11 agosto, 2016

Você sabia? Tíbio e Perônio foram inspirados em Dupond e Dupont

Olá! Olá!

Era com esse bordão que os cientistas Tíbio e Perônio se apresentavam nos episódios do clássico "Castelo Rá-Tim-Bum", sempre que os personagens principais falavam sobre qualquer assunto que precisasse de uma explicação mais científica. Com um jeito divertido e às vezes atrapalhado, a dupla ensinava sem muita enrolação sobre temas relacionados ao corpo humano, animais, física, química...


O que muita gente não sabe é que os irmãos gêmeos da série de maior sucesso da TV Cultura foram inspirados em outra dupla que também fez história no canal. Como diria a turma do castelo, eu conheço uma pessoa que se interessaria muito por isso. Uma não, duas... Dupond e Dupont.


Na página dos cientistas no Facebook, o ator Flávio de Souza (Tíbio) conta que o ponto de partida para a criação dos gêmeos foi justamente o par de detetives dos quadrinhos de Hergé. "Foi desses livros que saiu o início de frase 'Eu diria mais! Eu diria que...'", conta o ator, destacando que "esse foi só o ponto de partida, porque os detetives belgas são muito atrapalhados e péssimos detetives, e a dupla de cientistas é trapalhona, mas eles realizam verdadeiras experiências e investigações científicas, mesmo que num nível bem básico. Além disso, eles são um pouco diferentes um do outro, o Perônio [Henrique Stroeter] é mais animado e o Tíbio um pouco bravo e mandão, mas tão deslumbrado pela ciência como só as crianças são", características que podem ter saído de outra inspiração para os personagens, o Gordo e o Magro.

Tíbio e Perônio ressurgem graças a uma inciativa da GE, patrocinadora dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, que lançou esta semana em seus canais na internet uma série de 5 episódios estrelada pelos cientistas. Nos vídeos, os irmãos falam sobre as diversas soluções tecnológicas que a empresa levou para a infraestrutura das Olimpíadas. Direto do Centro de Pesquisas da GE no Rio, o primeiro episódio é exibido em 360º. Veja aqui.

Agradecimento ao tintinófilo Flávio Wetten.
Compartilhe:

3 comentários:

  1. Lembro-me de ter feito essa associação na época, pois o Castelo Rá-Tim-Bum e As Aventuras de Tintim foram ao ar no mesmo ano (1994). Além disso, o bordão do Dr. Victor era "Raios e trovões", bem parecido com a famosa fala do Capitão Haddock.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lembro do bordão do Dr. Victor, que eu também associava a Tintim. Mas no caso dos cientistas, que era muito mais evidente, eu não lembro de ter notado. Mas é ótimo saber!

      Excluir

Fique à vontade para soltar o verbo, marujo!

Translate

Veja também

Veja também
Site oficial de Tintim

Arquivo TPT