16 julho, 2009

Um ano de Aventuras de Tintim

Há exatos dez dias ocorreu algo muito importante para o Blog As Aventuras de Tintim: completamos 1 ano no ar!

Foi no dia 6 de julho de 2008, ao meio-dia, que entrou no ar a primeira postagem do blog. E de lá pra cá trouxemos notícias e especiais sobre o maravilhoso universo criado por Hergé.

O Início

A ideia de criar um blog sobre Tintim já vinha de muito tempo. Mas, como não tinha nenhuma experiência, nunca tive coragem de levar o projeto adiante.
Além disso, mesmo curtindo Tintim desde a infância, nunca soube tudo a respeito do personagem. Para se ter uma ideia, meu primeiro álbum foi adquirido já na fase adulta, e ainda não possuo a coleção completa!
Certo dia, meses depois de ter criado o blog Opinião & Opção, resolvi colocar a ideia em prática. Sabia que teria um desafio pela frente - às vezes passo horas pesquisando - mas ainda não sabia um detalhe importante: que título usar...
Tintin - O Filme, Tintim Brasil, Tintinófilo Brasil, Tudo sobre Tintim - esses foram só alguns dos nomes que passaram pela minha cabeça. Até que optei pelo título atual, As Aventuras de Tintim, que no endereço leva o "N" no final, para facilitar nos sites de busca.

Dos álbuns às telonas

Desde o início, o objetivo do blog é informar e entreter, trazendo o máximo possível de notícias e curiosidades sobre a obra de Hergé. Entre os assuntos mais abordados está a adaptação de Tintim para os cinemas.
Como único blog ativo dedicado ao personagem no país, aqui você ficou sabendo sobre a escalação do elenco, o início das gravações, o troca-troca de distribuidoras e os detalhes sobre o roteiro, produção e direção do longa de Steven Spielberg e Peter Jackson, The Adventures of Tintin: The Secret of the Unicorn, que tem estreia marcada para outubro de 2011.

O melhor para o leitor

Escrever este blog é uma grande honra. Não me importo em perder horas fazendo pesquisas sobre Tintim e seu universo, pois isso só tem a somar para o blog - quanto mais, melhor!
E para ficar ainda mais agradável para o leitor, o blog sempre traz diversão, como os Jogos dos Erros, além de curiosidades e entretenimento que vão além de Tintim.
Matérias especiais fizeram parte deste primeiro ano de história. Personagens de destaque nos álbuns de Hergé, como Milu e Abdallah (que até já invadiu o blog!), tiveram sua personalidade e histórico detalhados. É só clicar aqui para ver todos eles.
Seria covardia falar sobre isso e não citar o especial, em duas partes, sobre os detetives Dupondt, onde foi comprovado que eles não são gêmeos... E eu diria mais: seria uma covardia!
Que dizer então da promoção realizada pelo blog em parceria com a LogOn? Na ocasião, os tintinófilos responderam a um Quizz sobre Tintim e Hergé. O vencedor levou pra casa o Box com todos os episódios da série baseada nos quadrinhos.

O "carro-chefe"...

É claro que não podemos falar sobre o aniversário do blog sem lembrar da página nossa de cada semana... Desde dezembro de 2008, publicamos com exclusividade a versão pastiche da obra inacabada de Hergé, Tintim e a Alfa-Arte. É a primeira vez que os brasileiros têm a oportunidade de ler o álbum recolorido traduzido para o português, já que ele está disponível na internet apenas em outros idiomas.

Futuro

Tintim completou 80 anos em 2009, mas nem por isso está esquecido. Enquanto for possível, farei o que for necessário para continuar passando seus valores e significado para as novas gerações. O blog deve continuar ativo ainda por muito tempo, é o que espero. Ainda há muito o que falar sobre Hergé, Tintim e suas aventuras, e mesmo quando o assunto estiver acabando, cavaremos fundo até encontrar mais... Conto com o ânimo dos tintinófilos para tornar isso possível.

Para finalizar, obrigado a todos aqueles que, uma vez ou outra, passaram por aqui durante este primeiro ano de estrada. O blog foi feito para vocês!
Compartilhe:

9 comentários:

  1. Parabens pelo 1º ano do blog!
    Que venham muitos aniversários por aí!!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Britto pelo aniversário de 1 ano do blog!

    O "As Aventuras de Tintim" é muito importante e querido pelos admiradores brasileiros da obra de Hergé!

    E você fazendo história hein? O primeiro a disponibilizar "Tintim e a Alfa-Arte" recolorido e em português para os fãs do país. Muito bacana!

    Parabéns novamente!

    ResponderExcluir
  3. Como já falei ,estou sempre lendo este blog,volto a te dar os parabens e agradecer por você compartilhar este teu amor pelo universo do Tintin...Parabéns e que muitos anos venham por aí...

    ResponderExcluir
  4. Seu blog é um achado para os fãs de Tintim.

    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Pedrinho... eu amo essa série... e tenho quase certeza que graças ao personagem e ao Clark que eu assistia quando criança veio a vontade de ser jornalista...
    Parabéns e espero que assim como o planeta... possamos juntos comemorar em julho o aniversário de nossos sites...

    PARABÉNS
    Abração
    Léo

    ResponderExcluir
  6. Diria mais até: parabéns ao blog!

    ResponderExcluir

Fique à vontade para soltar o verbo, marujo!

Translate

Veja também

Veja também
Site oficial de Tintim

Arquivo TPT