10 janeiro, 2009

80 Anos de Tintim

Hoje, 10 de janeiro de 2009, o personagem mais querido dos leitores deste blog completa 80 anos de existência!

Foi nesta mesma data, em 1929, que Tintim apresentou-se ao mundo. O famoso repórter aventureiro, criado pelo belga Hergé (pseudônimo de Georges Remi), teve suas primeiras aventuras foram publicadas no suplemento infantil "Le Petit Vingtième", do jornal "Vingtième Siècle". Com o sucesso da obra, as peripécias do jovem aventureiro foram lançadas em álbum, primeiro em preto-e-branco, e depois colorido, até chegar às versões que conhecemos hoje.

A primeira aventura de Tintim foi "No País dos Sovietes", que justamente hoje se torna octogenária. Ali vemos um traço menos elaborado e um roteiro cheio de críticas ao comunismo. Com o passar dos anos, esse traço amadureceu, assim como as idéias expostas nas tramas em que o personagem se envolvia...Apesar de ter um passado marcado pelo preconceito e atos inconsequentes - vide Tintim no Congo - hoje o personagem é considerado um exemplo de bom moço. Ao lado de Milu, Capitão Haddock, Professor Girassol e muitos outros amigos e vilões memoráveis, o pequeno corajoso conquistou gerações, e até hoje merece ser lembrado.

Nas histórias de Hergé, não somos apresentados à família do protagonista, assim como também não se sabe ao certo sua idade, mas tudo indica que é bem jovem, não uma criança, visto que já trabalha como repórter, mas alguém com espírito juvenil.

Ele pode ser considerado uma espécie de alter-ego de seu criador. Hergé mostrou através de Tintim o que não poderia ser, um exemplo, um herói.

Parabéns, Tintim... ou parabéns, Hergé.
Compartilhe:

2 comentários:

  1. Parabéns Tintim! Parabéns Hergé! Um personagem sensacional e um criador fantástico!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Tintim, hoje, pelos seus 83 anos, para mim vc será sempre este meninão. Espero poder completar meus 83 em 12/2038, e poder estar festejando, em 2039, os seus 110 anos.

    ResponderExcluir

Fique à vontade para soltar o verbo, marujo!

Translate

Veja também

Veja também
Site oficial de Tintim

Arquivo TPT