02 janeiro, 2016

Capitão Haddock: 75 anos

No dia 02 de janeiro de 1941, nas páginas do Le Soir Jeunesse, surgia um dos mais queridos personagens das Aventuras de Tintim, o Capitão Haddock. A estreia do velho lobo do mar se deu na história "O Caranguejo das Tenazes de Ouro", que era publicada semanalmente em duas páginas no suplemento juvenil do jornal belga Le Soir.

"Encontro um desafortunado, nascido involuntariamente morto de bêbado, numa cabine do Karaboudjan. Acabei gostando dele e Tintim o reeducou", diria Hergé anos mais tarde. Archibald Haddock, que só teve seu primeiro nome revelado na última aventura de Tintim, teria sido batizado pela então esposa de Hergé, Germaine, que achava o hadoque (também conhecido como arinca) "um triste peixe inglês".


Hergé já tinha pensado no nome "Haddock" anos antes, como revelam anotações de 1938, mas o personagem ainda não tinha nascido naquela época. Seu verdadeiro começo foi mesmo há 75 anos atrás. No início Haddock é um "verdadeiro destroço", contou o criador em entrevista. Na última página, está convencido de que o álcool é o "inimigo mortal do marinheiro". Foi preciso um oceano, um deserto e um terrível pesadelo para levá-lo à redenção e ao posto de companheiro inseparável do herói da série.

Primeira aparição do Capitão Haddock, nas páginas do Le Soir Jeunesse.
Desde sua gênese, Haddock já mostrou a que veio. É na jornada pela "terra dos sedentos" que ele solta seus primeiros e famosos insultos, e é lá também que fica sóbrio pela primeira vez. A partir daí, o Capitão ganha uma dimensão que dificilmente se vê em qualquer personagem secundário de Tintim. O próprio Hergé admite que até Milu passou a ficar em terceiro plano."O Sancho Pança, que era Milu, foi transferido para o capitão Haddock", explicou várias vezes.

Com informações do site bellier,org e do livro "Hergé: Filho de Tintim" (Benoît Peeters, Verbo, 2007).
Compartilhe:

0 comentários.:

Postar um comentário

Fique à vontade para soltar o verbo, marujo!

Translate

Veja também

Veja também
Site oficial de Tintim

Arquivo TPT