COLEÇÃO DE FIGURAS DE TINTIM FINALMENTE NO BRASIL

Todos os detalhes do lançamento da Planeta DeAgostini

ÁLBUNS DE TINTIM EM PRETO-E-BRANCO CHEGAM AO BRASIL

Globo Livros lança réplicas das versões originais de Tintim

ESCUTE AQUI!

Série inédita baseada em "O Lótus Azul" é transmitida no rádio

PELA PRIMEIRA VEZ EM CORES

Veja a capa da nova edição de "No País dos Sovietes"

AS ATADURAS DE TINTIN

Infográfico reúne todas as pancadas que Tintim já levou

TPT ENTREVISTA ISAAC BARDAVID

Assista o bate-papo com o dublador do Capitão Haddock

TPT ENTREVISTA O PRIMEIRO TINTIM DO CINEMA

Jean-Pierre Talbot fala tudo sobre os únicos filmes de Tintim com atores reais

70 ANOS DO JOURNAL TINTIN

Publicações e eventos marcam o aniversário da revista

TPT ENTREVISTA O DUBLADOR DE TINTIM

Oberdan Jr conversa com o blog em vídeo de duas partes. Confira!

terça-feira, 25 de outubro de 2016

Resultado: Concurso Cultural "Eu Mereço um Tintim Original"

O TPT, em parceria com a Globo Livros, realizou um concurso cultural que vai premiar três leitores, cada um com um álbum inédito de Tintim. Réplicas das publicações originais de Hergé, em preto-e-branco, os livros serão enviados para os participantes que acertaram mais respostas primeiro no Quiz. Confira o resultado a seguir e, mais abaixo, as respostas às perguntas do concurso.


Os ganhadores do concurso cultural "Eu mereço um Tintim original são:

Vitoria Medeiros Titton
Porto Alegre, RS

Natalia Marques Abramides
Bauru, SP

Veronica Andrade
Salvador, BA

Parabéns aos ganhadores! Os livros serão enviados pela Editora Globo no endereço que deve ser enviado através do e-mail contato@tintimportintim.com ou via mensagem direta nos perfis do TPT nas redes sociais.

Curta o Facebook, siga Twitter e o Instagram do Tintim por Tintim.

Veja agora as respostas a todas as perguntas do Quiz:

1. A capa do fac-símile de "Tintim na América", lançado no Brasil pela Globo Livros, é uma reprodução da versão do álbum de qual ano?
a) 1932
b) 1937
c) 1945
d) 1970

:: Apesar de ser uma reprodução da história publicada em 1932, o álbum replica a capa da edição lançada em 1937. Esta versão trouxe pela primeira vez as quatro artes coloridas de Hergé para a aventura, que também estão na versão da Globo Livros. Além dessas, "Tintim na América" teve pelo menos mais duas capas diferentes.

2. Qual foi a primeira aventura de Tintim a ser publicada em cores?
a) Tintim no Congo
b) Tintim na América
c) Os Charutos do Faraó
d) O Lótus Azul

:: "Tintim na América" começou a ser publicado em cores na revista "O Papagaio", de Portugal, em 1936. Nem mesmo Hergé havia publicado uma aventura colorida antes da façanha lusitana. Veja a primeira página e saiba mais no especial dedicado ao álbum, publicado aqui.

3. Qual desses nomes pertence a apenas um personagem dos álbuns de Tintim?
a) Gibbons
b) Nestor
c) Miller
d) Tom

:: Há dois Gibbons nas aventuras de Tintim, em "Tintim no Congo" e "O Lótus Azul";
:: Além do mordomo de Moulinsart, há um certo Nestor Halambique que aparece em "O Cetro de Ottokar";
:: Tom é um nome bem frequente nos álbuns de Tintim. Entre os mais relevantes, podemos citar um dos vilões de "Tintim no Congo" (veja aqui), um criminoso em "Tintim na América" e um dos capangas de Allan Thompson em "O Caranguejo das Pinças de Ouro" e em "Os Charutos do Faraó".
:: Sendo assim, Miller - não Müller, como o doutor da Ilha Negra - é o único dos personagens mencionados que não divide seu nome com outro. Ele é um vilão em "Rumo à Lua" e "Explorando a Lua".

4. A aula de geografia da versão original de "Tintim no Congo" foi substituída por uma aula de qual matéria na revisão do álbum?
a) História
b) Matemática
c) Francês
d) Artes

:: A polêmica aula de geografia foi substituída por uma aula de matemática, onde Tintim tenta colocar na cabeça dos pequenos congoleses que dois mais dois são quarto. Mais detalhes no especial sobre o álbum, publicado aqui.


5. Qual foi o primeiro álbum a ser traduzido para outro idioma?
a) No País dos Sovietes
b) Tintim no Congo
c) Tintim na América
d) Os Charutos do Faraó

:: A revista portuguesa "O Papagaio" foi pioneira em levar Tintim para um idioma não francófono. "Tim-Tim na América do Norte" foi o título dado à primeira aventura traduzida por Adolfo Simões Müller, inicialmente sem conhecimento de Hergé. O criador de Tintim não teria gostado de algumas modificações na HQ, como a adaptação do nome do repórter. Será que ele gostou do nome de Milu, que passou a se chamar Rom-Rom?

6. Quais personagens de Hergé aparecem no quadrinho inicial da primeira versão de "Tintim no Congo"?
a) Dupond e Dupont
b) Quick e Flupke
c) Jo, Zette e Jocko
d) Popol e Virginie

:: Quick e Flupke são os únicos personagens conhecidos de Hergé a fazer uma aparição no primeiro quadrinho da versão original de "Tintim no Congo". Na versão colorida, além da dupla de pestinhas de Bruxelas, aparecem também os detetives Dupond e Dupont.


7. O vilão Rastapopoulos nunca cometeu um desses crimes, pelo menos em um álbum de Tintim. Qual?
a) Falsidade ideológica
b) Sequestro
c) Falsificação de dinheiro
d) Tráfico de drogas

:: Rastapopoulos troca de identidade em "Perdidos no Mar" (e, teoricamente, em "Tintim e a Alfa-Arte"), sequestra o milionário Laszlo Carreidas em "Voo 714 para Sydney" e é um dos chefes do tráfico em "O Lótus Azul", só para citar alguns crimes do vilão. Mas, pelo menos de falsificação de dinheiro ninguém pode culpá-lo, até que se prove o contrário. Confira a ficha criminal do personagem aqui.

8. Qual foi o primeiro álbum de Tintim publicado pela Casterman?
a) O Lótus Azul
b) Os Charutos do Faraó
c) O Ídolo Roubado
d) O Cetro de Ottokar

:: Diferente dos primeiros álbuns, que foram publicados pelas Éditions du Petit Vingtième, "Os Charutos do Faraó" marcou o início da parceria de Hergé com a Casterman, editora que detém os direitos de publicação dos álbuns até hoje.

9. Qual personagem estreou na versão original de "Os Charutos do Faraó"?
a) Allan Thompson
b) Capitão Haddock
c) Oliveira da Figueira
d) Omar Ben Salaad

:: Allan Thompson estreou em "O Caranguejo das Tenazes de Ouro", mesmo álbum que apresentou o Capitão Haddock e Omar Ben Salaad. O mercenário só foi inserido na versão revisada de "Os Charutos do Faraó". Oliveira da Figueira apareceu no álbum como um vendedor de quinquilharias desde a primeira versão.

10. Qual o álbum mais vendido de Tintim de todos os tempos?
a) Tintim no Congo
b) Tintim na América
c) O Segredo do Licorne
d) Explorando a Lua

:: Por mais incrível que possa parecer, "Tintim na América" é o álbum de Tintim mais vendido, seguido por "Tintim no Congo" e "Explorando a Lua". A informação é do site oficial de Tintim

Mais, uma vez, parabéns aos ganhadores. Vocês merecem um Tintim original!

Se pra você ainda não foi dessa vez, não desanime. Em breve tem mais concursos no Tintim por Tintim!
Compartilhe:

terça-feira, 18 de outubro de 2016

"O Lótus Azul" ganha adaptação para o rádio - Escute aqui!

Depois de "Os Charutos do Faraó", agora é a vez de sua continuação, "O Lótus Azul", ganhar uma versão radiofônica. A rádio France Culture transmite, a partir do próximo dia 24/10, os cinco episódios da série baseada no 5º álbum de Tintim.


Assim como na primeira adaptação, transmitida em fevereiro, "O Lótus Azul" terá o acompanhamento da trilha sonora da Orquestra Nacional da França, com música original de Olivier Daviaud e regência de Didier Benetti. O roteiro foi adaptado por Katel Guillou, e a direção é de Benjamin Abitan. Os episódios serão transmitidos entre 24 e 28 de outubro pela France Culture, e poderão ser ouvidos em todo o mundo através do site da rádio.

A história começa com Tintim no palácio do marajá de Rawajpoutalah, depois de desmantelar uma poderosa organização de traficantes de drogas. Após receber uma estranha visita, o repórter vai para Xangai, onde se envolve em um conflito político-econômico entre chineses e japoneses. O álbum foi publicado originalmente entre agosto de 1934 e outubro de 1935, nas páginas do Le Petit Vingtième, e é considerado uma obra prima de Hergé.

Este artigo será atualizado à medida que os episódios forem disponibilizados online. Confira abaixo:

EPISÓDIO 1/5 - 24/10


EPISÓDIO 2/5 - 25/10


EPISÓDIO 3/5 - 26/10


EPISÓDIO 4/5 - 27/10


EPISÓDIO 5/5 - 28/10

Compartilhe:

segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Divulgada a capa da versão colorida de "Tintim no País dos Sovietes"

O primeiro álbum de Tintim, "Tintim no País dos Sovietes", vai ganhar uma versão colorida. Isso você já ficou sabendo aqui. Mas, agora, a Casterman revela a capa oficial da edição inédita da aventura de estreia do repórter e seu fiel Milu. Com lançamento marcado para 11 de janeiro de 2017, um dia depois do aniversário de 88 anos de Tintim e meses antes do centenário da Revolução Russa, a edição terá tiragem limitada e numerada.


O álbum será revelado ao público durante a Feira do Livro de Frankfurt, que começa no dia 19 de outubro. Segundo o comunicado oficial da Casterman e Moulinsart, "os editores escolheram uma imagem particularmente representativa da ação desta primeira aventura de Tintim. ... Esse desenho dinâmico prefigura, pelo seu movimento e estilização, o tom que o autor daria mais tarde às aventuras de Tintim".

Considerado pelo próprio criador como um dos erros de sua juventude, "No País dos Sovietes" foi o único álbum que Hergé jamais publicou em cores. Para não dizer que esta é uma iniciativa totalmente inédita, uma única edição do Le Petit Vingtième trouxe duas páginas coloridas pelo autor. Confira:


O tom da capa divulgada confirma a declaração de Benoît Mouchart, diretor editorial da Casterman, quando disse que "uma página de teste foi mesmo realizada, com cores mais sépias". A imagem está dividindo opiniões entre os fãs, mas os editores garantem que "esta nova versão faz justiça à legibilidade da narrativa dos desenhos de Hergé".

Curiosidade: A imagem de capa retrata a primeira cena em que Tintim aparece de topete.
Compartilhe:

terça-feira, 11 de outubro de 2016

Coleção Oficial de Figuras de Tintim é lançada no Brasil

A Planeta DeAgostini anuncia o lançamento da primeira Coleção Oficial de Figuras de Tintim no Brasil. Criada pela Moulinsart e distribuída pela Altaya, a coleção já teve uma rápida passagem pelo Brasil, apenas em fase de teste, durante o ano passado. Agora, as desejadas figuras chegam ao país em tiragem limitada, com reproduções fiéis dos principais personagens de Hergé.


Sobre a coleção

A edição original, lançada na França, contou com 111 fascículos, acompanhados de livro e passaporte numerado. A edição espanhola já passa do 45º fascículo. Já a versão portuguesa, ainda em andamento, está prevista para ser concluída no 60º volume. Será que o Brasil vai seguir o mesmo ritmo?

Por enquanto, a versão brasileira da coleção contará com 29 figuras de polirresina com 12 cm de altura, todas acompanhadas de um livro inédito em capa dura com informações sobre cada personagem retratado. No site oficial da Planeta DeAgostini há uma prévia de um dos volumes, que trazem uma análise detalhada das aventuras de Tintim e do processo de produção da estatueta, além de imagens e documentos de arquivo históricos nunca antes publicados. Todos os livros estão em português de Portugal.

Os fascículos serão lançados nas bancas quinzenalmente a partir de 18 de outubro. O primeiro custará R$ 19,99, o segundo, R$ 34,99 e, a partir do terceiro até o último fascículo, R$ 52,99 (valor sujeito a alteração, com aviso prévio). Os primeiros volumes, com lançamento programado até 03 de janeiro, serão: Tintim, Capitão Haddock, Milu, Prof. Girassol, Oliveira da Figueira e Mitsuhirato. Ou seja, a coleção inicialmente não segue a mesma ordem de Portugal.


Assinatura

Já está disponível o serviço de assinatura através do site da editora. Para assinantes, o valor de cada edição (fascículo + peças) é R$ 52,99. Você não paga a coleção toda de uma vez; a cobrança é feita através de cartão de crédito e o pagamento é feito de acordo com as entregas. O envio é realizado após cada cobrança no cartão.

Os assinantes terão direito a uma fantástica litografia de 97 x 16,6 cm, com os principais personagens de Hergé, além de um brinde exclusivo: uma figura em preto e branco em edição limitada, baseada em uma cena de "Tintim no Congo". Caso os brindes se esgotem, a editora garante substituí-lo por outro de características iguais ou superiores.


Assinantes ganham desconto especial de 40% no primeiro envio, composto pelas edições 1, 2 e 3. Os envios 2 a 4 seguem com 2 edições cada. Os demais envios seguem com 3 edições cada um. Os brindes seguem ao longo da coleção, caso a assinatura esteja ativa no momento dos envios. A entrega será feita pelos Correios, com frete grátis para todo o Brasil, e o assinante recebe todas as edições que foram veiculadas durante o período nas bancas. Ainda não há informação sobre a periodicidade do lançamento em banca.

Imagina essa figura em sua prateleira ao lado do fac-símile de Tintim no Congo!
  • Perguntas frequentes

O TPT preparou um FAQ com as principais dúvidas dos leitores. Confira a seguir as respostas da Planeta DeAgostini:

  • Qual a periodicidade do lançamento em bancas? Quinzenal.
  • Quando a coleção chegará às bancas de jornal? No dia 18 de outubro.
  • Qual o valor da assinatura? O assinante paga pela quantidade de fascículos que forem entregues no mês(R$ 52,99 cada). A cobrança é feita pelo cartão de crédito cadastrado.
  • Quantas edições serão entregues por vez? Algumas entregas terão 2 (dois) fascículos, mas a maioria delas contará com 3 (três) edições por mês. O assinante será cobrado apenas pela quantidade recebida mensalmente.
  • Qual a diferença entre as edições 1, 2 e 3 presentes no campo de assinatura do site? As edições de assinatura são as mesmas de banca. Caso alguém tenha comprado o primeiro fascículo em banca, pode assinar a partir da edição 2, e receberá a partir do segundo fascículo; e assim sucessivamente.
  • Há algum desconto para assinantes? Sim. 40% de desconto na primeira entrega (edições 1, 2 e 3). O preço normal dos três fascículos por assinatura seria R$ 158,97. Com o desconto, cai para R$ 94,99.
  • Posso cancelar a assinatura a qualquer momento? Sim. Entre em contato com o SAC: sac@planetadeagostini.com.br ou (011) 2171-7100.
  • O lançamento vai chegar às bancas da minha cidade? Confira a relação de cidades no site da editora, clicando aqui.
Se vai ter promoção no blog? Quando não?
Compartilhe:

segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Concurso Cultural "Eu mereço um Tintim original" - TPT & Globo Livros


A Globo Livros, em parceria com o Tintim por Tintim, lança uma promoção que vai presentear verdadeiros tintinófilos com álbuns mais que especiais! Para concorrer, você deve responder às 10 perguntas do quiz abaixo e mostrar que merece levar para casa um exemplar dos álbuns com as HQs originais de Tintim, recém-lançados no Brasil: Tintim no Congo, Tintim na América e Os Charutos do Faraó.


Saiba mais: Globo Livros lança série de fac-símiles inéditos de Tintim no Brasil

Os três concorrentes que alcançarem a maior pontuação em menos tempo receberão, cada um, um dos álbuns da coleção de fac-símiles de Tintim, publicados pela Globo Livros Graphics. Preencha o formulário abaixo até 24/10 e participe. Leia o regulamento completo mais abaixo.




Regulamento:
  • Concurso cultural sem fins lucrativos realizado pelo blog www.tintimportintim.com em parceria com a editora Globo Livros.
  • Válido apenas para pessoas com endereço de entrega no Brasil.
  • O participante deve preencher o formulário com nome completo, e-mail, cidade, estado e link com perfil nas redes sociais. O preenchimento incompleto resultará na eliminação imediata.
  • Caso um participante realize cadastro mais de uma vez, apenas a primeira será considerada válida.
  • Serão válidas as inscrições realizadas até 24 de outubro de 2016, às 23h59.
  • Os três primeiros participantes que acertarem o maior número de respostas ganharão, cada um, um exemplar de um dos livros "Tintim no Congo", "Tintim na América" ou "Os Charutos do Faraó", que serão enviados aleatoriamente.
  • Os três vencedores serão anunciados no blog e/ou redes sociais, e deverão informar o endereço completo para o Tintim por Tintim através de mensagem ou e-mail dentro de 72 horas. Caso não o façam, o participante com colocação subsequente será contemplado, e assim sucessivamente.
  • Os livros serão enviados pela editora Globo.

Ainda não participou? Não perca essa chance e prove que você merece um Tintim original!
Compartilhe:

Translate

Veja também

Veja também
Site oficial de Tintim

Arquivo TPT