01 fevereiro, 2015

Tintim ganhará nova animação para TV

O 42º Festival International de la Bande Dessinée de Angoulême, que começou no último dia 29 de janeiro e termina hoje, 1º de fevereiro, na França, trouxe uma verdadeira novidade para os fãs de Tintim: um projeto de animação para TV baseado na obra de Hergé.


Quem acompanha o TPT já leu aqui que a Moulinsart tinha algo em desenvolvimento para Tintim na televisão. Até especulamos sobre o que poderia sair dessa ideia, considerando que, dos 24 álbuns, 21 já foram adaptados na consagrada série da Nelvana, exibida no Brasil pela TV Cultura.

A notícia da vez é que a Moulinsart S.A. assinou um acordo com o estúdio de animação Normaal para desenvolver um projeto de animação com base no trabalho de Hergé. De acordo com o site francês Sud Ouest, a empresa liderada por Alexis Lavillat será responsável pela produção e concepção de uma ficção documentada para televisão.

O estúdio Normaal, com sede em Paris e Angoulême, é conhecido pelas adaptações das séries "Gaston", de Franquin, e "Peanuts", de Charles Schulz. No festival do ano passado, foi anunciada a produção de 500 episódios de 90 segundos estrelados por Charlie Brown, Snoopy e seus amigos. A estreia aconteceu em novembro de 2014, no canal France 3. O processo de animação envolve a digitalização dos desenhos originais de Schulz e, com base neles, os animadores geram os movimentos através de computação, com estilo 2D. O resultado é uma animação simpática, bem fiel ao design das tirinhas dos jornais. Confira abaixo 15 minutos de episódios:


"Estamos no início de nossa colaboração", revela Lavillat. "Os primeiros contatos com a Moulinsart foram no ano passado, durante o festival da BD. Nós mostramos nosso trabalho em Snoopy e acreditamos que nossa abordagem respeitosa da obra original de fato interessou os proprietários dos direitos da obra de Hergé. A ideia de trabalharmos juntos nasceu naquele momento".

Por enquanto, os detalhes do projeto são desconhecidos, mas sabemos que será uma série de animação "em torno da obra de Hergé e seus personagens, não apenas Tintim". O Normaal e a Moulinsart comprometeram-se, no momento, a realizar uma série de três "ficções animadas documentadas" de 53 minutos cada. A estreia da produção deve ser um grande evento no horário nobre da televisão francesa.

"Adaptar os álbuns de Tintim não faz sentido, isso já foi feito no passado. É bom restituir o universo de Hergé, sua vida e o conjunto de suas criações, incluindo Tintim em outro lugar". O Sud Ouest sugere que podemos, então, imaginar Quick e Flupke, e também Jo, Zette e Jocko (Joana, João e o macaco Simão), outros heróis míticos de Hergé, fazendo parte desta aventura. "Nos daremos a oportunidade de fazer o projeto evoluir. E esperamos poder dizer mais no ano que vem, no próximo festival. Gostaríamos de mostrar as primeiras imagens nessa ocasião, a fim de explicar nossa lógica narrativa sobre o projeto".

Atualização (02/02/15): O diretor do Normaal define o novo projeto como a realização de "um sonho absoluto", e confirma que a série evocará os personagens principais de Hergé, mas também Quick e Flupke, por exemplo. Será documentado, como ele mesmo fez com seus álbuns". O público? "De 7 a 77 anos", responde Lavillat. Os três episódios confirmados serão transmitidos entre o final de 2016 e o início de 2017. A fase de preparação terá início este ano, enquanto a produção será no próximo ano, em grande parte, em Angoulême. "Nós temos 10 ou 12 meses de trabalho, para 60 a 80 pessoas", conclui. Fonte.

Em tempo: na rede, alguns comentam que a série seria sobre a vida de Hergé. Minha dúvida é: o que ele quer dizer com ficção documentada?!

Vamos torcer e aguardar.
Compartilhe:

Um comentário:

Fique à vontade para soltar o verbo, marujo!

Translate

Veja também

Veja também
Site oficial de Tintim

Arquivo TPT