja também
Site oficial de Tintim

Arquivo TPT