30 outubro, 2009

Além de Tintim: Orlando Drummond

Há duas semanas, no dia 18 de outubro, o ator, dublador, radialista e comediante Orlando Drummond Cardoso completou 90 anos de vida. Mais conhecido como Seu Peru, Drummond também ficou muito conhecido por emprestar sua voz a personagens clássicos, como Scooby-Doo, Popeye, Alf, o ETeimoso e Vingador, de Caverna do Dragão.

Mas para os tintinófilos brasileiros o ator fez um trabalho mais que especial. Na série da Nelvana, As Aventuras de Tintin, Orlando Drummond dublou o querido personagem Professor Girassol. Conheça agora um pouco da vida e carreira deste que é um dos maiores nomes da dublagem brasileira.

Vida e Obra

Nascido em 18 de outubro de 1919, no Rio de Janeiro, Drummond iniciou sua carreira em 1942, como contrarregra na Rádio Tupi. Logo começou a participar de alguns programas, e tornou-se ator de rádio-teatro. Anos depois passou pelo cinema, atuando em Rei do Movimento (1954) e Angu de Caroço (1955). O trabalho com dublagem começou em 1960, nos melhores estúdios do país: ZIV, atual Delart, e Herbert Richers. Na TV, o humorista fez grande sucesso como o Seu Peru, da Escolinha do Professor Raimundo, e atualmente faz algumas participações no humorístico Zorra Total.

Praticamente todos os personagens dublados pelo ator fizeram muito sucesso. Entre os de maior repercussão, com certeza não poderíamos deixar de citar Scooby-Doo, e Popeye, mas outros de grande destaque foram: Bionicão, o urso Balu (Mogli: o Menino Lobo), Pacato/ Gato Guerreiro (He-Man), Sargento Garcia (Zorro), Gargamel (Smurfs), Puro Osso (Billy e Mandy), Patolino, Frajola e Frangolino (Tiny Toon), além de muitos outros, tanto em animações como em filmes e séries de TV.

Confira agora um video que traz uma homenagem aos 90 anos do dublador. Aqui, Orlando Drummond, que aos 90 anos ainda está na ativa, aparece emprestando sua inconfundível voz a grandes personagens do cinema e da TV:

Fonte: Wikipedia.

Compartilhe:

4 comentários:

  1. Orlando Drummond é mesmo um grande dublador!
    Eu nunca havia parado para pensar que era ele que dublava o Professor Girassol, um dos meus personagens preferidos de "As Aventuras de Tintim".

    Mas o de maior destaque é realmente o Scooby-Doo!

    Bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  2. Orlando Drummond é "o cara".
    Parabéns pela matéria!

    PS: Já faz um tempo Britto, eu tinha comentado a vc sobre uma matéria dos jogos estrelados pelo Tintim, mas até hoje NADA!
    Sabe, seria bem interessante se tivesse essa matéria... Muitos gamers e tintinófilos gostariam desta matéria... Parabéns pelo site, parabéns pelo Alfa Arte e continuarei esperando, que um dia está matéria talvez seje feita.
    Falôu!
    GHR

    ResponderExcluir
  3. putz...muito bom..ele tem muito talento..cresci ouvindo a voz desse cara literalmente..kk

    ResponderExcluir
  4. É impossível comparar Orlando Drummond com qualquer outro dublador. Ele é FERA.

    ResponderExcluir

Fique à vontade para soltar o verbo, marujo!

Translate

Veja também

Veja também
Site oficial de Tintim

Arquivo TPT