04 março, 2009

Boletim Trilogia Tintim

.: Trilha Sonora

John Williams (foto abaixo), 5 vezes premiado com o Oscar de melhor compositor, está escalado para escrever a trilha sonora de The Adventures of Tintin: Secret of the Unicorn.

Williams e Spielberg são parceiros de longa data. O compositor já trabalhou em filmes como Indiana Jones, A Lista de Schindler, Jurassic Park e Tubarão - deixando em nossas memóras alguns dos temas musicais mais marcantes do cinema. Entre seus trabalhos também podemos destacar as trilhas sonoras da série de filmes Star Wars e dos três primeiros Harry Potter.

Além das 5 estatuetas que recebeu, John Williams foi indicado mais 40 vezes ao prêmio mais importante do cinema mundial. Com um currículo desse, podemos confiar que a trilogia Tintim terá uma trilha sonora à altura!

P.S.: Será que ele manterá o clássico tema de abertura da série de TV?! Seria um presente para os fãs. Aquela musiquinha já é a marca registrada das Aventuras de Tintim...

.: O Caranguejo das Tenazes de Ouro?

O ator marroquino Gad Elmaleh, que já participou de vários filmes franceses, foi confirmado no elenco do primeiro filme. Seu personagem já foi divulgado: Omar Ben Salaad. O site Tintin Movie chamou atenção para um fato curioso - a única aventura em que o personagem aparece é O Caranguejo das Tenazes de Ouro, como um traficante de ópio. O que isso significa? O primeiro filme da trilogia pode apresentar elementos de outras aventuras?!

Vale lembrar que é em O Caranguejo das Tenazes de Ouro que Tintim conhece o Capitão Haddock - o que reforça a idéia de que nós veremos na telona o primeiro encontro dos grandes amigos... Mas não seria história demais para um só filme? Vamos esperar uma confirmação oficial...

.: Em tempo:

De acordo com o site Pure People, foi Elmaleh quem convenceu o cineasta americano a lhe dar o papel. Omar Ben Salaad apareceria, segundo informações preliminares divulgadas pelo próprio site, num flashback, relembrando como Tintim conheceu Haddock. Interessante.

.: Detalhes da trama

Conforme já divulgado, Steven Moffat, Edgar Wright e Joe Cornish são os responsáveis pelo roteiro do filme. Relembre agora um pouco da história e saiba o que veremos nos cinemas:

Os álbuns Licorne e Rackham mostram a busca de Tintim e Haddock pelo tesouro de Rackham, o Terrível, um malvado pirata que lutou contra o antepassado do Capitão, Sir Francis Haddock.

Tintim compra um barco para presentear seu amigo, mas o que ele não imagina é que dentro da réplica do navio Licorne há uma das três partes de uma espécie de mapa, que pode levá-lo ao tesouro. Decididos a encontrar o navio naufragado, Tintim e Haddock conhecem o professor Girassol, um cientista meio surdo, que lhes fornece ajuda.

A aventura traz também outros personagens, como os Irmãos Pardal, que vivem no castelo de Moulinsart, e seu mordomo, Nestor. Mas novos personagens foram criados para o filme de Spielberg, como um repórter rival, um editor e um inspetor americano da Interpol.

.: Elenco

Segundo o site IMDb, os atores Sonje Fortag e Enn Reitel entraram para o time de intérpretes dos clássicos personagens de Hergé. Fortag, que dará vida à Sra. Finch, senhoria de Tintim, já tem experiência em motion-capture - ela trabalhou em filmes como Happy Feet e A Lenda de Beowulf, e mais recentemente no longa A Christmas Carol, que será lançado pela Disney em dezembro de 2009.

Reitel tem mais experiência em dublagem, com as séries Family Guy e American Dad! no currículo. O ator viverá o Sr. Crabtree, um velho dono de de uma barraca.


.: O ator Toby Jones (à direira) também teve seu personagem divulgado. O dono da voz do elfo Dobby, da série Harry Potter, representará o cleptomaníaco britânico Aristides Silk, que aparece em O Segredo do Licorne como batedor de carteiras. As informações são do Hollywood Reporter.

Segue abaixo elenco atualizado do primeiro filme da trilogia (segundo o IMDb):

Jamie Bell - Tintim

Andy Serkis - Capitão Haddock

Simon Pegg - Detetive Dupont

Nick Frost - Detetive Dupond

Daniel Craig - Rackham, o Terrível

Toby Jones - Aristides Silk

Gad Elmaleh - Omar Ben Salaad

Mackenzie Crook - personagem ainda não divulgado, mas bem que poderia ser o Sakarina...

.: Atores não confirmados oficialmente:

Sonje Fortag - Sra. Finch

Enn Reitel - Sr. Crabtree

.: Outros personagens dos dois álbuns, que ainda não tiveram seus intérpretes divulgados:

Allen e Ernie: dois marinheiros contrabandistas disfarçados de operários;
Tenente Delacourt: o amável comandante que ajuda Tintim e o Capitão;
Max e Gerontium Pardal: os famosos "Irmãos Pardal", que têm aparência de empresários, mas na realidade são traficantes;
Nestor: o gentil e eficiente mordomo dos Irmãos Pardal, que não conhece os crimes dos patrões;
O piloto e co-piloto do hidroavião de Omar Ben Salaad;
Sakarina: um alto, magro e misterioso estrangeiro;
Ahmed: um obediente soldado sob comando do Tenente Delacourt;

.: Personagens adicionais:

Merrydew: um nerd, é o repórter rival de Tintim;
Barnabé: um gordo e suado inspetor americano da Interpol.
Wetherbuck: editor - provavelmente do jornal onde Tintim trabalha -, o grande mentor (?) de Tintim.

.: É possível que os personagens Wetherbuck, Merrydew, Nestor, Sra. Finch - além dos protagonistas e dos Dupondt - apareçam também nas sequências. A lista acima, publicada no ano passado pelo site IGN, não citou alguns personagens, como Bill e a senhoria do Capitão Haddock.

.: Primeiras impressões:

A idéia de um rival para Tintim é interessante, mas foge um pouco do que foi proposto por Hergé. Nos álbuns, nosso herói sempre enfrenta os mais temíveis vilões, mas com certeza, a inclusão de Merrydew fará com que as lutas de Tintim sejam mais de inteligência, competência, disputas por boas matérias, algo mais psicológico, intelectual. Esperamos que dê certo...

Já a questão do "mentor" de Tintim não me agradou tanto. A menos que ele tenha a aparência de Hergé! Não sei porquê, mas só consigo visualizá-lo com as feições de J.J. Jameson, editor do Clarim Diário (Homem-Aranha).
Compartilhe:

2 comentários:

  1. Também não acho bem-vinda essa idéia do mentor do Tintim. É desnecessária...
    Quanto a trilha sonora, com certeza será demais, mas eles têm que deixar a mesma música de abertura que os fãs adoram.

    ResponderExcluir
  2. Sempre achei que oprimeiro filme tinha que mostrar o encontro de Tintim e o Capitão, por isso fiquei meio com o pé atrás do album escolhido ser O segredo do Licorne, junto com O Tesouro de Rachkam.
    Mas dessea forma que aparece aqui, vai ficar bacana. É uma cena que não podia faltar!

    ResponderExcluir

Fique à vontade para soltar o verbo, marujo!

Translate

Veja também

Veja também
Site oficial de Tintim

Arquivo TPT