05 novembro, 2015

Morre Melissa Mathison, roteirista que apresentou Tintim a Spielberg

Faleceu nesta quarta-feira, 04 de novembro, a roteirista Melissa Mathison, responsável pelo script de "E.T. - O Extraterrestre". Ela tinha 65 anos, e ficou conhecida principalmente pelo seu trabalho ao lado de Steven Spielberg no filme de alienígena com a abordagem sensível e arrebatadora de todos os tempos.

Pra quem não sabe, Melissa foi quem apresentou a Spielberg o primeiro álbum de Tintim que o cineasta teve contato. De acordo com a história que é contada, depois que o diretor lê uma crítica que compara seu primeiro "Indiana Jones" a um tal de "Tintin", fica curioso para saber do que se tratava. Melissa, então esposa de Harrison Ford, havia trabalhado como babá para uma família francesa, para ajudar a pagar seus estudos. Em contato com a família, ela consegue um dos álbuns assinados por Hergé, cuja obra é totalmente desconhecida nos Estados Unidos. Assim, Spielberg recebe de sua colega um exemplar em francês de "O Caranguejo das Pinças de Ouro".

Spielberg, Melissa Mathinson e Harrison Ford
O contato de Spielberg com Tintim o levou a buscar os direitos de adaptação da obra, e uma reunião com Hergé foi agendada. Mas, como sabemos, o artista belga faleceu repentinamente, em 1983. O cineasta não desistiu e, após negociar com a viúva de Hergé, encomendou um roteiro para uma adaptação cinematográfica. Quem foi a responsável por escrevê-lo? Ninguém menos que Melissa Mathison. Entre 1984 e 1985, ela entregou um script em que Tintim enfrentaria comerciantes de marfim na África, aproximando a história do polêmico álbum "Tintim no Congo".

Steven Spielberg aprovou o roteiro, mas algo deu errado. "Por mais que eu tenha amado o roteiro de Melissa, eu não estava certo de que havíamos interpretado Hergé a um grau que seria palatável para os fãs raivosos ao redor do globo", disse ele ao THR, "e eu estava muito envolvido em outros filmes, então deixei a opção solta". Spielberg teria abandado o projeto para se dedicar a "Indiana Jones e a Última Cruzada". Segundo se conta, parte das ideias de Mathinson foram usadas no filme do arqueólogo aventureiro.

O último trabalho da roteirista foi no filme "The BFG", também dirigido por Spielberg e com estreia marcada para 2016. Não sabemos se o Tintim de Melissa Mathison teria sido um sucesso, mas ficamos felizes em saber que, de alguma forma, seu nome está escrito na história de Tintim, eternizado nos créditos de E.T. e na memória dos fãs.
Compartilhe:

0 comentários.:

Postar um comentário

Fique à vontade para soltar o verbo, marujo!

Translate

Veja também

Veja também
Site oficial de Tintim

Arquivo TPT