04 fevereiro, 2009

Novidades sobre o Museu Hergé

Museu Hergé revela logotipo e anuncia sua primeira exposição


No dia 22 de maio, data do aniversário de Hergé, será finalmente inaugurado o Museu Hergé, em Louvain-la-Neuve, na Bélgica. O evento também faz parte da comemoração dos 80 anos de Tintim, personagem criado pelo artista belga. Veja o logotipo oficial do museu à direita.

Apesar da inauguração em maio, o Museu só estará aberto ao público em junho.

A primeira exposição, prevista para outubro, celebrará os 75 anos do O Lótus Azul, mostrando o relacionamento entre Hergé e o estudante chinês no estrangeiro Tchang (ou Chang Chong-jen), que se tornou seu grande amigo e foi fundamental para a criação desse álbum.

Nesta semana foi inaugurado um afresco dos personagens Quick et Flupke (Quim e Felipe) na estação de trem Bruxelles-Luxembourg, um dos cinco principais terminais no centro da capital belga.

Ainda em maio, outros eventos celebrarão tanto o aniversário de Hergé quanto os 80 anos de Tintim, dentre eles a exposição da maior página de quadrinhos do mundo, com 600m², que ficará em exibição na Grand Place, a praça central de Bruxelas, na Bélgica. Haverá também o 3° Tintin Festival (anúncio à esquerda), na cidade de Namur, entre 8 e 10 de maio.

Curiosidades

.: As obras do Museu Hergé começaram em maio de 2007, na cidade universitária de Louvain-La-Neuve.

.: O projeto foi assinado pelo renomado arquiteto francês Christian de Portzamparc, e conta com longas passarelas levando a espaços diferentes dos quatro andares do edifício do Museu, situado numa área de 3.600 m². A obra custou aproximadamente dois milhões de euros - em grande parte financiado pelos Estúdios Hergé.

.: Laurent de Froberville, que foi secretário-geral do Castelo de Cheverny por 25 anos, foi nomeado o diretor do Museu Hergé.

.: Para quem não sabe, o Cheverny (imagem abaixo) é um dos inúmeros castelos e palácios do Vale do Rio Loire, na França, e foi ele que inspirou Hergé na criação do Castelo de Moulinsart - a casa do Capitão Haddock. Hoje, o imóvel abriga uma exposição permanente sobre Tintim, chamada Os Segredos de Moulinsart.


.: Para saber mais sobre o Castelo de Cheverny e Tintim, acesse o site oficial, clicando aqui.

Com informações do site Universo HQ
Compartilhe:

2 comentários:

  1. Bem que o Brasil podia hospedar uma exposição de Tintim. Eu veria, com certeza!
    Agora na Bélgica, "mes amís", tá difícil...

    ResponderExcluir
  2. Olá tudo bem?
    Meu nome é Camila Iuspa.
    Adoraria ter contato com o museu do Tintin, pois falo 6 idiomas (o francês está incluso), tenho todos os álbuns, sou escritora e já tenho dois livros publicados, inclusive estou escrevendo ideias para uma história baseada no Tintin, e também me formei em Pedagogia este ano e sou artista plástica. Já fui à loja do Tintin na Bélgica, mas não tive a oportunidade de visitar o museu. Adoraria, de coração, trabalhar lá!
    Meu site: www.camilaiuspa.com.br

    ResponderExcluir

Fique à vontade para soltar o verbo, marujo!

Translate

Veja também

Veja também
Site oficial de Tintim

Arquivo TPT