16 abril, 2015

"As Jóias da Castafiore" ganha espetáculo ao ar livre

A associação Opéra pour Tous (Ópera para todos), que completa 20 anos de ópera ao ar livre, adaptou o álbum "As Jóias da Castafiore" em uma comédia lírica, que será apresentada no Château de La Hulpe, Bélgica, de 17 a 27 de setembro de 2015. A montagem contará com composições famosas de Mozart, Verdi, Rossini, Puccini, Wagner, Offenbach, Gounod, entre outros. Este último, aliás, é o criador da famosa "Ária das Jóias", a mais recitada pelo Rouxinol Milanês nas páginas dos álbuns de Hergé.

Clique aqui para conferir o site oficial do evento, e saiba alguns detalhes bem interessantes abaixo.

O álbum

"As Jóias da Castafiore" é uma história incomum de Hergé, em que toda a ação se desenrola no Castelo de Moulinsart e arredores. Os personagens não viajam a nenhum país exótico, como de costume, mas tentam desvendar o mistério envolvendo uma valiosa esmeralda da cantora lírica Bianca Castafiore. Hergé chegou a revelar que, "a partir deste álbum, minha ambição era a de simplificar ainda mais", contando "uma história em que nada aconteceria ... Só para ver se eu era capaz e manter o leitor em suspense até o fim".

A adaptação

Além do tom de humor e mistério, a aventura tem uma pegada muito musical, principalmente com os ensaios de Castafiore e do pianista Igor Wagner, a participação da fanfarra de Moulinsart, a música cigana e, claro, a esperta referência à gazza ladra (título de uma composição de Rossini). A ópera pretende seguir a estrutura dos quadrinhos, 'combinando drama e comédia, paródia e poesia em uma narração musical contínua e fluida', com a promessa de uma homenagem a Hergé e Mozart no final.

As árias tiveram as letras reescritas para narrar a história do álbum de Hergé. Você pode ver a lista completa no site oficial, clicando aqui. "Esperamos dar uma nova vida, com grande lealdade e grande respeito aos heróis tão perfeitamente desenhados pelo autor", afirma François de Carpentries, um dos responsáveis por esta empreitada.

Nick Rodwell (à esquerda) ao lado da equipe da "Ópera para Todos"
O elenco

A Orquestra de Câmara Nuove Musiche será responsável pelo musical, que terá no elenco nomes consagrados da ópera belga, além de um Tintim de 13 anos de idade. O Capitão Haddock não será um cantor, mas sim um ator; o que é compreensível, dada a aversão do personagem à música clássica. Para ver as fotos do elenco completo, clique no link.

Castafiore, Tintim, Haddock e Girassol
Hélène Bernardy - Bianca Castafiore
Michel de Warzée - Capitão Haddock
Amani Picci - Tintim
Axel Everaert - Prof. Girassol
Pierre Doyen - Dupond
Thierry Vallier - Dupont
Daniel Galvez-Vallejo - Serafim Lampião/ Papagaio Coco
Joëlle Charlier - Irma/ Velha cigana
Nabil Suliman - Nestor/ Açougueiro
Vincent Bruyninckx - Igor Wagner

O castelo

O Château de La Hulpe, construído em 1842, já recebeu outros eventos como este. O primeiro, em 1995, reuniu um público de 7.500 espectadores, para assistir a ópera ao ar livre "Don Giovani". De lá pra cá, o espaço apresentou óperas consagradas, como "Carmen", "O Barbeiro de Sevilha", "La Traviatta", "Aida", entre outros.

Modelo do cenário que será montado no Château de La Hulpe.
Compartilhe:

0 comentários.:

Postar um comentário

Fique à vontade para soltar o verbo, marujo!

Translate

Veja também

Veja também
Site oficial de Tintim

Arquivo TPT